Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Estado convida para adesões aos Festejos Farroupilhas/2022

 

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), está recebendo propostas de adesões à programação oficial dos Festejos Farroupilhas 2022. 

A cada ano, esta é uma oportunidade para o cultivo da história, dos valores e tradições, com o envolvimento de pessoas e instituições que se somam aos Centros de Tradições Gaúchas e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho para promover diferentes iniciativas.

As propostas devem ser encaminhadas até 31 de agosto pelo formulário de adesão disponível no site da Sedac (https://cultura.rs.gov.br/festejos-adesao) ou no link que consta na bio do perfil Acontece na Cultura RS no Instagram (@acontecenaculturars).

Nesta edição, o tema “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras” realça a pluralidade de raízes étnicas que caracterizam a identidade cultural dos gaúchos.

“Para que as celebrações sejam representativas do nosso Rio Grande, convidamos todos e todas a participarem, no período de 12 de agosto a 20 de setembro, com atividades que simbolizem os valores e as tradições gaúchas, refletindo nossa diversidade étnica e cultural”, destaca a presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022 e secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad.

Patrono :

O patrono do evento é Adair Rubim de Freitas. Poeta, compositor, gaiteiro, violonista e cantor, conta com mais de 50 anos de carreira e cerca de 300 canções em participações nos festivais nativistas. 

A música também terá forte presença na programação, com a canção tema “Num só lugar”, de autoria de Fernando Espindola e Thomas Facco, do grupo Alma Gaudéria, escolhida por meio de concurso promovido pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas.

A identidade visual foi desenvolvida pelo artista plástico Mauro Vila Real, que buscou como referência o toque das mãos para simbolizar o estreitamento dos laços entre as etnias e os muitos significados do que é ser gaúcho. 

Ela sugere também a importância da inclusão e do respeito à diversidade.

Informações e materiais sobre o evento estão disponíveis na página dos Festejos Farroupilhas 2022 no site da Sedac, onde também será divulgada a programação do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intolerância Religiosa durante celebração de S.Jorge

Quatro jovens protagonizaram uma cena apontada como desrespeito  e intolerância  durante uma celebração religiosa em Porto Alegre.  Eles ten...