Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Governo gaúcho flexibiliza regras para restaurantes, parques, museus e jogos de futebol

Após reunião do Gabinete de Crise,  o governo do Rio Grande do Sul flexibilizou protocolos do sistema de distanciamento controlado, atendendo a demandas e sugestões de diversos segmentos. 

Mesmo com bandeira preta em todo o Estado, as regras para restaurantes, parques, museus, condomínios e competições oficiais  foram alteradas para parâmetros de bandeira vermelha.

O decreto com as alterações foi  publicado , com vigência das novas diretrizes a partir da primeira hora de sábado . 

Confira, a seguir, as principais mudanças, detalhadas também no site oficial estado.rs.gov.br.

– Restaurantes: autorização de operação presencial em restaurantes, lancherias, cafeterias e similares até as 22h para ingresso de clientes e saída até as 23h, também aos finais de semana e feriados.

– Parques: permissão para parques e reservas naturais, jardins botânicos e zoológicos receberem público, desde que limitado a 25% da capacidade, tanto em espaços abertos quanto fechados, exclusivamente para locais com Selo Turismo Responsável;

– Parques temáticos, aquáticos, de diversão e aventura, atrativos turísticos e similares já estavam autorizados a abrir espaços abertos e, agora, poderão abrir espaços fechados também, desde que respeitado o limite de 25% da lotação e o selo “Turismo Responsável”;

– Museus: as instituições do segmento museológico poderão abrir ao público, com limite de 25% da capacidade e grupos de no máximo seis pessoas por monitor, mediante agendamento;

– Condomínios: autorização para acesso a áreas condominiais de lazer para crianças, somente em espaços abertos, nos condomínios. 

Já o uso de áreas comuns como espreguiçadeiras, saunas, salões de festa, churrasqueiras compartilhadas e demais locais para eventos sociais e entretenimento permanecem vetadas;

Esporte

– Campeonatos oficiais de futebol: retirada a restrição de horário para realização de campeonatos esportivos oficiais. 

Com isso, jogos de futebol podem voltar a ocorrer a qualquer horário (antes o limite era 20h), mas permanece a proibição de público nos estádios. 

– Outras competições esportivas: permissão exclusiva para campeonatos esportivos chancelados por ligas estaduais e nacionais, federações e confederações nacionais e internacionais reconhecidas pelo Sistema Nacional do Desporto (SND), desde que com autorização prévia do município-sede e participação exclusiva de atletas federados ou inscritos em entidades reconhecidas pela entidade. 

Mantida a proibição de acesso pelo público;

– Em todos os casos, o governo reforça a necessidade de cumprimento dos protocolos em todas as bandeiras, entre eles uso obrigatório e correto de máscara; distanciamento físico; não aglomeração; manutenção de janelas e portas abertas e/ou sistema de renovação de ar; e limpeza constante das mãos e dos ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...