Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Show em Porto Alegre marca lançamento nacional do DVD Rock de Galpão Volume II: Missões.

  
No dia 16 de outubro, no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre/RS, o projeto Rock de Galpão apresenta seu segundo DVD – gravado em abril deste ano na região das Missões. O show de lançamento vai contar com a participação especial de músicos como Elton Saldanha, Mario Barbará, Neto Fagundes, Hique Gomez, Reppolho e Diablo Jr.
Formada por Tiago Ferraz (voz e guitarra), Rafa Schuler (guitarra e vocais), Guilherme Gul (bateria), Alexandre “Mestre Kó” Gaiga (teclados e vocais), Paulinho Cardoso (acordeon) e Gustavo Viegas (contrabaixo), a banda Estado das Coisas conduz o projeto Rock de Galpão no intuito de resgatar e explorar a riqueza e a diversidade sonora da música regional e traduzi-la em versões contemporâneas. Nesta nova fase, o Rock de Galpão agregou elementos inéditos à sua sonoridade e produziu novos arranjos para clássicos da música gaúcha como Milonga para as Missões, Recuerdos da 28, Desgarrados, Canto dos Livres, Eu Reconheço Que Sou Um Grosso e Os Homens de Preto, entre outras.
Hique Gomez (Tangos & Tragédias e TãnTango), diretor artístico do DVD e do espetáculo, cunhou o termo Hiperpampa para definir a proposta musical do Rock de Galpão: “Essa é uma fusão que cedo ou tarde traria à tona um formato original de expressão do povo de um lugar. Na tarefa de revolver o repertório de clássicos do folclore campeiro e urbano, o Rock de Galpão descobriu novas formas de cantar o amor à terra”, afirma o maestro. E completa: “O Rock de Galpão faz o movimento de preservar o folclore, confirmando sua influência sobre as outras formas. São excelentes músicos, capazes de entender sua natureza e se situar no seu tempo de forma adequada. Uma música cheia de esperança. Um conceito aberto para o diálogo universal, com influência de todo um passado cultural, mas de frente para o hiperespaço”.

O DVD Rock de Galpão Volume II: Missões é o registro do show que aconteceu no dia 21 de abril na cidade de Santo Ângelo, em frente à Catedral Angelopolitana, monumento histórico da cultura missioneira. A banda Estado das Coisas recebeu no palco grandes nomes da música regionalista como Elton Saldanha, Neto Fagundes e Mário Barbará, além do diretor do espetáculo Hique Gomez. O show contou também com as participações especiais de Diablo Jr. (boleadeiras e bomboleguero) e do percussionista pernambucano Reppolho. A Catedral foi o elemento principal no cenário, servindo de suporte para projeções que geraram um espetáculo de luzes e imagens, criadas por Claudio Ramirez e equipe.
O DVD traz, ainda, um documentário que registra momentos de ensaio da banda em uma fazenda de Santo Antônio da Patrulha, a elaboração dos arranjos, a obra do artista plástico paulista Mai Bavoso (que cria telas inspiradas no projeto desde 2010), depoimentos de músicos que participam do Festival da Barranca (que ocorre há 43 anos na cidade de São Borja), a visita da banda às ruínas de São Miguel e a preparação para o show em Santo Ângelo.
O projeto:
Rock de Galpão é um projeto especial da banda Estado das Coisas que consiste na pesquisa, no resgate e na valorização da música regional do Rio Grande do Sul para explorar sua riqueza e diversidade sonora e traduzi-la em versões contemporâneas. A proposta musical do Rock de Galpão é definida pelo diretor artístico do projeto, Hique Gomez, como Hiperpampa: um conceito aberto para o diálogo universal, com influência de um passado cultural, mas de frente para o hiperespaço.
O grupo gravou seu primeiro DVD em 2010, em Caxias do Sul, com a participação especial do cantor e compositor Neto Fagundes. Com um repertório composto por autores como Lupicínio Rodrigues, Jayme Caetano Braun, Mário Barbará, Nico e Bagre Fagundes, Vitor Ramil, Elton Saldanha, entre outros, o Rock de Galpão realizou mais de cem apresentações, levando a mistura de xote, rock, vanerão, reggae e balada por todo o Rio Grande do Sul.
O projeto – batizado por Bagre Fagundes e abençoado por Paixão Côrtes, Luis Carlos Borges e Nico Fagundes – foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música em 2010.

A banda Estado das Coisas:

A banda Estado das Coisas é formada por Tiago Ferraz (voz e guitarra), Rafa Schuler (guitarra e vocais), Guilherme Gul (bateria), Alexandre “Mestre Kó” Gaiga (teclados e vocais), Paulinho Cardoso (acordeon) e Gustavo Viegas (contrabaixo).
A Estado das Coisas surgiu em 1993, na região das Missões, e desde então vem atuando em todo o sul do Brasil. A banda destaca-se pelo seu ecletismo, misturando o rock, o reggae, o funk-soul e o pop com uma “pegada” forte e de personalidade.

As músicas do álbum Rock de Galpão – Volume II: Nas Missões
Milonga para as Missões (Gilberto Monteiro)
Recuerdos da 28 (Knelmo Alves / Francisco Alves)
Los Hermanos (Atahualpa Yupanqui)
Gaudêncio Sete Luas (Luiz Coronel / Marco Aurélio Vasconcellos)
Prenda Minha (Telmo de Lima Freitas)
Desgarrados (Mário Barbará / Sérgio Napp)
Romance do Pala Velho (Noel Guarany)
Cordas de Espinho (Luiz Coronel / Marco Aurélio Vasconcellos)
Entrando no M’bororé (Elton Saldanha)
Paraíso Perdido (Jayme Caetano Braun)
Canto dos Livres (Cenair Maicá)
Eu Reconheço Que Sou Um Grosso (Gildo de Freitas)
Couro Cru (Mário Barbará / Aparício Silva Rillo)
Os Homens de Preto (Paulo Ruschel)
Amigo Punk (Frank Jorge)
Não Podemos se Entregá pros Home (Humberto Zanatta / Francisco Alves / Francisco Scherer)

Fonte:Adriana Martorano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...