Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Repórter Caco Barcellos é agredido durante protesto

O repórter Caco Barcellos, da TV Globo, foi agredido durante protesto de servidores estaduais do Rio de Janeiro, na tarde de ontem. Alguns manifestantes, contrários à presença do jornalista no local, bloquearam o acesso dele e o impediram de cobrir o ato, próximo à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Apesar de ter se afastado do protesto após gritos de "golpista" e "o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo", o apresentador do Profissão: Repórter foi perseguido por um grupo e atingido por uma garrafa de água, que o acertou na cabeça. Barcellos foi alvo de chutes e um cone de trânsito e precisou da ajuda de policiais militares para sair do local. 
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, juntamente com a Associação Nacional de Editores de Revistas e a Associação Nacional de Jornais, publicou nota de repúdio às agressões sofridas pelos jornalistas. Na carta, as associaçãoes dizem considerar "intolerável que todo e qualquer cidadão, em especial os profissionais de comunicação, sofram ameaças ou agressões durante coberturas jornalísticas. Impedir a atuação da imprensa é uma afronta ao direito constitucional da sociedade de acesso às informações de interesse público".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

População de Canoas terá consultas e exames perto de casa

Em uma ação inédita, a partir de amanhã até o próximo sábado ,  o GAMP  (Grupo de Apoio a Medicina Preventiva e a Saúde Pública), gestor...