Na condição de Centro de Treinamento para Seleções na Copa do Mundo de Futebol de 2014, Canoas garantiu R$ 1,65 milhão do Ministério do Turismo (MinTur) para investimentos em sinalização turística. O dinheiro, repassado, por meio da Secretaria Estadual do Turismo, faz parte de um total de R$ 7,3 milhões destinados a projetos semelhantes em mais três cidades da Região Metropolitana e a melhorias de vias de acesso a Porto Alegre.
Benefícios
O titular da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), Marcus Vinícius Machado, destaca que esta é a primeira vez que Canoas terá sinalização turística, indicando prédios históricos, áreas de lazer, serviços de gastronomia, saúde, educação e segurança, entre outros.
As placas, com padrão universal, terão informações em português, espanhol e inglês. "A sinalização é um dos legados da Copa do Mundo para a cidade e vai beneficiar canoenses e visitantes", afirma o secretário.
Projeto
Marcus Vinícius relata que, em 2012, Canoas apresentou ao MinTur projeto para sinalização orientativa. "Este ano, Secopa e a Secretaria de Transportes e Mobilidade atualizaram a proposta para sinalização turística e garantimos os recursos", comemora.
A Secopa criou um Grupo de Trabalho com o objetivo de criar projetos, baseados em experiências bem sucedidas de municípios com vocação turística, garantindo, também, a acessibilidade.
Rota gastronômica
A Secopa trabalha, ainda, em um projeto para sinalizar a "rota gastronômica", formada por ruas como Venâncio Aires, Dr. Barcelos, parte da Santos Ferreira e da Dona Rafaela. Esses locais receberão passeios, iluminação e paisagismo diferenciado. A iniciativa poderá ter a parceria dos proprietários dos estabelecimentos.
Centro de Informações Turísticas
Nos próximos meses, Canoas terá um Centro de Informações Turísticas, instalado em área de 75 metros quadrados, na estação Canoas da Trensurb. O espaço vai oferecer, também, trabalhos da Economia Solidária e auditório multiuso.
Demanda turística
Conforme estudo de Demanda Turística Internacional, divulgado pelo MinTur, 76,5% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2012 consideraram a sinalização como um dos principais pontos negativos no País.
Fonte: Eloá da Rosa Secom/PMC

Nenhum comentário:
Postar um comentário