Hoje, a Assembleia Legislativa deu um passo importante para fortalecer aquilo que nos identifica como povo: nossas histórias, nossos costumes e a memória cultural que atravessa gerações.
Foi aprovado o projeto lei de autoria do Deputado Luiz Marenco que inclui o ensino do folclore gaúcho nas atividades pedagógicas da rede estadual de ensino em todos os níveis: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, tanto nas escolas públicas quanto privadas do Rio Grande do Sul.
A proposta incentiva que as escolas desenvolvam vivências, projetos e atividades culturais sobre lendas, danças, músicas, crenças populares, brincadeiras tradicionais e personagens que fazem parte da alma do Rio Grande do Sul.
Tudo isso será integrado ao currículo já existente, sem criar uma nova disciplina obrigatória, e alinhado à BNCC e ao Referencial Curricular Gaúcho.
A iniciativa foi muito comemorada por educadores, pesquisadores e movimentos tradicionalistas.
Para especialistas, aproximar crianças e jovens do folclore regional fortalece pertencimento, identidade, autoestima cultural e contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes.
“Estou muito feliz em saber que nosso projeto agora será lei.
Minha vida é de compromisso com a nossa cultura, identidade e folclore, que — em tempos de globalização — correm o risco de desaparecer se não forem vividos e celebrados”, afirma Marenco.

Nenhum comentário:
Postar um comentário