Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Cinco suplentes assumem em janeiro vagas deixadas por deputados empossados prefeitos


Cinco suplentes de deputados estaduais irão tomar posse na Assembleia Legislativa, em cerimônia  realizada no dia 3 de janeiro de 2013, às 14h30, no Salão Júlio de Castilhos, 1º andar do Palácio Farroupilha. São eles Marcos Daneluz (PT), Nelson Härter (PMDB), Elisabete Felice (PSDB), Vinícius Ribeiro (PDT) e Décio Franzen (PDT). De acordo com o artigo 8º do Regimento Interno da Casa, durante o período do recesso parlamentar, os suplentes deverão tomar posse perante o presidente do Legislativo, deputado Alexandre Postal (PMDB).
A entrada dos suplentes se deve à posse, em prefeituras gaúchas, dos deputados Alceu Barbosa (PDT), Alexandre Lindenmeyer (PT), Luciano Azevedo (PPS), Luis Fernando Schmidt (PT), Marco Alba (PMDB) e Paulo Azeredo (PDT), em 1º de janeiro de 2013. Por estar previsto o retorno da secretária geral de Governo Miriam Marroni ao cargo de deputada estadual titular no início de 2013, não deverá haver a vinda para o Parlamento do quinto suplente do PT, Zilmar Rocha.
Alterações
Dos cinco suplentes que integrarão o Parlamento em 3 de janeiro, três assumirão como titulares: Elisabete Felice (PSDB), na vaga de Luciano Azevedo (PPS), Nelson Härter (PMDB), na vaga de Marco Alba (PMDB), e Vinícius Ribeiro (PDT), na vaga de Alceu Barbosa (PDT).
Os outros dois – Décio Franzen  (PDT) e Marcos Daneluz (PT) – passarão a compor a suplência de suas respectivas bancadas. Franzen  assume na suplência da bancada do PDT, até então ocupada por Paulo Azeredo (PDT), por estar o deputado titular Ciro Simoni (PDT) à frente da Secretaria Estadual de Saúde. Já Daneluz assume na suplência da bancada do PT, na mesma condição em que já está o deputado Aldacir Oliboni (terceiro suplente do PT), por estarem em secretarias estaduais os deputados titulares Luiz Fernando Mainardi e Stela Farias, ambos do PT. Com as alterações, o deputado Jeferson Fernandes, primeiro suplente do PT, irá se tornar titular da bancada petista.
Com as posses dos cinco suplentes, muda também a composição da 53ª Legislatura. A bancada do PSDB, que até o momento é composta por cinco parlamentares, ganha mais uma cadeira, que será ocupada por Elisabete Felice. Já o PPS, que agora tem dois parlamentares, ficará com apenas um representante na bancada, Paulo Odone. Isso ocorre porque os dois partidos, junto com outras siglas, disputaram as eleições de 2010 coligados.
Outra mudança será a ampliação do número de deputadas. Com a vinda de Elisabete Felice e o retorno de Miriam Marroni, serão oito as parlamentares, todas titulares: Ana Affonso e Marisa Formolo (PT), Maria Helena Sartori (PMDB), Juliana Brizola (PDT), Silvana Covatti (PP) e Zilá Breitenbach (PSDB). Caso a deputada Stela Farias (PT), que atualmente é secretária estadual da Administração e dos Recursos Humanos, reassuma sua vaga, a Casa contará com nove deputadas.
Confira o perfil dos cinco suplentes que tomam posse dia 3 de janeiro:
- Elisabete Felice (PSDB): A primeira suplente da coligação PRB/PSL/PSC/PPS/PHS/PSDB/PtdoB é Elisabete Felice (PSDB). Natural de São Luiz Gonzaga, ela tem 74 anos e é esposa do prefeito de Uruguaiana Sanchotene Felice. Nas eleições de 2010, recebeu 33.131 votos. Assume como titular na vaga deixada por Luciano Azevedo (PPS).
- Nelson Härter (PMDB): O primeiro suplente do PMDB é Nelson Härter Filho, 53 anos, que conquistou 32.206 votos nas eleições de 2010. Natural de Pelotas, é advogado, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Pelotas, ex-deputado federal e ex-deputado estadual. Em 1994, concorreu a deputado federal, ficando na suplência, assumindo a titularidade em 1997. Em 2002, elegeu-se deputado estadual, conquista repetida em 2006. Na Assembleia, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça. Assume como titular na vaga deixada por Marco Alba (PMDB).
-Vinícius Ribeiro (PDT): Natural de Caxias do Sul e formado em Arquitetura pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 2004, Vinícius de Tomasi Ribeiro, 35 anos, obteve 29.041 votos nas eleições de 2010, ficando na terceira suplência da coligação PDT/PTN. Em 2003, elegeu-se vereador pela primeira vez e, com 25 anos, tornou-se o mais jovem presidente do Legislativo municipal. Foi reeleito vereador em 2004, 2008 e neste ano. Em 2006, foi secretário do Planejamento e, em 2009, secretário do Trânsito, Transporte e Mobilidade de Caxias do Sul. Assume como titular na vaga deixada por Alceu Barbosa (PDT).
- Décio Franzen (PDT): Natural da cidade de Feliz, o advogado Décio Luiz Franzen (PDT), 50 anos, é vereador do município por duas legislaturas. Candidato a uma cadeira no Parlamento gaúcho nas eleições de 2010, Décio obteve 23.710 votos, ficando na quarta suplência da coligação PDT/PTN. Assume na suplência da bancada do PDT, até então ocupada por Paulo Azeredo (PDT), por estar o deputado Ciro Simoni à frente da Secretaria Estadual de Saúde.
- Marcos Daneluz (PT): Quarto suplente do PT, Marcos Antonio Daneluz, 50 anos, é natural de Caxias do Sul, onde, desde 2000, exerce o cargo de vereador e é formado em Agricultura. Nas eleições de 2010, recebeu 23.710 votos. Começou a carreira política na década de 1990, apoiando o candidato Pepe Vargas à prefeitura. Com a vitória do petista, assumiu como subprefeito do distrito Santa Lúcia do Piaí. Nas eleições de 2012, foi candidato a prefeito de Caxias pelo PT, ficando em segundo lugar. Assume na suplência da bancada do PT, na mesma condição em que está o deputado Aldacir Oliboni, 3º suplente do PT, por estarem em secretarias estaduais os deputados titulares Luiz Fernando Mainardi e Stela Farias.

Um comentário:

  1. Parabéns quanto a Elisabete Felice pois a assembleia tem novamente alguem de competência em seu quadro parlamentar a qual vem para fazer e não para ocupar lugar.

    ResponderExcluir

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...