Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Município e União podem ampliar atendimento do HU

O juiz substituto da 1ª Vara Federal de Canoas (RS), Daniel Luersen, entregou, na manhã  de ontem, a chave do Hospital Universitário da Ulbra (HU) ao Município de Canoas. O ato marca o início de uma nova fase na gestão da entidade hospitalar, que ficará sob a responsabilidade do Município de Canoas e posse da União. A decisão da Justiça, na semana passada, torna possível ampliar o atendimento à população, transformando a casa de saúde em referência para a Região Metropolitana e o Estado.
Na cerimônia realizada no HU, o prefeito Jairo Jorge destacou que a adjudicação vai garantir o investimento público no hospital, o que não era possível antes porque ele pertencia à iniciativa privada.  “É uma mudança positiva, acima de tudo, para a população. Vai garantir que, nos próximos cinco anos, sejam investidos R$ 36 milhões para reativar leitos e salas de cirúrgicas que estavam sem uso, aumentando o número de procedimentos”, comentou o prefeito.
Para tratar destes possíveis investimentos, Jairo Jorge terá uma reunião no próximo dia 17, no Ministério da Saúde, em Brasília. Na ocasião, entre outras agendas no Distrito Federal, ele estará buscando recursos para o HU. O prefeito também vai buscar R$ 4 milhões para obras apontadas pelo Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).

Um hospital de grande porte:

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Marcelo Bósio, como toda a estrutura do HU passou a ser pública, será possível instalar 100 novos leitos. “Somados aos 413 existentes, oportunizará a internação de 513 pacientes. Com mais 20 leitos de UTI e cinco salas cirúrgicas, o HU passará a ser um hospital de grande porte, consolidando Canoas como um polo de saúde não só da Região Metropolitana, mas de todo o Estado”, destaca o secretário.
A Secretaria Municipal de Saúde poderá utilizar, para atendimento, 100% da infraestrutura do prédio principal, e dos prédios de apoio, bem como equipamentos médicos, possibilitando a reabertura e ampliação de diversos setores, tais como de salas de cirurgia, ampliação do laboratório e remodelagem do ambulatório, transferindo-o do nono andar para o térreo, possibilitando fácil acesso e melhor atendimento.

Tratativas à adjudicação:

As tratativas iniciaram-se em setembro de 2012, com manifestação da Prefeitura de Canoas sobre o interesse em apresentar um inventário de bens com vistas à possível adjudicação das dependências do HU.
Em novembro do mesmo ano, a Procuradoria da Fazenda Nacional (PFN) posicionou-se favoravelmente ao procedimento, como forma de abater o valor dos bens da dívida contraída pela universidade e cobrada judicialmente por meio de uma ação de Execução Fiscal.
A definição dos parâmetros para avaliação do imóvel e de seus equipamentos aconteceu meses depois, em uma audiência de conciliação que reuniu a PFN, a direção da Ulbra e a Prefeitura de Canoas.

Presentes na cerimônia:

Participaram da cerimônia desta quarta-feira a vice-prefeita Beth Colombo; a superintendente  de Patrimônio da União no Estado, Rose Carla Correia; a presidente do Grupo Mãe de Deus, irmã Lúcia Boniatti, e o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Mário Dhein, além do prefeito Jairo Jorge, do secretário da Saúde, Marcelo Bósio, e do juiz substituto da 1ª Vara Federal de Canoas, Daniel Luersen.

Ministério Público destaca aumento de leitos:

Dados divulgados, na semana passada, no Mapa Social do Ministério Público, apontam o aumento, de 2009 a 2013, de 341 leitos de internações hospitalares em Canoas.:
-2009 - 631 leitos
-2010 - 605 leitos
-2011 - 721 leitos
-2012 - 834 leitos
-2013 - 844 leitos

Fonte: Luiz Roese Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palestra prepara interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2024 de Porto Alegre

A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, junto com a Gam3 Parks - concessionár...