Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Ministra Maria do Rosário recebe a medalha do Mérito Farroupilha

A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, recebeu a medalha do Mérito Farroupilha no fim desta tarde, em solenidade no salão Júlio de Castilhos. A homenagem à ministra pela trajetória em defesa da educação e dos direitos humanos foi proposta pelo 2º vice-presidente da Assembleia gaúcha, deputado Aldacir Oliboni (PT), que entregou a medalha junto com o presidente da Casa, deputado Pedro Westphalen (PP).
O proponente da homenagem lembrou a passagem da ministra na Assembleia Legislativa, entre 1999 e 2003 e as trajetórias profissional e política de Maria do Rosário, em especial a atuação na área dos direitos humanos e os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. "Tenho a honra de conhecer como poucos a trajetória da ilustre ministra desde a sua juventude: líder estudantil, professora, vereadora, deputada estadual, deputada federal e agora ministra. Por isso tenho orgulho de ter sido o proponente desta homenagem", afirmou Oliboni. Disse ainda que a homenageada é uma "mulher que nos inspira a lutar sempre, cada vez mais, para transformar o sonho de um mundo melhor nessa dura e difícil realidade".

Maria do Rosário agradeceu a honra de ser homenageada pela Assembleia Legislativa e, ao cumprimentar seus familiares, amigos e autoridades, destacou a presença do ex-governador Olívio Dutra, que também já recebeu a medalha do Mérito Farroupilha. "O desafio de carregar esta medalha é carregar os ideais que estão nela estão inscritos e, por isso, eu manifesto toda a minha gratidão ao deputado Oliboni por propor à Assembleia Legislativa de me conferir esta medalha", declarou. Ela ressaltou a importância do Parlamento gaúcho na sua formação política e lembrou que aqui foi estruturada a primeira Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do país. "A Assembleia gaúcha é a Casa que denunciou o caso das mãos amarradas, que organizou a denúncia das estruturas de poder perverso no período da ditadura militar. A partir daqui, muito da resistência existente dentro do parlamento brasileiro ecoou de uma forma segura e firme", relembrou.

Encerrando a cerimônia, Westphalen salientou que, com a medalha, corrigia-se uma falha do Parlamento gaúcho, que ainda não tinha homenageado Maria do Rosário. "Quando se fala em resgate de direitos humanos, se  está falando em Maria do Rosário", comparou. Lembrando que a ministra é natural de Veranópolis, conhecida pela longevidade de sua população, o parlamentar disse ter certeza de que ela terá longa vida para continuar "com sua maneira correta e justa as suas convicções e a luta de seus ideais, honrando a nós todos gaúchos e gaúchas".

Também estiveram presentes familiares e amigos da ministra, os deputados Valdeci Oliveira (PT), Adão Villaverde (PT) e Edegar Pretto (PT); a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão; o secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira; o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels; o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper; o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; a diretora presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders), Marli Conzatti; o ex-governador Olívio Dutra; o prefeito de Veranópolis, Carlos Alberto Spanhol; representantes da prefeitura de Porto Alegre e de órgãos e entidades, vereadores de Porto Alegre, integrantes do Partido dos Trabalhadores, entre outros.

Em 1º de janeiro de 2011, Maria do Rosário tomou posse como ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Classificatória do Enart movimenta Canoas nos dias 21 e 22 de outubro

Os tradicionalistas de Canoas nem começaram a sentir saudades da melhor semana para os gaúchos, a Semana Farroupilha, e já têm motivos ...