Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Celebrado dia de Oxossi

Hoje a tarde  o Parque Esportivo Eduardo Gomes, em Canoas, sediou a comemoração do 5º ano do Dia Municipal de Oxóssi e Zélio F. Moraes. Um evento realizado pela Coordenadoria Municipal das Diversidades, em parceria com a Associação do Movimento de Ação Afro-Umbandista pela União dos Axés (Uniaxés) e a Federação Afro-umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (FAUERS), em homenagem a umbanda. O público lotou o local e pode acompanhar de perto, os sorteios, shows de música (como o Canta Brasil), dança, teatro, capoeira, entre outros.
Oxóssi (Òsóòsi) trata-se de um Orixá da Umbanda. Orixás não são Deuses como muitas pessoas podem conceber em outras religiões, mas sim Divindades criadas por um único Deus: Olorun (dentro da corrente Nagô) ou Zamby (dentro da corrente Bantu e das correntes sincréticas). Oxossi é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam. É o orixá da fartura e da riqueza. Atualmente, o culto a Oxóssi está praticamente esquecido na África, mas é bastante difundido no Brasil, e em outras partes da América onde a cultura iorubá prevaleceu.
Na história da humanidade, Oxóssi cumpre um papel civilizador importante, pois na condição de caçador representa as formas mais arcaicas de sobrevivência humana, a própria busca incessante do homem por mecanismos que lhe possibilitem se sobressair no espaço da natureza e impor a sua marca no mundo desconhecido.
Astúcia, inteligência e cautela são os atributos de Oxóssi, pois, como revela a sua história, esse caçador possui uma única flecha, por tanto, não pode errar a presa, e jamais erra. Oxóssi é o melhor naquilo que faz, está permanentemente em busca da perfeição. Sua rebeldia é algo latente na história, pois foi desobedecendo às interdições que Oxóssi se tornou orixá. Tal como Xangô, Oxóssi é um orixá avesso à morte, porque é expressão da vida. A Oxóssi não importa o quanto se viva, desde que se viva intensamente.
Já o Coordenador de Diversidades Paulo Rogério Ambieda, o Paulinho D´Odé, fez questão de declarar seu orgulho em ser afro-umbandista. “É a religião mais cultuada, mais freqüentada e menos assumida, mais isso será diferente, daqui pra frente”, afirmou. Segundo ele, esta sendo estudada a implantação de um santuário afro-umbandista em Canoas, e ainda citou um pensamento de Mahatma Gandhi: “As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?”.
No Brasil, alguns autores alegam que a Umbanda iniciou-se com a mediunidade do não menos famoso médium Zélio Fernandes de Moraes, no início do século XX. Outros, dizem que a Umbanda nasceu com a vinda dos negros africanos escravizados pelos brancos, que trouxeram suas crenças, suas mitologias e seus orixás.
Importante resaltar a presença tambem no evento de um frei com seu hábito religioso caracteristico e do ir. marista Idenir Cecchim.
A celebração finalizou com a gira onde pais e filhos de santos receberam as suas entidades e atenderam aos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...