Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Deputado Marenco protocola projeto que legaliza a doação de sobras e excedentes de alimentos

O deputado Luiz Marenco (PDT) protocolou projeto de lei que visa legalizar a doação de sobras e excedentes de alimentos no Estado. A ideia é permitir que entidades públicas ou privadas que atendam pessoas em situação de exclusão ou vulnerabilidade social ou sujeitos à insegurança alimentar e nutricional possam receber doações de alimentos não distribuídos para o consumo e que tenham sido mantidos adequadamente conservados, oriundos de cozinhas industriais, buffets, restaurantes, padarias supermercados, feiras, etc.
Hoje não é possível direcionar os alimentos que perderam seu valor comercial para doações devido à rigidez da legislação, que culpabiliza o doador e coloca parâmetros inviáveis para aqueles que desejem doar as sobras do seu estabelecimento. Esse excessivo rigor na responsabilização, nos âmbitos civil e penal, dificulta as doações e contribui para o desperdício de alimentos. Estima-se que por ano, no Brasil, mais de 26 milhões de toneladas de comida sejam jogadas fora.
É preciso que a legislação evolua, que o rigor seja reduzido, sem perder a segurança alimentar. Não é minimamente aceitável que haja tanta gente passando fome, tanta gente comendo restos retirados do lixo, enquanto toneladas de alimentos são colocadas fora todos os dias no nosso Estado. É uma questão de humanidade e respeito ao próximo. Precisamos agir para mudar essa realidade e permitir que aquele que têm vontade e possibilidade de contribuir para matar a fome de outro gaúcho(a) possa fazer isso sem medo de ser punido pelo seu senso de responsabilidade social”, afirma Marenco.

Fonte: Mariana Pires jornalista gabinete Dep.Marenco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece Albino Manique

Albino Batista Manique, mais conhecido como Albino Manique, faleceu as 8.30h desta manhã aos 80 anos de idade completados no mês passado,em ...