Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Política de tombamentos combina preservação histórica e difusão cultural

Com a decisão do juiz federal  Daniel Machado da Rosa de transferir a propriedade da Casa dos Rosa da Ulbra para a União, como forma de abater na dívida que aquela universidade com o Governo Federal, Canoas deve ganhar em breve mais um espaço para um memorial da cidade.
O interesse do município em assumir essa propriedade foi um condicionante para a sua adjudicação. Localizada entre as ruas Victor Barreto e a 15 de Janeiro, a Casa dos Rosa (Foto) está avaliada em 11 milhões de reais, e deve ser repassado ao município. De acordo com o prefeito Jairo Jorge, já existe um projeto em construção para que a Casa dos Rosa seja restaurada e adaptada para se tornar o 'Parque das Taças".
Memória valorizada
A adaptação de prédios históricos para ampliação do acesso público a cultura se insere em uma política de preservação cultural do patrimônio histórico local, inaugurada na atual gestão. Até o ano passado, Canoas não tinha nenhum prédio histórico tombado. Logo no início do ano, a nova administração criou uma equipe de patrimônio, que passou a atuar pela recuperação e valorização dos prédios históricos. Simultaneamente, a Secretaria Municipal de Cultura preparou um cronograma de tombamentos, priorizando em sua execução os locais de maior representatividade na histórica local.
Desde então, a SMC tem atuado também no sentido de viabilizar a democratização do acesso a esses bens culturais. Por meio de parcerias firmadas com empresas que atuam no ramo da construção civil local, a Prefeitura de Canoas tem viabilizado a restauração de residências de valor inestimável, convertendo-lhes e instituições culturais para a difusão artística. Desde o início da atual gestão, sete prédios já foram tombados no município; outros 10 se encontram em avaliação para esse fim. Desses, a Casa das Artes Villa Mimosa, a ser entregue a comunidade canoense no próximo dia 27 de junho, é o primeiro espaço cultural concluído e aberto ao público nesses moldes.
Fonte:Ronaldo M. Botelho Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Defesa Civil RS,divulga números da Enchente

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a po...