Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

31 de Outubro - Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas, ou Halloween, tem origem na mitologia celta. No dia 31 de outubro, chegava ao fim o verão nas terras do norte e faziam-se homenagens e festas por boas colheitas.
Há quem acredite que a origem da palavra Halloween venha de hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto na mitologia celta.
Mas a tradição de fantasiar-se vem da lenda de que no dia 31 de outubro as pessoas que haviam morrido no ano anterior voltavam para atormentar os vivos. As fantasias serviam então para assustar e enganar os espíritos.
A festa ficou popular mesmo quando foi levada para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses. A data lá é tão importante que neste dia é feriado e o comércio registra um dos maiores volumes de negócios no ano.
As crianças fantasiam-se de bruxinhos ou monstrinhos e saem de porto em porta dando a senha: Trick or treat? (travessuras ou gostosuras?), e ganham doces, balas e presentes.
No Brasil a data é comemorada com festas e brincadeiras, onde as abóboras iluminadas dão o tom da decoração. Mas, embora seja uma assimilação da festa americana, não tem aqui o mesmo apelo popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...