Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Canoas ingressa na Justiça para garantir repasses do Estado à Saúde

A Prefeitura de Canoas ingressou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça, nesta manhã , para garantir o repasse mensal de R$ 10,4 milhões, do Governo do Estado, para a Saúde do Município, a partir do dia 10 de julho. O prefeito Jairo Jorge anunciou a medida durante entrevista coletiva, no Paço Municipal.
"Queremos manter a normalidade dos serviços de saúde, não só para a população de Canoas, mas para os cidadãos de outros 199 municípios que dependem de algum serviço dos nossos hospitais. Temos mais de 4.200 servidores nesses hospitais que correm o risco de atrasar a sua folha de pagamento. Pedimos nessa ação que o depósito de R$ 10 milhões pelo Estado ocorra normalmente no dia 10 de julho. Por isso, pedimos a sensibilidade dos desembargadores do TJ e do Governo do Estado", disse o prefeito Jairo Jorge. O prefeito afirmou que a administração municipal já segura a situação por mais de 60 dias e explicou essa redução dos repasses começou, de uma forma tênue, em abril, acentuou-se em maio e, em junho, o Município recebeu, praticamente, apenas 40%. "Se não ocorrer esse repasse em julho, pode haver um colapso na saúde. Até agora, conseguimos manter todos os serviços", disse Jairo Jorge.
O Município de Canoas conta, atualmente, com 26 unidades básicas de Saúde, quatro centros de atenção psicossocial (CAPS), cinco unidades de pronto atendimento (UPA), além de três hospitais (Hospital Universitário, Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital de Pronto Socorro), que oferecem 832 leitos (115 de UTI).
Canoas é referência para 199 municípios em, pelo menos, uma especialidade na saúde. As áreas ofertadas são: traumato-ortopedia, urologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, cirurgia bariátrica, cirurgia ginecológica, cirurgia cardíaca, gastroenterologia e colângiopancreatografia e otorrinolaringologia.

Fonte:Luiz Roese –Secom/PMC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...