Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Mandela recupera-se de pneumonia

O ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da paz Nelson Mandela respira sem dificuldade após ter recebido tratamento hospitalar contra uma pneumonia, informou hoje o governo do país em comunicado.
"Os médicos anunciaram que, devido a uma infecção pulmonar, o ex-presidente Mandela tinha desenvolvido um derrame pleural que foi drenado", disse o porta-voz presidencial, Mac Maharaj.
"Agora ele é capaz de respirar sem dificuldade", explicou o porta-voz sobre o estado de saúde do líder da luta contra o apartheid, acrescentando que o ex-governante "continua respondendo ao tratamento".
O comunicado, que pela primeira vez desde a internação de Mandela menciona que sua entrada no hospital está relacionado a uma pneumonia, agradece também as orações e mensagens de apoio ao paciente e sua família.
Maharaj declarou ontem que Mandela, de 94 anos, estava "estimulado" e fazia "progressos constantes" em sua recuperação. Antes, o porta-voz presidencial tinha afirmado que Mandela estava "consciente", tanto no momento de sua internação como no hospital.
Esta é a terceira internação de Madiba - como Mandela é conhecido em seu país - nos últimos quatro meses.
Madiba, que durante 67 anos lutou contra o sistema de segregação racial do apartheid, imposto pela minoria branca na África do Sul, sofre de problemas respiratórios surgidos durante seu período de 27 anos de prisão imposto pelo antigo regime.
Mandela foi internado no último dia 9 para ser submetido a exames de rotina e teve resultado satisfatório. Além disso, o prêmio Nobel da paz de 1993 foi operado em dezembro do ano passado de cálculos na vesícula e tratado de complicações respiratórias, durante uma estadia de mais de duas semanas no hospital, o que provocou insistentes rumores sobre sua morte.
O ex-presidente sul-africano vive entre Johanesburgo e Qunu, cidade onde passou sua infância, sob permanente vigilância medica.
Sua última aparição pública aconteceu na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de futebol de 2010, realizada na África do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...