Um forte temporal atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul na tarde deste domingo , provocando estragos, falta de energia e interrupções no transporte aéreo.
Em Porto Alegre, a Defesa Civil registrou rajadas de vento de até 97,8 km/h na Zona Sul por volta das 17h30, acompanhadas de chuva forte e rápida queda nas temperaturas — dos 32°C durante a tarde para 23°C no início da noite.
A ventania causou queda de árvores e danos pontuais em residências.
O Aeroporto Salgado Filho também foi impactado.
A Fraport suspendeu as operações às 18h53 após uma falha nas luzes de balizamento da pista, essenciais para pousos e decolagens.
O terminal ficou fechado por cerca de uma hora, ocasionando quatro voos com rotas desviadas e dois cancelamentos.
As atividades foram retomadas às 19h38.
Outras cidades do Estado registraram ocorrências.
Em Aceguá, no extremo Sul, postes caíram na localidade de Rincão dos Cravos, deixando moradores sem energia — sem feridos ou casas danificadas.
Em Três de Maio, no Noroeste, quedas de árvores bloquearam trechos da RS-342, BR-472 e pontos da RS-344 entre Tuparendi, Santa Rosa e Giruá.
O Corpo de Bombeiros distribuiu lonas e removeu galhos das vias.
Em Espumoso, no Alto Jacuí, casas ficaram destelhadas pelas rajadas de vento.
Em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, o granizo que caiu no sábado causou prejuízos a lavouras de fumo.
Em Canoas,parte do telhado do Estacionamento do Supermercado Rissul no Bairro Niterói desabou sobre veículos, também ocorreu a falta de luz nas estações de bombeamento da Corsan,que gerou desabastecimento de água em diversos bairros.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul segue, realizando o levantamento completo dos estragos provocados pelo temporal que atingiu o Estado.
Até as 8h30, o órgão contabilizava danos em 31 municípios.
No entanto, o número ainda pode aumentar, já que equipes continuam analisando ocorrências, especialmente em cidades da Região Celeiro, onde os registros ainda não haviam sido consolidados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário