Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Obstrução a justiça

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirmou hoje  que Jair Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro praticaram atos deliberados para coagir e obstruir a Justiça brasileira, com base em declarações públicas e ações recentes da dupla.

Segundo a decisão, Moraes determinou recolhimento domiciliar noturno, uso de tornozeleira eletrônica e proibição de contato com embaixadores e autoridades estrangeiras. 

A medida foi tomada após a Polícia Federal e a PGR alertarem para risco de fuga do ex-presidente.

Bolsonaro é investigado por crimes como coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa, abolição do Estado Democrático de Direito e atentado à soberania nacional.

A decisão também cita entrevista coletiva em que Bolsonaro condicionou a retirada de sanções americanas à aprovação de anistia pelo Congresso, além de postagens de Eduardo Bolsonaro em defesa de tarifas de 50% impostas por Donald Trump contra o Brasil.

Moraes classificou a atitude como "negociação espúria com país estrangeiro" para desestabilizar o Judiciário brasileiro e pressionar o Supremo Tribunal Federal. 

O caso faz parte da Ação Penal 2668, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente e aliados.

“A Soberania Nacional não pode, não deve e jamais será negociada ou extorquida”, afirmou Moraes, que citou até Machado de Assis para reforçar a gravidade do caso.

Com informações do STF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aliados de Bolsonaro convocam para ato

Aliados de Jair Bolsonaro recorreram às redes sociais para convocar manifestações em reação à operação da Polícia Federal que teve o ex-pres...