O governador Tarso Genro concedeu,hoje, a medalha do Ponche Verde ao general de Divisão, Carlos Alberto dos Santos Cruz. Natural de Rio Grande, o militar comanda a missão das Nações Unidas (ONU) na República Democrática do Congo (Monusco) desde maio.
"É uma homenagem a um ilustre gaúcho que tem essa importante missão num país com registro de atrocidades e guerras como o Congo", explicou Tarso. "A missão da ONU conferida ao general expressa uma posição que nosso país almeja ter e o RS tem uma tradição de dignidade de luta e democracia", disse.
Cruz destacou que o reconhecimento do governo do RS "me deixa bastante honrado. Receber essa medalha que representa o que foi o Ponche Verde na história neste momento em que se negocia a paz no Congo é expressivo e desejo que este espírito do Ponche Verde chegue até a África", ressaltou.
Biografia :
Nascido em Rio Grande, 45 anos, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com formação universitária no Brasil e Estados Unidos, foi adido do Brasil na Rússia e chefiou missão das Nações unidas no Haiti, entre 2006 e 2009, tendo sido o general brasileiro que mais tempo ficou no cargo.
Desde maio de 2013, o general assumiu o posto na África, e coordena um contingente de 23 mil soldados, de 20 nacionalidades. A missão busca trazer paz ao país conhecido mundialmente por grandes violações dos direitos humanos e que possui o maior índice de estupros do mundo tem mais de 50 grupos rebeldes armados em ação.
Fonte :Secom/Gov.RS

Nenhum comentário:
Postar um comentário