Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Dois mil filhotes de tartarugas são devolvidos a canal de Pelotas

Dois mil filhotes de tartaruga foram devolvidos para o Canal São Gonçalo em Pelotas. Em trinta minutos, eles voltaram para o habitat natural.
Foram tirados de lá, há três meses, quando ainda eram ovos enterrados em areias próximas ao canal. Visando vender cada um por R$ 5 a pet shops para ser revendido no Centro-Oeste do país por até R$ 300, traficantes de animais silvestres colhem ilegalmente os ovos:
— Eles enterram os ovos no quintal de casa, fazendo um cativeiro clandestino. Escondem colocando palha em cima ou próximo a plantações de hortaliças. Por isso é difícil de encontrarmos, só quando há denúncia — justifica o sargento da 3ª Companhia Ambiental de Pelotas da Brigada Militar, Ademir Cerqueira.
Foi por uma denúncia, aliás, que chegaram essas tartarugas. Em um terreno de pouco mais de 20 metros, havia 6 mil ovos.
A espécie solta nesta sexta-feira foi a popularmente conhecida como "tartaruga tigre d´água", natural do Brasil. O nome científico é Trachemys dorbigni.Ao contrário do propagado pelo comércio de animais, não existe espécie que fique sempre pequena. A única que pode ser vendida para estimação, desde que o produtor tenha um cativeiro com licença do Ibama, é uma popularmente conhecida como "tartaruga da orelha vermelha" ou Trachemys scripta. Para reconhecê-la, note que ao lado dos olhos deve haver duas listras vermelhas. Mas essa também não fica bebê para sempre: quando adulta atinge 20 cm. Cuidado ao adquirir uma tartaruga, pois comprar animais silvestres é crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intolerância Religiosa durante celebração de S.Jorge

Quatro jovens protagonizaram uma cena apontada como desrespeito  e intolerância  durante uma celebração religiosa em Porto Alegre.  Eles ten...