Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Revogado "Dia do Patriota" em Porto Alegre

A Câmara de Porto Alegre revogou ontem a lei que havia estabelecido 8 de janeiro como o Dia Municipal do Patriota,Lei de autoria do vereador cassado Alexandre Bobadra.

A votação que definiu pela revogação ocorreu no fim da tarde, sem nenhum voto contrário e apenas uma abstenção. 

O texto que excluiu a efeméride do calendário oficial da cidade foi editado em reunião extraordinária de líderes, convocada no início da tarde pelo presidente da Casa, Hamilton Sossmeier (PTB), após repercussão nacional do caso, a partir de reportagem na sexta. 

A reunião da tarde, antes da sessão plenária, não foi pacífica. 

Houve embate entre os vereadores presentes sobre como se daria o processo para a revogação, se partiria de um projeto da Mesa Diretora ou se dariam seguimento à proposta de Karen Santos (PSOL), protocolada na sexta e que, àquela altura, contava com outras 14 assinaturas do total de 36 parlamentares. 

Além disso, o consenso só foi construído após a retirada de trechos da proposta original sobre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, a prisão de cerca de 1,4 mil pessoas em razão dos ataques aos Três Poderes e a investigação da CPMI no Congresso.

Karen Santos considerou uma vitória ter sido mantida a autoria da proposta. 

“A gente tem uma briga com esse setor da extrema direita, então para nós era muito valioso conseguir repercutir o que aconteceu e colocar a Câmara nessa exposição negativa para demonstrar que esse setor (extrema direita) existe e segue atuando”, concluiu.

Também ontem o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, mandou suspender a lei municipal. 

O caso chegou à Corte após pedido da Procuradoria-Geral da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prevenção é a chave para evitar a Dengue no Sul

Mesmo com reduções expressivas nos casos de dengue na região Sul do Brasil, a vigilância constante é essencial, pois a arbovirose continua s...