A atividade foi promovida pelo Conselho Municipal do Povo de Terreiro em parceria com a Prefeitura de Canoas, através da Coordenadoria das Diversidades e dos Povos e Comunidades Tradicionais.
O tema da conferência foi “Direitos Humanos, Democracia e Descolonização: Contribuições da Tradição de Matriz Africana e Afro Umbandista”, e teve o objetivo de realizar um debate sobre os avanços e desafios na construção de políticas públicas no âmbito municipal, assim como definir os delegados que irão representar Canoas na Conferência Estadual.
“Esse evento se faz necessário para a compreensão e combate à intolerância religiosa e à discriminação, promovendo diálogo, valorização e respeito ao livre exercício dos cultos religiosos de matriz africana, que, mesmo mais de 500 anos da diáspora africana, ainda sofre com todo racismo religioso”, afirma o secretário especial da Coordenadoria das Diversidades e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Pai Santiago.
O Conselho é vinculado ao Gabinete do Prefeito e composto por 14 conselheiros e dois suplentes, escolhidos entre representantes governamentais e da sociedade civil organizada.
A atividade reuniu, além de representantes do Executivo e do Legislativo, religiosos, autoridades do segmento religioso e entidades vinculadas à religiões de matriz africana.

Nenhum comentário:
Postar um comentário