Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Um teto para o Roque

Canoense que se preze já viu ou ao menos ouviu falar de uma das personagens mais populares da cidade: o morador de rua conhecido como Roque. Ele tornou-se figura pitoresca nem tanto pelo (mau) comportamento, que às vezes assustava, mas especialmente pelas histórias contadas a respeito de sua origem familiar ou da doença mental e consequente abandono. Na semana passada, Roque voltou ao imaginário popular de Canoas em virtude de compartilhamento de fotos na rede social Facebook que comparavam sua imagem nos tempos de rua e na atualidade. Vários foram os comentários de afeto a respeito da digna condição que está vivendo.
Roque morou nas ruas por aproximadamente 15 anos, calcula Rosane Kern,coordenadora de Saúde Mental do município. Às vezes, desaparecia temporariamente e ressurgia com visual higienizado. Era o período em que costumava ser atendido pelo Albergue Municipal, pois havia tempos de abandono total em que não permitia aproximações. Mas, a doença psíquica nunca fora tratada. Até que em 2010, uma forte crise o levou a uma internação clínica. Com isso, Roque Augusto Monteiro Farias, como consta na certidão de nascimento, começou a tomar medicamentos para controlar a esquizofrenia e foi acolhido em residencial psiquiátrico. Em 2011, passou a morar na Associação Canoense de Deficientes e Doentes Mentais (Academ).
Roque pedia cigarros a todo mundo e, inclusive, fazia cálculos matemáticos para barganhar o tabaco. Daí, surgiu o mito mais famoso de que teria sido professor em escola da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...