Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prefeitura de Canoas decreta fechamento do comércio e de praças aos domingos e feriados

A marca de 100 casos confirmados de covid-19 e o aumento da ocupação dos leitos de UTI em Canoas levaram a Prefeitura a tomar medidas mais restritivas. Segundo o decreto publicado ontem, fica determinado o fechamento de todo o comércio e de praças aos domingos e feriados.
Somente poderão funcionar, nesses dias, as atividades públicas e privadas definidas como essenciais pelo Estado, com exceção do comércio varejista, de restaurantes, lancherias e similares. 
Os supermercados só funcionarão até às 13 horas.
De acordo com o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, a intensificação das medidas de combate à pandemia também levam em consideração o aumento significativo da circulação de pessoas e aglomerações, principalmente em praças e nos shoppings, nos finais de semana. 
Além disso, a determinação também considerou o aumento no número de leitos de UTI ocupados no Hospital Universitário (HU).
“Se em abril, tínhamos cerca de 4 a 7 pacientes em leitos de UTI ocupados, agora não temos conseguido baixar de 24 a 25 leitos. 
Esse é o momento de pensarmos em salvar vidas e a gente não quer ir pra bandeira vermelha, que é determinada pelo Estado. 
Por isso, estamos tomando estas medidas, com a intenção de evitar que tenhamos que fechar de forma drástica novamente a nossa economia durante os dias de semana”, explica Busato.
Para o secretário municipal da Saúde (SMS), Fernando Ritter, a população tem relaxado nas medidas de prevenção ao novo coronavírus, o que tem elevado os casos. 
“No dia 2 de maio, quando reabrimos o comércio, estávamos com 32 pacientes confirmados com covid-19. 
Ontem, passamos dos 100 casos, o que acende uma luz de alerta. 
Precisamos que as pessoas voltem a se conscientizar, voltem a se cuidar e a sair de casa apenas em caso de extrema necessidade”, ressalta Ritter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jacaré atropelado em rua de Porto Alegre

Na noite de ontem, um jacaré de aproximadamente 2 metros foi atropelado por um carro na Avenida Severo Dullius, próximo à Vila Dique, em Por...