Entre a noite de sábado e madrugada de domingo , o avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul provoca tempestades severas no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Norte do Estado, com rajadas de vento que podem passar dos 100 km/h, queda de granizo, chuva forte e raios.
Há condições para a formação de uma Linha de Instabilidade, sistema que favorece a ocorrência de microexplosões e frentes de rajada, principalmente no Oeste, Missões e Noroeste.
No sábado , uma área de baixa pressão favorece temporais isolados à tarde, que podem causar granizo, chuva moderada, e rajadas de vento de até 90 km/h em áreas do Norte, Serra, Vales, Região Metropolitana de POA, Centro, Sul e Campanha.
À noite, as tempestades se intensificam na região Oeste e Campanha, com temporais acompanhados de queda de granizo de maneira isolada, chuva pontualmente forte, e rajadas de vento acima dos 100 km/h.
Os acumulados variam entre 5 e 30 mm/dia. O mar fica agitado próximo a costa.
A partir da madrugada de domingo , o avanço da frente fria favorece temporais na maior parte do Estado, começando pelo Oeste, com rajadas de vento, queda de granizo e chuva moderada a forte.
Nas regiões Oeste, Missões, Noroeste, Norte e parte do Centro, as tempestades ocorrem com maior intensidade e as rajadas de vento podem superar 100 km/h durante a madrugada.
Nas demais regiões, as rajadas de vento podem chegar a 90 km/h associadas aos temporais. Os acumulados variam entre 20 e 70 mm/dia e pontuais de até 90 mm/dia, com os maiores volumes sendo esperados nas Missões, Noroeste e Norte.
O mar fica agitado próximo a costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário