A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre começou hoje , na Praça da Alfândega, marcando o retorno de um dos eventos culturais mais tradicionais do país.
Com abertura oficial às 17h, no Teatro Petrobras Carlos Urbim, a edição de 2025 tem como patrona a escritora e colunista Martha Medeiros e promete uma programação repleta de lançamentos, homenagens e atrações gratuitas até 16 de novembro.
Com 79 bancas distribuídas entre as áreas geral, infantil e internacional, a feira funcionará diariamente das 10h às 20h, com entrada gratuita.
O evento terá cerca de R$ 3 milhões em investimento, sendo a maior parte proveniente de patrocínios e leis de incentivo à cultura.
Após enfrentar dificuldades financeiras e os impactos da enchente de 2024, a organização celebra o retorno em grande formato.
A edição de 2025 ocupará 8 mil metros quadrados, sendo 5,4 mil cobertos, com novas estruturas de proteção para as bancas.
Estão previstas 752 sessões de autógrafos, 258 atividades para adultos e 401 voltadas ao público infantil e juvenil.
Entre as novidades estão o Balcão de Informações no centro da praça, uma pesquisa sobre os livros mais vendidos e o Feiracast, podcast com transmissões ao vivo no YouTube, apresentado por Sabrina Thomazi e disponível posteriormente no Spotify.
A Feira também prestará homenagens aos escritores Erico Verissimo — que completaria 120 anos em 2025 — e Luis Fernando Verissimo, falecido em agosto deste ano.
Ambos serão lembrados por suas contribuições à literatura gaúcha e brasileira.
Participam ainda 17 autores internacionais, entre eles Mai Khalled (Egito), Norges Rodríguez (Cuba) e Ståle Wig (Noruega).
A Feira do Livro de Porto Alegre 2025 é promovida pela Câmara Rio-Grandense do Livro, com apoio da Lei Rouanet, LIC-RS e Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:
Postar um comentário