Durante os três dias, a feira e o ciclo de palestras promovidos pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) receberam 62,1 mil pessoas e movimentaram um total de R$ 652,6 milhões em negócios concretizados entre visitantes e expositores.
De acordo com o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, o volume de negócios gerados pelo evento deverá triplicar nas próximas semanas, já que muitas conversações iniciaram na feira e serão concluidas posteriormente.
"Em seus 40 anos, a Expoagas consagra- se como uma feira múltipla e repleta de oportunidades, que fomenta o desenvolvimento de varejistas, fornecedores e pequenos produtores rurais, além de movimentar uma rede econômica que abrange bares, hotéis e restaurantes em toda a Região Metropolitana", destaca.
Na programação do evento, além da participação de palestrantes como Marcos Piangers, Geraldo Rufino e Walter Longo, o principal diferencial foi o I Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas, promovido pelo núcleo AGAS Jovem, que recebeu 66 sucessores de empresas de todo o Brasil em atividades na Serra Gaúcha e na feira.
Ao todo, 7,6 mil CNPJs estiveram representados no evento.
Entre os 488 expositores - 72% gaúchos, participaram do evento empresas fornecedoras de produtos, equipamentos e serviços para todo o varejo, com destaque para itens de higiene e limpeza, recordistas em vendas desta edição, equipamentos e de bebidas.
"A Expoagas é tradicionalmente um termômetro do setor, e neste ano os supermercados precisam, mais do que nunca, encontrar soluções para devolver poder de renda aos clientes.
Por isso, cada supermercado está traçando estratégias e buscando novos fornecedores que ofereçam o melhor custo-beneficio ao consumidor, cada vez mais atento e em busca de oportunidades", afirma Longo.
Quanto às tendências de hábitos de consumo, o dirigente destaca que há uma diversidade muito grande de perfis, o que se reflete também nos formatos e propostas das lojas do setor.
"Há supermercados de todos os modelos e de todos os portes, que recebem diariamente 4 milhões de gaúchos e que estão presentes em 100% dos municípios.
Somos um setor essencial, que está na vida de todos os gaúchos", pontua Longo.
Sucesso de comercialização a cada ano, a Expoagas conta com fila de espera de indústrias e empresas dispostas a ingressarem como expositoras na edição seguinte - mas muitas acabam ficando de fora por falta de espaço físico. "Já havíamos incluído e mantivemos mais de 100 balcões de pequenas empresas no segundo andar, mas não temos mais espaço para crescer na atual área.
Como a maioria esmagadora de nossos expositores é gaúcha, solicitamos formalmente à Fiergs a ampliação do centro de eventos, para que possamos oportunizar a mais indústrias do Estado que exponham a excelência de seus produtos e serviços aos visitantes deste grande palco de oportunidades", reivindica o presidente da Associação.
Segundo Longo, ao contrário de outros anos, a AGAS não iniciará as vendas de estandes imediatamente após esta edição, enquanto aguarda manifestação da Fiergs sobre a possibilidade de ampliação.
Para esta edição, a AGAS criou também uma área nova, batizada de "Espaço Vip", que reuniu companhias em setor reservado a convidados.

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