Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Hemocentro tem movimento recorde de doadores


O Hemocentro do Estado do RS (Hemorgs) recebeu ontem, aproximadamente, 900 pessoas para o ato solidário da doação de sangue, um movimento recorde na história do serviço de hemoterapia. Conforme a diretora-técnica da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) - instituição que administra o Hemocentro -, Silvia Spalding, a população gaúcha atendeu ao apelo em favor das vítimas da tragédia de Santa Maria, "revelando extrema solidariedade". 

Juntamente com a equipe de servidores, reforçada por profissionais voluntários da área da saúde e do Exército, foi possível o atendimento de 336 pessoas, resultando na coleta efetiva de quase 300 bolsas de sangue. Outros 139 doadores foram transportados para bancos de sangue de Porto Alegre e Região Metropolitana e mais cerca de 400 pessoas fizeram cadastramento para doação futura com agendamento prévio. O movimento total da segunda-feira foi equivalente a quase duas semanas de trabalho em períodos de normalidade. 

O Hemocentro espera novamente grande movimento para esta terça-feira (29), reiterando que a prioridade é para o atendimento de doadores com tipos sanguíneos negativos, que são mais raros, especialmente o "O" Negativo. Demais doadores devem ligar para (51)3336.6755 e agendar a sua doação, possibilitando um atendimento mais rápido ao longo das próximas semanas. 

O Hemocentro ressalta que os estoques de sangue no Estado estão regulados. Neste momento não existe a necessidade da população priorizar doações sem o agendamento prévio, pois primamos em manter a qualidade no atendimento e o acollhimento merecido à população doadora. 

A Direção da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde  (FEPPS) e do Hemocentro do Estado do RS (Hemorgs), médica Marisa Martinelli Meruvia, juntamente com a Secretaria Estadual da Saúde, agradecem à população pela mobilização em prol das vítimas da tragédia ocorrida em Santa Maria no domingo .
Fonte Secom/ Gov RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...