Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

28 de julho, Dia Mundial de luta contra as Hepatites virais

O Dia Mundial das Hepatites virais foi criado em 2010 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  
No Brasil, a lei n° 13.802/2019 instituiu o julho amarelo, para que seja realizada a cada ano em território nacional, ações relacionadas à luta contra as Hepatites virais, focando no alerta a importância do diagnóstico e tratamento.          
 A Hepatite é a inflamação do fígado, pode ser causada por vírus, pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.    
 Saiba que as Hepatites B e C são evitáveis e tratáveis, a vacina contra hepatite B fornece proteção ao longo da vida, já a hepatite C tem tratamento capaz de curar a infecção.                                            
É importante realizar exames que detectem as hepatites, se por acaso você se expôs a algumas dessas situações:     
 - Condições precárias de saneamento básico, de higiene pessoal e dos alimentos.         
- Se praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, lâminas de barbear,  agulhas, alicates de unha e outros objetos cortantes.     
- Da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.                           
 Observação: no caso das hepatites B e C, é preciso um intervalo de 60 dias após a exposição ao vírus para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.                     
 PREVENÇÃO:        
- Usar sempre preservativo;    
- Exigir material descartável ou esterilizado em qualquer tipo de procedimento;        
- Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;           
- Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;      
- Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos utilizados para drogas inaladas e pipadas, como para o uso de crack.  
No caso da Hepatite B, recomenda-se a vacina, ela faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente está disponível em todas as salas de vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS).     
 O Brasil tem como prioridade a realização de campanhas nacionais que estimulem os seus cidadãos a se vacinarem gratuitamente contra a Hepatite B e buscarem diagnósticos precoces.  

Por:  Jorn.Graciéli Amorim   MTE/RS ; 18.832 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereador de Canguçu diz que "negrada" gastou recursos do Covid

O vereador Francisco Vilela (PL), do município de Canguçu , afirmou que os recursos emergenciais da pandemia de covid-19 foram gastos por um...