Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Deputado Marenco cobra posição sobre os editais para cultura

Diante do fato de os gaúchos estarem há mais de um mês em distanciamento social, o deputado estadual Luiz Marenco se manifestou “muito preocupado com meus companheiros da cadeia produtiva da música que foram pegos de surpresa com esta situação pandêmica. Com o cancelamento de todos os eventos culturais, imediatamente procuramos sugerir ao executivo estadual algumas ações na tentativa de minimizar os problemas econômicos causados pelo Covid 19. Ainda no dia 17 de março, encaminhei um oficio ao Sr. Fernando Postal, diretor do Banrisul, solicitando abertura de créditos a microempresários, artistas e profissionais autônomos, mas até agora não tivemos êxito”.
Diante da demora de uma solução real por parte do governo, na tarde de sexta-feira o deputado fez um contato com a secretária de Cultura Beatriz Araújo quem relatou que, por trâmites legais, ainda não conseguiu lançar os editais emergenciais para amenizar a situação dos artistas e demais profissionais da nossa classe. Contudo, no dia 13 de abril foi publicado, no Diário Oficial, o edital de convênio. Não havendo contestação, nos primeiros dias dessa semana já poderia ter sido publicado um edital que vai permitir que a classe profissional possa, com dignidade, concorrer a possibilidades de ganhos financeiros com seu trabalho criativo e artístico em projetos culturais, mas até hoje (23/04) nada foi concretizado.
Numa rápida pesquisa feita pelo gabinete, constatou-se que os estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Piauí, Rio de Janeiro, Ceará, Pará, Distrito Federal, Pernambuco, Goiás já lançaram editais e estão bem mais adiantados do que o Rio Grande do Sul no socorro à classe artística. “A palavra do dia é urgência, não dá mais para esperar e eu peço que haja mais agilidade por parte do governo do Estado. Precisamos alimentar aqueles que alimentam a nossa alma!”, finaliza o  deputado Marenco.

Fonte : Mariana Pires/ Gab.Dep.Estadual Luiz Marenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intolerância Religiosa durante celebração de S.Jorge

Quatro jovens protagonizaram uma cena apontada como desrespeito  e intolerância  durante uma celebração religiosa em Porto Alegre.  Eles ten...