Faleceu no final da tarde de ontem, na Casa de Saúde de São Leopoldo, o padre Affonso José Birck. Aos 88 anos, 68 deles na Companhia de Jesus, o religioso esteve por mais de duas décadas à frente da Pastoral Universitária da Unisinos.
Nascido em São José do Hortêncio (RS), construiu trajetória profissional em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Salvador antes de se fixar na Unisinos, em 1979, onde ministrou disciplinas sobre ética e, por fim, coordenou a Pastoral Universitária até o ano 2000. No final de sua carreira esteve em Teresina, no Piauí, residindo no Colégio São Francisco de Sales. Desde 2003 exercia atividades apostólicas no Instituto São José, onde também cuidava de sua saúde.
Padre Birck será velado até às 15h de hoje, na Casa de Saúde. Depois, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde será a missa de corpo presente, às 16h30.
O Pe. Afonso José Birck, foi um dos grandes pilares do Movimento Cenáculo de Maria. Por seu esforço, temos o MCM em Canoas, Porto Alegre, Gravataí/Cachoeirinha, Montenegro, Caxias do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Não é somente uma pessoa que se vai. É mais que um amigo, um porto seguro,para tantos Cenantes que com ele conviveram.
Lembro-me que quando o visitava sempre tinha escondidinha a agua de Santo Afonso,temperada com ervas medicinais para esquentar o peito.
Pe.Birck também cultivava e muito a tradição gaucha celebrando a missa crioula.
Que Deus te receba querido amigo e que Maria a mãe do Cenaculo te acolha em seus braços maternais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário