Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

28.ª Feira do Livro de Canoas: mais atividades e parcerias consolidam 2.ª posição no RS

A ampliação e qualificação das atividades, com mais público e vendas deve consolidar a 28.ª Feira do Livro de Canoas como a segunda maior feira do RS. Ao lado desse crescimento, a redução dos custos de realização também tem sido uma tendência, perseguida pela coordenação do evento.
De acordo com a gestora da Unidade de Livro, Leitura e Literatura da Diretoria de Cidadania Cultural da SMC, Andrea Falkenberg, a ampliação das parcerias com as editoras e distribuidoras vai permitir uma economia de 25% nos custos com passagens, hospedagens e cachês de escritores convidados. "Já confirmamos quatro novas parcerias desse tipo, além da Câmara Riograndense do Livro que já tem presença definida no evento", informa.
Com mais 40 bancas (28 livreiros via edital e bancas institucionais), e mais de 300 atividades confirmadas a feira já se consolida na cidade. O evento tem tido um crescimento expressivo, particularmente nos últimos anos. Em 2008, as vendas chegaram 13.000 livros, saltando para 20.008 em 2009 e 21.144 em 2010. Em termos de público, esse crescimento foi ainda maior - em 2008, 6.400; 2009 - 26.286 e 2010 - 55.726. Em 2011, segundo a avaliação da Câmara Rio-grandense do Livro, a Feira do Livro de Canoas foi considerada a segunda maior do Estado, em número de atividades desenvolvidas.

Valorização regional:

Com o tema "Compartilhe esse mundo", esta 28ª edição da Feira do Livro de Canoas reitera como um de seus traços principais a valorização dos escritores e artistas locais. Esse ano a feira vai ter como tema literário o escritor Simões Lopes Neto, em comemoração ao centenário da primeira publicação de seu livro Contos Gauchescos. O escritor homenageado do evento neste ano vai ser Fabrício Carpintejar, autor de 17 livros. Em 2011, ele foi um dos principais destaques nos Encontros com o Escritor (Foto).

O município de Porto Alegre que completou recentemente os seus 240 anos de emancipação, é a cidade homenageada nesta edição da feira. Já o patrono é o escritor canoense Jairo Luiz de Souza, indicado pela Casa do Poeta de Canoas e pela Associação Canoense de Escritores.

Atrações:

Como em sua edição anterior, novamente a feira vai ter entre seus destaques especiais a "Linha da Leitura". Adesivado com o logotipo da feira, um ônibus vai circular nos dias que antecedem ao evento em diferentes bairros da cidade. O veículo também vai trazer em cada dia uma atração diferente, visando divulgar a programação da Feira nos bairros.
A 28.ª feira do livro de Canoas é uma realização da Prefeitura Municipal de Canoas por meio da Secretaria Municipal de Cultura e conta com o apoio da Câmara Rio-grandense do livro, Associação Canoense de Escritores (ACE), Casa do Poeta e Associação Cultural de Canoas - ASCCAN. As atividades ocorrem diariamente, de segunda à domingo, das 9h às 20h30, no Calçadão e na Praça da Bandeira, Centro da cidade.
Autores e atividades já confirmados: Rosana Rios, Ignácio Loyola Brandão, Cláudia Tajes, Júlio Emílio Braz, Ricardo Azevedo, André Neves, Sérgio Napp, Ninfa Parreiras e Daniel Munduruku.
Eventos já confirmados: 1º Seminário Internacional de Contadores de Histórias, Cine Literário
Oficina de Criatividade, entre outros.

Outras informações podem ser conferidas no blog da 28.ª Feira do Livro de Canoas
http://feiradolivrocanoas.blogspot.com.br/

Fonte: Ronaldo M. Botelho Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...