Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Final da Paleteada promete disputa acirrada na Expointer‏

Mais uma final de ciclo vai marcar a atividade da raça Crioula na Expointer 2016. O Campeonato Nacional de Paleteada, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) conhecerá a dupla vencedora do ano em prova disputada na pista do cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), nos dias 1º e 2 de setembro. No total, 55 duplas disputarão o título da modalidade.
Para o coordenador da Subcomissão de Paleteada da ABCCC, Mário do Santos Suñe, o ciclo foi bem disputado e com grandes duplas correndo nas eliminatórias que ocorreram nos municípios gaúchos de São Gabriel e Santa Vitória do Palmar. "As duas semifinais foram de nível altíssimo. Esperamos com isso uma final de nível altíssimo. Qualquer um dos competidores terão chance de ganhar ou estar ao menos na final", salienta.
Suñe ressalta a grande participação de conjuntos nas semifinais. Enquanto em São Gabriel foram cem duplas, em Santa Vitória do Palmar foram 90 conjuntos. A paleteada é realizada em dupla e testa a habilidade dos cavaleiros com o gado, além de avaliar a força, a rusticidade e a submissão do cavalo Crioulo. Na competição, um bovino é largado em uma raia de 110 metros e cabe aos ginetes prensar o animal com os seus cavalos e conduzi-lo até a porteira mais estreita por um percurso pré-definido.

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senado devolve mandato a Aécio Neves

O Senado determinou o retorno de Aécio Neves (PSDB-MG) às suas funções de parlamentar. Por 44 votos a 26, a Casa derrubou decisão do Supr...