Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

RS permanece com oito regiões em vermelho no mapa definitivo da 12ª rodada do Distanciamento Controlado

Na 12ª rodada do Distanciamento Controlado, o Rio Grande do Sul manteve as mesmas oito regiões da semana anterior em bandeira vermelha. 
A divulgação foi feita pelo governador Eduardo Leite em transmissão pelas redes sociais nesta tarde.
As bandeiras ficam vigentes a partir da 0h desta terça até as 23h59 da próxima segunda-feira .
No mapa preliminar, divulgado na sexta-feira , 14 regiões haviam sido classificadas com alto risco epidemiológico. Após analisar 49 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações, o Gabinete de Crise decidiu acatar o recurso de seis regiões, resultando em 12 regiões com bandeira laranja (risco médio).
Segundo o governador, o fato de aceitar os pedidos mostra que o Distanciamento Controlado é flexível e resistente. Tendo em vista as resistências em todo o país com relação ao distanciamento social, se o governo não tivesse predisposição ao diálogo e para eventualmente reconsiderar as classificações, “estaríamos diante de um modelo que geraria maiores contestações”.
“Está muito claro para nós que o distanciamento tem ajudado até aqui a manter sob controle a capacidade da oferta de leitos diante da demanda que temos para Covid-19 e para outras síndromes respiratórias. 
Sabemos que as pessoas estão cansadas e que há uma demanda econômica relevante, mas sabemos também que essas medidas de distanciamento estão significando menor circulação de coronavírus e outros vírus, e que estão ajudando a termos se não a redução do número de casos, uma velocidade menor do crescimento. 
Mesmo que não sejam os indicadores de distanciamento que gostaríamos de ver, são indicadores importantes para mantermos a situação ainda sob controle no RS. 
E pedimos a todos que sigam reduzindo ao máximo sua circulação”, destacou Leite.
O governo do Estado decidiu acatar o pedido de reconsideração de Bagé e Pelotas, cujo recurso foi encaminhado pelo município para toda a região, e das associações regionais de Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Santo Ângelo.
Um dos indicadores que ajudou todas essas regiões a se manterem na bandeira laranja foi a disponibilidade de leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19 em todo o Estado, por conta da ampliação que o governo está promovendo em parceria com municípios, hospitais e Ministério da Saúde.
Desde o início da pandemia, já foram habilitados 697 leitos – ampliação de 74,7%, totalizando 1.630 leitos UTI adulto SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solenidade Militar pelo Dia do Exército Brasileiro

O Comando Militar do Sul realiza nesta tarde em Porto Alegre no 3 RCG, uma solenidade militar para celebrar o Dia do Exército.  A data de 19...