Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Ex-governador Olívio Dutra recebe a Medalha do Mérito Farroupilha

O ex-governador Olívio Dutra foi agraciado ontem, com a Medalha Mérito Farroupilha, a honraria máxima do Parlamento gaúcho que é destinada a pessoas que prestaram serviços relevantes e contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado. Familiares, amigos, companheiros de partido e diversas autoridades lotaram o Teatro Dante Barone, onde foi realizada a solenidade. 
A proposta da distinção, aprovada na Mesa Diretora Assembleia por unanimidade, foi de autoria do deputado petista Edgar Pretto, responsável, também, pelo pronunciamento de abertura da homenagem, na qual destacou a importância de Olívio, “nosso missioneiro de Bossoroca”, para o Partido dos Trabalhadores e para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
 O ex-governador também usou a palavra para agradecer a homenagem. Na oportunidade, discorreu sobre sua trajetória partidária, desde as atividades sindicais até a conquista dos postos de parlamentar constituinte, primeiro prefeito petista da Capital, governador do Estado, em 1998, e ministro das Cidades do governo Lula, entre outra funções públicas.
O governador Tarso Genro saudou o homenageado e enfatizou a importância de Olívio, “respeitado não somente pela esquerda, mas por todo o campo democrático”. E, em nome do povo gaúcho, agradeceu ao ex-governador com apenas duas palavras: “Muito obrigado”.
O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Postal (PMDB), destacou a pessoa de Olívio Dutra e, em nome do Parlamento, afirmou que o ex-governador orgulha os políticos gaúchos, por ter construído muito pelo Estado e pela nação brasileira. "O senhor dignifica a sociedade gaúcha", resumiu.

Currículo:

Natural de Bossoroca, Olívio de Oliveira Dutra é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS). Em 1961, ingressou no Banrisul como funcionário concursado, epoca em que começou a militar no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, chegando à presidência da entidade em 1975. Como sindicalista, foi um dos líderes da greve geral do funcionalismo público de setembro de 1979, motivo pelo qual foi preso pelo regime militar e perdeu seu mandato sindical.
Em 1980, participou da fundação do Partido Dos Trabalhadores, quando foi presidente estadual até 1986, sendo eleito presidente nacional do partido no ano seguinte. Em 1995, foi eleito novamente presidente do Diretório Estadual do PT, cargo que viria a ocupar mais uma vez em 2005. Em 2011, foi aclamado presidente de honra do PT no RS.
Em 1986, foi eleito deputado federal constituinte. Em 1988, foi o primeiro petista a ser eleito prefeito de Porto Alegre e, igualmente, em 1998, o primeiro integrante do PT a conquistar o governo do Estado. Em 2003, foi nomeado ministro das Cidades pelo presidente Luiz Inácio Lula Da Silva.
Olívio também ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 1983, e, atualmente, cursa especialização em Idiomas na UFRGS. Casado com Judite Dutra, tem dois filhos e um neto.

Presenças:

Estiveram presente, na solenidade, os deputados Edegar Pretto (PT), Jeferson Fernandes (PT), Adão Villaverde (PT), Ana Affonso (PT), Luis Fernando Schmidt (PT), Valdeci Oliveira (PT), Raul Pont (PT), Raul Carrion (PcdoB) e Ronaldo Santini (PTB); os deputados federais Elvino Bohn Gass (PT/RS), Dionilso Marcon (PT/RS), Ronaldo Zülke (PT/RS), Henrique Fontana (PT/RS) e Manuela D’Ávila (PcdoB/RS); a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; o ex-governador Alceu Collares; o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper; o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga; o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Dadeus Grings; o presidente nacional do PT, Rui Falcão; além de secretários de Estado, representantes do Judiciário e Ministério Público, autoridades militares e representantes de autarquias e entidades sindicais, culturais e bancária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...