Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Histórico do Forum Social Mundial

A criação do Fórum Social Mundial teve sua origem nas grandes manifestações em Seattle, durante o encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC), em novembro de 1999, e naquelas realizadas em Washington, em 2000, contra as políticas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Milhares de organizações civis, que travavam lutas isoladamente, passaram a se organizar enquanto movimento planetário de resistência à globalização neoliberal e por alternativas de desenvolvimento com justiça social, sustentabilidade e a democracia participativa.
Desde 2001, quando se realizou pela primeira vez em Porto Alegre, com o lema o “outro mundo possível”, o Fórum Social Mundial vem se contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos, que reúne ricos e poderosos do mundo na formulação do “pensamento único” neoliberal. O FSM e o chamado “espírito de Porto Alegre” ganharam o mundo. A escolha da capital gaúcha para a realização do Fórum Social Mundial em quatro edições decorreu da natureza das experiências vividas em terras gaúchas com governos de esquerda.
O Fórum saiu de Porto Alegre para realizar-se nos diferentes continentes (Américas, Europa, África e Ásia) e voltou em 2009  à Belém, na Amazônia brasileira. Passou a se realizar não apenas como evento mundial, mas também através de fóruns continentais, nacionais, locais e temáticos. Esta rica trajetória exige agora uma reflexão mais sistemática para avaliações e projeções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...