Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Nascer Canoas vai dar atenção total a gestantes e bebês

O prefeito Jairo Jorge lançou hoje o Programa Nascer Canoas, que fará o acompanhamento de todas as gestantes da rede pública e da criança, até o segundo ano de vida. Entre os objetivos da iniciativa, está reduzir as mortalidades infantil, fetal e materna e da sífilis congênita, qualificar do atendimento pré-natal e a identificar precocemente as gestantes.
O lançamento ocorreu no Hospital Universitário, onde o prefeito também inaugurou o Ambulatório de Gestantes de Alto Risco e assinou o decreto 182/2014, que institui o Nascer Canoas.
O prefeito destacou que o Nascer Canoas fará um monitoramento especial das mães no Município. "Elas não vão ficar sozinhas para as consultas que elas precisam. Faremos todo esse acompanhamento", declarou o prefeito.
Jairo Jorge também falou sobre o ambulatório de Gestantes de Alto Risco, que já atendeu 326 mulheres em junho. "Nesse ambulatório, as gestantes de alto risco terão toda a atenção que precisam, com as melhores condições e a melhor infraestrutura", comentou.
Redução da mortalidade infantil:

Durante a cerimônia, o prefeito lembrou ainda que, em 2008, a mortalidade infantil em Canoas estava na casa dos dois dígitos e que, nos últimos anos, baixou para a casa de um dígito. No primeiro quadrimestre deste ano, um levantamento preliminar da Secretaria Municipal de Saúde indica que a taxa de mortalidade ficou em 4,97. "Atrás desses números, estão vidas. É para isso que trabalhamos", disse Jairo Jorge.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Bósio, destacou que a maternidade é um momento de grande alegria, mas, ao mesmo tempo, de grande preocupação . "É por isso que nós, enquanto Município, devemos ter todo o cuidado com as gestantes e seus bebês", falou Bósio.
Na cerimônia, as primeiras mães de crianças do Nascer Canoas receberam das mãos do prefeito Jairo Jorge o cartão Canoas Saúde, o cartão SUS e o agendamento da primeira consulta já para a segunda-feira (21). Estavam lá Letícia Fernanda Figueiró Weber, 18 anos, mãe de Geovanna, que nasceu no dia 16 no HU, e Paloma Martins Mohr, 21 anos, mãe de David Daniel, nascido dia 15. A partir de agora, os bebês terão todas as atenção da SMS.
Quem também já começou a ser acompanhada pelo Nascer Canoas foi Maiara Ferreira Krüger, 26 anos, também presente na cerimônia. Na última quarta-feira, ela estava em uma consulta na UBS São Luiz, e a médica indicou que ela fizesse um teste rápido de gravidez, que deu positivo. "Foi uma surpresa. Fazia dois anos que eu tentava. Foi uma alegria muito grande", disse Maiara, que já é mãe de um menino de nove anos.
Ações que serão realizadas pelo Nascer Canoas:

- Testes rápidos de gravidez, AIDS e sífilis (nas UBS e na maternidade do HU)
- Vacina depois do parto (BCG, no HU); teste do pezinho (do 3° ao 5° dia de vida, quando ainda estiver no hospital; até o segundo dia de vida, se der alta, faz o teste na UBS); teste da orelhinha; teste do coraçãozinho; e teste do olhinho
- Pré-natal, com consulta de enfermagem, médica e odontológica, exames diagnósticos (laboratório e ecografias)
- Visita prévia das futuras mamães à maternidade do HU e à UTI Neonatal do HU, para conhecimento da equipe e da área física
- Consulta marcada para o recém-nascido na UBS de referência
- Monitoramento de todo o período de gestação e busca ativa dos faltosos às consultas
- Confecção do Cartão Canoas Saúde para o bebê no HU, já com a primeira consulta agendada
- Garantia de que o recém-nascido seja avaliado na UBS antes dos cinco dias de vida
- Entrega da certidão de nascimento no próprio HU
- Ambulatório de Gestantes de Alto Risco no HU

O Nascer Canoas prevê ainda o aperfeiçoamento do sistema de Teleagendamento de consultas, que permitirá a qualificação do atendimento pré-natal no Município. Além disso, o programa atuará em consonância com a Rede Cegonha do Ministério da Saúde.
Certificação de excelência para a UPA Rio Branco:

Durante a cerimônia, o prefeito recebeu das mãos da presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, irmã Lucia Boniatti, o certificado de excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação, o ONA 3, à UPA Rio Branco. Reconhecida em todo país e chancelada pela Sociedade Internacional para Qualidade na Saúde (ISQua), a certificação confirma o mais alto grau de excelência em uma série de itens avaliados na unidade. É a terceira UPA no Brasil a receber o selo em seu maior nível e a primeira do Rio Grande do Sul.
Irmã Lúcia destacou a parceria do Município com o Sistema de Saúde Mãe de Deus na UPA Rio Branco e no Nascer Canoas, por meio do Hospital Universitário. "Só temos a agradecer a Canoas. Não viemos para cá por motivos financeiros e políticos. Acesso à saúde para quem necessita: é isso que o Poder Público está mostrando nesta cidade", declarou.
Participaram da cerimônia o vereador Dr. Pompeu, representando a Câmara de Vereadores, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mário Dhein, o diretor-geral do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Claúdio Seferin, além do prefeito, do secretário de Saúde e da irmã Lúcia.

 
Fonte: Luiz Roese  Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...