Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Releituras da História do Rio Grande do Sul

A Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) e a Faculdade Porto-Alegrense (Fapa) promovem o lançamento do livro “Releituras da História do Rio Grande do Sul”, no dia 24 de maio, às 19h30min, no auditório do Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. A publicação é resultado da parceria entre as duas instituições que estão comprometidas com o resgate da riqueza histórica regional e com a reflexão em torno dos processos econômicos, políticos, sociais e culturais vividos neste Estado.
O lançamento contará com a presença dos organizadores da obra, os professores de História, Claudio Knierim (diretor técnico da FIGTF) e de Sandra Careli (Fapa) e de um recital da pianista e compositora Bethy Krieger.
“Releituras da História do Rio Grande do Sul” será, posteriormente, distribuído eletronicamente para os alunos e professores de História da Fapa; professores de História da Rede Pública do Estado, através da Secretaria de Educação (Seduc); Associação dos Professores Universitários de História durante o Encontro Estadual da categoria que acontece em julho, em Rio Grande. O livro também estará disponível para consulta na Biblioteca Glaucus Saraiva, na sede da fundação. Em breve também estará à disposição no site da instituição WWW.igtf.rs.gov.br.
O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), Museu Júlio de Castilhos, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Associação de Amigos do IGTF (AATF) e historiadores convidados.
“Esperamos que os textos socializados nos formatos impresso e eletrônico colaborem para dar visibilidade a esses importantes eventos e atores do processo social e histórico de construção da História do Rio Grande do Sul”, avalia Knierim. O professor espera que o livro contemple a diversidade e que, cotidianamente, se atualize frente às novas problemáticas socialmente demandadas.
Sandra Careli explica que foi priorizada a abordagem de temas clássicos da história regional. “Com base nos trabalhos de pesquisa atuais, os quais ensejam novos conceitos e categorias – formulando e incorporando, entre outras, uma abordagem étnica a esse tipo de temática, os artigos trazem perspectivas inovadoras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...