Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

A cultura gaucha no seu prato

A culinária gaúcha contou na sua formação com a influência de diversos povos entre eles europeus, índios, tropeiros vindos de São Paulo e Minas Gerais, uruguaios e argentinos. E é desde lá que vem construindo a fama de ser uma cozinha muito rica, tanto em sabor quanto em diversidade.
Tradicionalmente, o churrasco é o prato mais lembrado por quem aprecia essa gastronomia, porém, os pratos típicos vão além da carne no espeto. O carreteiro, por exemplo, muito apreciado na região da campanha surgiu da mistura entre a comida indígena, portuguesa e espanhola com o homem do campo. A origem do prato é tão simples quanto o seu preparo. Os peões que conduziam os rebanhos de gado usavam o charque (carne salgada) em suas viagens, como alimento não-perecível, e junto com o arroz, preparavam a refeição. 
Feijão mexido (feijão misturado com farinha de mandioca), quibebe (purê de moranga), puchero (cozido de carne com legumes), paeja gaúcha e galinhada também fazem parte desta culinária um tanto calórica. Fato esse, que pode ser explicado em virtude do clima temperado e dos invernos frios e rigorosos típicos da região. 

Durante a semana farroupilha de Canoas,esta culinária,com seus sabores, aromas e tempeiros podem ser experimentadas diariamente no Restaurante Fogão Campeiro no qual o Cheff Marcos Barbier,traz a Cultura gaúcha para o seu prato.
O horário de funcionamento é das 7h até meia-noite no galpão 4 do Parque Eduardo Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Wilson Dantur, autor da letra do Hino de Canoas,

Canoas minha terra Município de valor Coração que dentro encerra Tanta bravura tanto amor. Morreu, hoje aos 93 anos Wilson ...