Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

BR 116 em Canoas contará com ambulâncias do SAMU a partir desta quarta-feira

Em uma iniciativa inédita na região, a Secretaria de Saúde de Canoas vai manter a partir desta quarta-feira,uma ambulância e duas motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nos horários de pico de movimento na BR 116. A ideia surgiu a partir do alto número de acidentes que ocorrem quase diariamente na rodovia no trecho de Canoas. Das 7h30 às 8h, uma ambulância de suporte básico e as duas motos de pronto atendimento ficarão na Praça do Avião. Das 8h às 8h30, ficam as motolâncias a ambulância sai por meia hora, para troca de plantão. Às 8h30, os três veículos voltam a ficar posicionados no local até às 10h. Já no final da tarde, das 17h30 às 20h, a mesma ambulância e as duas motolâncias permanecerão no local, preparadas para atender os acidentes. De acordo com o secretário de Saúde Leandro dos Santos, o cidadão deve continuar ligando para o número 192 para avisar sobre um acidente. "A diferença é que ao disparar a ambulância ela já estará ali e rapidamente poderá atender os feridos", ressalta. Os horários foram estipulados a partir de dados fornecidos pela Secretaria de Transportes e Mobilidade.
A permanência das ambulâncias no local também dependerá das ocorrências na região. Caso seja necessário, a viatura será deslocada, mas a ideia é que permaneça em tempo integral no ponto. A ambulância de suporte básico é equipada com todos os itens necessários ao atendimento de estabilização da vítima e contém oxigênio e aparelho de ressucitação (desfibrilador externo automático). Já as motolâncias ficam no local justamente para atuarem em um primeiro atendimento, principalmente nos dias de grandes congestionamentos. De acordo com levantamento da Coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, 70 vítimas foram atendidas no trecho de Canoas nos primeiros dois meses do ano. O coordenador do Serviço em Canoas, Gustavo Corrêa, vê como fundamental a iniciativa da Secretaria. "Vamos ter um ganho importante de tempo resposta. No perímetro entre o viaduto da Metrovel até a Estação Niterói, não temos acostamento, por exemplo. Se a ambulância estiver próxima, teremos uma economia de 6 minutos de deslocamento", ressalta.
Fonte :Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...