No papel de Grande Sacerdotisa de Olímpia, a atriz Ino Menegaki, escoltada por outras dez mulheres que representavam as Virgens Vestais, entregou a chama - acesa através de um espelho parabólico - ao campeão olímpico de natação Spyros Yanniotis. A partir deste ato, a tocha olímpica inicia sua trajetória rumo à capital britânica.
A cerimônia de acendimento da tocha dos Jogos de Londres, que serão iniciados no dia 27 de julho, foi acompanhada pelo belga Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), e por Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres, entre outras personalidades.
Após a tradicional dança das ninfas e da cerimônia de acendimento, a grande sacerdotisa entregou a tocha a seu primeiro portador, o campeão olímpico de natação Spyros Yanniotis, que depois passou ao jovem boxeador Alexandro Lukos, um britânico de origem grega de 19 anos.
Passando por cinco lugares arqueológicos, como Acrópole, o fogo olímpico viajará uma semana pela Grécia até chegar ao antigo Estádio Olímpico de Atenas, sede dos primeiros Jogos modernos em 1896, para ser entregue à delegação britânica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário