Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Jurandir Maciel se despede do Parlamento com homenagem à Assembleia de Deus

No período do Grande Expediente da sessão plenária  desta tarde,o deputado Jurandir Maciel (PTB) prestou homenagem aos 90 anos da Assembleia de Deus em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. O pronunciamento marcou a despedida do deputado do Parlamento. Ele ocupava vaga de Luis Augusto Lara, que deixa a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e reassume a cadeira de deputado na data de hoje.
Maciel relatou passagens da história da Igreja no Brasil e no mundo. Mencionou os batismos, em 1909, dos suecos Daniel Berg e Gunnar Vingre, que, no mesmo ano, se conheceram em Chicago. Conforme o parlamentar, Adolf Uldin profetiza que os dois iriam para um lugar chamado “Pará”, o que de fato ocorre. “Em 1910, eram dois missionários”, disse o parlamentar. “Hoje, a Assembleia de Deus no Brasil possui mais de 20 milhões de fiéis, 40 mil pastores, 2 mil missionários, milhares de obreiros”, destacou. “Representamos 40% dos evangélicos do Brasil”, declarou.
O parlamentar prosseguiu lembrando que, em fevereiro de 1924, chegou ao Rio Grande do Sul, vinda da Suécia, a família Nordlund, anunciando aos “porto-alegrenses e gaúchos que Jesus cura, salva e batiza no Espirito Santo”. Nesse mesmo ano, ocorreu o primeiro culto, o primeiro batismo coletivo e a inauguração da primeira sede da Igreja na Capital. Dois anos depois, inaugurou-se um templo com capacidade para 200 pessoas. Maciel descreveu o crescimento da igreja ao longo dos anos e as várias obras sociais realizadas, como a construção de orfanato, escola primária, templos e postos de distribuição de alimentos.
O pronunciamento do deputado foi acompanhado por dirigentes da instituição e fiéis nas galerias do plenário e também através de telão instalado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.
Ao final do pronunciamento, foi feita a entrega de placa comemorativa à ocasião para o presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, José Wellington Bezerra da Costa, e o presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Sul, Ubiratan Batista Job. O presidente do campo ministerial de Canoas, Edegar de Souza Machado, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha em cerimônia realizada antes do Grande Expediente.

Apartes:

Manifestaram-se nos apartes, em apoio à homenagem e em nome de suas bancadas, os deputados Stela Farias e Nelsinho Metalúrgico (PT), Silvana Covatti e Mano Changes (PP), Cassiá Carpes (SDD), Maria Helena Sartori (PMDB), Aloísio Classmann (PTB), Paulo Odone (PPS) e Zilá Breitenbach (PSDB).

Um comentário:

Intolerância Religiosa durante celebração de S.Jorge

Quatro jovens protagonizaram uma cena apontada como desrespeito  e intolerância  durante uma celebração religiosa em Porto Alegre.  Eles ten...