Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Elisabete Felice homenageia 170 anos de Uruguaiana


No Grande Expediente Especial da sessão plenária desta tarde, a deputada Elisabete Felice (PSDB) homenageou os 170 anos de Uruguaiana, cidade gaúcha que hoje conta com mais de 125 mil habitantes. A parlamentar traçou um resgate histórico do município e assinalou as conquistas de sua recente história administrativa. Ao final da homenagem, o músico uruguaianense João de Almeida Neto interpretou o Hino de Uruguaiana.

História :

Conforme Elisabete, a cidade foi fundada em 24 de fevereiro de 1843 como Capela do Uruguai, tendo como padroeira Nossa Senhora Santana. A deputada explicou que foi da união de Uruguai com Santana que se originou o nome do município. “O vilarejo de então é hoje a bela e aprazível cidade que homenageamos em seus 170 anos de existência”, disse. Entre os destaques históricos da cidade, ela lembrou que Uruguaiana tem comércio legal desde 1850, exportando produtos agropastoris para diversos países como Argentina, Uruguai, Chile, Cuba, Alemanha, Bélgica, França e Inglaterra. Segundo ela, foi na cidade que se destilou o primeiro litro de petróleo do País, por obra da Destilaria Riograndense de Petróleo.

Conquistas atuais:

A parlamentar registrou que, entre os anos de 1998 a 2004, o município vivia uma situação de desespero, com atraso no funcionalismo e falta de pagamento dos fornecedores. Segundo a deputada, a partir de 2005, Uruguaiana mudou esse cenário e se tornou um campo estratégico de novas práticas públicas administrativas, da qual ela participou como primeira-dama, na gestão do prefeito Sanchotene Felice. “Foram 276 obras de real expressão. Elas tiveram a virtude de superar e inverter a decadência do município”, disse.
Conforme a oradora do Grande Expediente, os avanços foram registrados em diversas áreas. O desemprego caiu de 14 para 3%. Na área da educação, foram construídas dez escolas, incrementando em 500% a oferta de educação infantil. Na saúde, além do aumento dos postos de atendimento, o município investiu R$ 42 milhões para salvar o Hospital da Santa Casa de Caridade do fechamento. Em oito anos, com recursos próprios e sem contratar empresa privada, o município asfaltou 2.500 quadras, o que corresponde a 340 quilômetros, metade da distância entre Uruguaiana e Porto Alegre. É também no município que se realiza o terceiro maior Carnaval do Brasil, o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana.

Participações e presenças:

Associaram-se à homenagem, em apartes, os deputados Cassiá Carpes (PTB), Raul Pont (PT), Frederico Antunes (PP), Vinicius Ribeiro (PDT), Zilá Breitenbach (PSDB) e Maria Helena Sartori (PMDB).
Acompanharam o Grande Expediente autoridades como o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Fuhrmann Schneider, a vice-prefeita, Neraí Santos Kaufmann, a vereadora Jussara Osório, o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, o ex-prefeito de Uruguaiana e ex-deputado estadual, Sanchotene Felice, entre outros. A cerimônia também foi prestigiada pelo ator Jair Kobe, que interpreta o personagem Guri de Uruguaiana.

Fonte:Agência de Noticias ALERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...