Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Dengue: casos autóctones já somam nove no Rio Branco

Conforme o Boletim Epidemiológico 13, divulgado nesta tarde já são nove os casos de dengue com procedência local (autóctones) em Canoas, todos no bairro Rio Branco. Cinco destes casos foram confirmados nesta semana. Entre os 176 casos suspeitos da doença na cidade, 162 são de Canoas e 14 de outros municípios. Prosseguem zerados os casos de Chikungunya e Zika Vírus.

 Ações de prevenção :

Desde a identificação do primeiro caso de dengue autóctone, registrado no bairro Rio Branco, neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde, e outras secretarias, têm realizado um trabalho permanente de orientação, eliminação dos focos e fiscalização de potenciais locais de risco. Essas ações têm sido intensificadas, com o apoio de agentes da rede pública municipal de saúde e lideranças comunitárias.
Também têm sido intensificadas as vistorias de estabelecimentos específicos de comércios e serviços, fiscalizados, prioritariamente, conforme critérios de risco. A medida é autorizada por meio de notificação, tornada pública pelo Edital 76/2016, publicado em 14 de março deste ano, no Diário Oficial do Município de Canoas. A distribuição do repelente para gestantes também prossegue sendo entregue nas farmácias básicas do Município.
É extremamente importante a sensibilização da rede municipal de saúde, com o apoio dos cidadãos, no acesso às residências, para a captação de casos precoces e a realização de buscas ativas, a fim de se evitar que ocorra uma epidemia na cidade.

 Fonte: Ronaldo M. Botelho Secom PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...