Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Canoas no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Uma série de atividades realizadas no Calçadão , marcam o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. Nessa data, instituída pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000, entidades que atuam em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a população e autoridades sobre a gravidade desse crimes. Em Canoas, a programação foi organizada pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e da Saúde, com apoio de outras secretarias.
Na abertura, a vice-prefeita Beth Colombo afirmou que o tema tem que ir para a rua, alertando que os abusos sexuais de crianças e adolescentes acontecem diariamente, a maior parte dentro de casa e praticados por parentes próximos. Segundo Beth, cada um deve ser guardião da segurança e da inocência das crianças, engajando-se nas ações de prevenção e denunciando as ocorrências.

A data:

O secretário de Desenvolvimento Social, Ademir Jorge da Silva, explicou o motivo da escolha do dia 18 de maio. Foi quando Aracelli Cabrera Sanches, 8 anos, foi drogada, torturada, estuprada e morta, em Viória (ES), em 1973, por um grupo de jovens de classe média e alta da cidade. Apesar de hediondo, o crime prescreveu impune. O secretário observou que a violação dos direitos das crianças e adolescentes não se restringe à vitima e autor, mas a forma como a sociedade está organizada para enfrentá-la.
Também se manifestaram na ocasião a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Glória Santos Azambuja, e a gestora de Média Complexidade da SMS, Ildgard Godinho.
Durante todo o dia, foram distribuídos panfletos contendo informações sobre os serviços disponíveis na cidade e as formas de identificar possíveis abusos e violência sexual.
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...