Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Definidos Tema e Patrono dos Festejos Farroupilhas 2020

Divulgada nesta nesta manhã, pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas o tema e patrono deste ano. 
TEMA :  GAUCHOS SEM FRONTEIRAS. 
PATRONA ESTADUAL : ALESSANDRA CARVALHO DA MOTTA. 
Segundo César Oliveira, presidente da Comissão, o tema faz uma homenagem à particularidade do povo gaúcho de espalhar-se geograficamente pelo mundo, porém sem perder suas raízes culturais. “Com a expansão do agronegócio, há algumas décadas, os gaúchos ganharam o Brasil. Hoje vemos centro de tradição gaúcha inclusive na China”, afirma. 
A escolha do tema também abarca outro elemento fundamental, segundo César: o apreço das pessoas de fora pela cultura gaúcha. “É muito comum vermos pessoas que nos visitam, seja a trabalho, ou turismo, levarem um pouco da nossa cultura junto”. Ser gaúcho, na sua opinião, é um estilo de vida. 
Alessandra é natural de Cachoeira do Sul. Servidora  pública federal no TRF da 4ª Região, atuou  por mais de 20 anos como artista, bailarina, professora, avaliadora, coreógrafa, apresentadora, palestrante e pesquisadora. 
É advogada, formada pela PUC/RS em 1983, sendo especialista em Direito Penal pela UFRGS. 
No Movimento Tradicionalista Gaúcho-MTG, foi 1ª Prenda da Ronda Estudantil de Cachoeira do Sul, 1983, 1ª Prenda do Colégio Barão do Rio Branco, 1984, 1º Prenda do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha de Cachoeira do Sul, 1985, 1ª Prenda do CTG José Bonifácio Gomes, 1ª Prenda da 5ª RT gestão 85/86, 1ª Prenda do Rio Grande do Sul gestão 86/87 e Conselheira do MTG em 1987 e 1988, na gestão de Zeno Dias Chaves. 
Fez parte da comissão de que apresentou a proposição para a criação do Departamento Jovem do MTG em 1987. 
Juntamente  com Rosângela Antoniazzi de Morais, foi Diretora Cultural da 1ª Região Tradicionalista em 2014, Conselheira de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, titular, gestão 2015/2017 e suplente na atual gestão, até 2020. 
É membro da Comissão Gaúcha de Folclore, tendo sido agraciada com a medalha Lilian Argentina pelo conjunto da obra em prol da cultura. 
Estiveram representadas na reunião virtual  a Secretaria de Estado da Cultura, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Ordem dos Advogados do Brasil, Piquete Fraternidade Gaúcha, Secretaria da Agricultura, Gabinete do Governador, Secretaria da Casa Civil, Secretaria da Comunicação, Secretaria de Turismo e Famurs – Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul. 
A Chama Crioula será gerada no município de Canguçu 21ª R.T. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereador de Canguçu diz que "negrada" gastou recursos do Covid

O vereador Francisco Vilela (PL), do município de Canguçu , afirmou que os recursos emergenciais da pandemia de covid-19 foram gastos por um...