Depois de se tornar o principal parceiro comercial do Brasil, no ano passado, a China inaugura uma nova etapa de sua abertura ao mundo no próximo sábado, com o início da Expo Xangai. De olho no mercado que promete ser em breve o maior do globo, o Brasil também aposta em mostrar seu potencial na maior feira do mundo.
Em vez de servir apenas como plataforma de divulgação cultural, a meta da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é levar delegações de empresários para estimular negócios da China. Ao passar o comando do Ministério das Relações Exteriores para a Apex, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quis mudar o foco e mobilizou 20 órgãos para o evento. O Planalto investiu R$ 70 milhões na organização do pavilhão brasileiro.– Queremos transformar o Brasil em uma plataforma de oportunidades, ampliar a participação dos negócios estrangeiros aqui, especialmente da China – planeja Alessandro Teixeira, presidente da Apex.
Há muito espaço a ser conquistado. O Brasil ocupa o 49º lugar entre os países que mais recebem investimentos diretos da China, mas as exportações para esse destino cresceram mais de 18 vezes na última década.
Fonte:Apex/Br
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