Coube ao vice-governador Gabriel Souza o acendimento do Candeeiro Crioulo, sob o toque da Vitória executado por um clarim da Brigada Militar, marcando oficialmente o início da Semana Farroupilha de 2024.
A Chama Crioula, reconhecida pelo governo do Estado em agosto como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul, representa a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho por sua terra.
Suas origens remontam a 1947, com o “Grupo dos Oito”, liderado por Paixão Côrtes no Colégio Estadual Júlio de Castilhos.
Gabriel Souza enfatizou a importância do 20 de Setembro, data que carrega os valores, tradições e a história do povo gaúcho, marcado por revoluções e pela defesa das fronteiras do Sul do País:
“Neste ano, além de celebrar a cultura e a história gaúcha, o 20 de Setembro é marcado também por homenagens àqueles que pereceram nos recentes eventos meteorológicos e aos voluntários, muitos anônimos, que foram fundamentais.
Somos extremamente gratos a todos que ajudaram o próximo com solidariedade e salvaram vidas”.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelo Rio Grande do Sul em decorrência das enchentes recordes de maio, o vice-governador reafirmou a capacidade de retomada e superação do povo gaúcho, sempre resiliente, solidário e guerreiro.
A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, lembrou que, em 2023, o acendimento da chama ocorreu em meio à decisão de cancelamento do Desfile Farroupilha de Porto Alegre por ocasião das enchentes que atingiram o Estado: “Nada mais oportuno do que olhar para o brilho desta chama e resgatar seu simbolismo, reforçando nossa determinação em recuperar o Estado”.
Patrono dos Festejos, o cantor e compositor Pedro Ortaça não compareceu à solenidade em função de tratamento de saúde.
Ele foi representado pela filha Marianita, que declarou, emocionada: “Tantas homenagens que ele ainda tem a honra de receber.
Esse momento é um grito de alerta para que todos possamos valorizar, amar e reverenciar as pessoas enquanto estão vivas”.
Também participaram da cerimônia a presidente dos Festejos Farroupilhas de 2024, Gabriella Meindrad, a presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, o coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Luiz Henrique Petersen Lamaison, secretários estaduais e outras autoridades e representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário