Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Secretário Municipal de Segurança Pública

O prefeito eleito de Canoas, Luiz Carlos Busato  anunciou hoje durante a reunião almoço Tá na  Mesa da Federasul o coordenador da bancada do PTB na Assembleia Legislativa e delegado de Polícia Civil, Randolfo Vieira Jr., como o seu futuro secretário de Segurança Pública.


Prefeitos eleitos buscam austeridade na gestão para entregar serviços essenciais

Manter a austeridade e a transparência na gestão das contas públicas é o desafio comum aos prefeitos eleitos em três das maiores cidades do Rio Grande do Sul. Luiz Carlos Busato, de Canoas, Paula Marcarenhas, de Pelotas e Jorge Pozzobom, de Santa Maria, que estiveram  hoje no “Tá na Mesa” da Federasul, apresentaram caminhos diferentes e adaptadas à realidade de cada região, demonstraram preocupação de entregar à população das suas cidades os serviços essenciais. Priorizar a qualificação da saúde, educação e a segurança fazem parte da estratégia de cada um para alavancar o desenvolvimento econômico dos seus municípios. Eles também reconhecem que foram eleitos por causa deste discurso.
Bem sucedidos nas urnas, eles agora se envolvem na estruturação dos futuros governos que iniciam em 1º de janeiro. Com a visão alinhada de que são nas cidades que as pessoas vivem, os três defendem a ideia de que uma fatia maior na repartição de recursos deve chegar aos cofres municipais e acreditam que um novo Pacto Federativo deve ser defendido por toda a sociedade brasileira. “Sabemos que essa conquista não vai ser para os nossos mandatos. Temos que mobilizar os cidadãos e fazer com que todos compreendem a importância da mudança”, ponderou Paula.

Enxugamento :

Enquanto ela quer continuidade na administração do prefeito Eduardo Leite, que chega ao final do mandato com mais de 70% de aprovação, Pozzobom promete redução de secretarias para dar fôlego à gestão dos R$ 648 milhões orçados para 2017. Busato também vai enxugar a máquina pública e cortar 30% dos Cargos Comissionados, além disso aproveitou o público presente na Federasul para anunciar o coordenador da bancada do PTB na Assembleia Legislativa e delegado de Polícia Civil, Randolfo Vieira Jr., como o seu futuro secretário de Segurança Pública.

Para a principal cidade da Costa Doce, a prefeita eleita tem uma série de Arranjos Produtivos Locais elencados que vão desde novas perspectivas para o agronegócio, passam pela construção civil e pelo incentivo à produção de medicamentos para chegar à idealização de um parque tecnológico que busque soluções inovadoras para a cidade. “Vivemos em uma sociedade conectada que domina a informação e o setor público não consegue andar na mesma velocidade. Precisamos rever a burocratização e os entraves legais”, sugeriu.

Austeridade :

Pozzobom adiantou que a prioridade é manter a responsabilidade fiscal e que seu governo vai estar estruturado no foco, no planejamento e na coragem e determinação para executar as medidas necessárias para garantir saúde e segurança à população. “Vou atuar com respeito ao dinheiro público para manter a austeridade das contas públicas e promover o desenvolvimento econômico da cidade”, disse o prefeito eleito.
Fazer mais com menos recursos é o discurso adotado pelo Deputado Federal e futuro prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato. Entre as prioridades estão a realização de uma licitação transparente no transporte público com a previsão de um novo plano de mobilidade que inclua estudo para a implantação do Bus Rapid Transit (BRT). “Não acredito que o aeromóvel seja a solução para Canoas”, disse ele que também quer implantar a macrodrenagem, ampliar as vagas na educação infantil, além de reduzir a máquina pública.

Feriados em 2017

• 1º de janeiro: Confraternização Universal (domingo)
• 27 e 28 de fevereiro: Carnaval (segunda e terça)
• 1º de março: Cinzas (quarta até às 14h) 
• 14 de abril: Paixão de Cristo (sexta-feira)
• 21 de abril: Tiradentes (sexta-feira)
• 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (segunda)
• 15 de junho: Corpus Christi (quinta-feira)
• 7 de setembro: Independência do Brasil (quinta-feira)
• 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quinta-feira)
• 28 de outubro: Dia do Servidor Público (sábado)
• 2 de novembro: Finados (quinta-feira)
• 15 de novembro: Proclamação da República (quarta-feira)

• 25 de dezembro: Natal (segunda-feira)

Secretários do governo Busato e Gisele

São estes os nomes do secretariado do governo de Luiz Carlos Busato (PTB) e Gisele Uequed (Rede): Luiz Roberto Steinmetz, mais conhecido como Beto Steinmetz, será o Secretário de Governo. Na Fazenda, João Carlos Almeida dos Santos. Francisco De Paula Figueiredo será o Procurador-Geral e Airton Souza ,o responsável pelas Relações Institucionais. Na Educação José de Jesus D’Ávila, professor concursado e atualmente diretor na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Thiago Wurt. Para a Cultura, o escolhido foi o empresário Mauri Grando, conhecido por atuar na rádio Cidade, do grupo RBS.

FENAJ e Sindicatos homenageiam vítimas de acidente aéreo

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Município do Rio de Janeiro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Santa Catarina lamentam profundamente o acidente aéreo ocorrido na madrugada desta terça-feira (29/11), na Colômbia, que provocou, segundo as autoridades colombianas, a morte de 75 pessoas, entre elas 21 profissionais de imprensa brasileiros, a maioria com a atuação no Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
O avião da empresa aérea Lamia transportava a delegação do time Chapecoense, que disputaria, amanhã, a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, em Medellin.  Com 81 pessoas, a aeronave caiu a cerca de 30 quilômetros do aeroporto da cidade. Seis pessoas sobreviveram, entre elas o jornalista Rafael Valmorbida Henzel, da Rádio Oeste Capital, de Chapecó.
A tragédia vitimou fatalmente profissionais de  jornalismo esportivo de jornais, emissoras de rádio e de televisão que fariam a cobertura jornalística da disputa. A FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Santa Catarina prestam sua homenagem póstuma a esses profissionais e expressam sua solidariedade aos familiares e amigos de todos os atingidos nesse momento de dor.
Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Município do Rio de Janeiro
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Santa Catarina
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul
29 de novembro de 2016


Divulgada lista de passageiros de voo da Chapecoense

A Aviação Civil da Colômbia publicou em sua página no Facebook a lista de todos os passageiros que estavam no voo da Lamia CP 2933, que vitimou 76 pessoas.De acordo com o órgão, foram resgatados pelos menos seis sobreviventes, sendo dois tripulantes, três jogadores e um jornalista. 
Jogadores e equipe:
Alan Luciano Ruschel
Ananias Eloi Castro Monteiro
Arthur Brasiliano Maia
Bruno Rangel Domingues
Ailton Cesar Junior Alves da Silva
Cleber Santana Loureiro
Marcos Danilo Padilha
Dener Assunção Braz
Filipe José Machado
Jakson Ragnar Follmann
José Gildeixon Clemente de Paiva
Guilherme Gimenez de Souza
Everton Kempes dos S. Gonçalves
Lucas Gomes da Silva
Matheus Bitencourt da Silva
Helio Hermito Zampier Neto
Sergio Manoel Barbosa dos Santos
Willian Thiego de Jesus
Tiago da Rocha Vieira Alves
Josimar Rosado da Silva Tavares
Marcelo Augusto Mathias da Silva
Mateus Lucena dos Santos
Luiz Carlos Saroli
Eduardo de Castro Filho
Anderson Rodrigues Paixão Araújo
Anderson Roberto Martins
Marcio Bestene Koury
Rafael Correa Gobatto
Luiz Cezar Martins Cunha
Luiz Felipe Grohs
Segio Luis Ferreira de Jesus
Anderson Donizette Lucas
Adriano Wulff Bitencourt
Cleberson Fernando da Silva
Emersson Fabio Di Domenico
Eduardo Luiz Preuss
Mauro Luiz Stumpf
Sandro Luiz Pallaoro
Nilson Folle Junior
Decio Sebastião Burtet Filho
Jandir Bordignon
Gilberto Pace Thomas
Mauro Dal Bello
Edir Félix de Marco
Daví Barela Dávi
Ricardo Phillippi Porto
Delfim Pádua Peixoto Filho
Jornalistas:
Victorino Miranda - FOX
Rodrigo Santana Gonçalves - FOX
Devair Paschoalon - FOX
Lilacio Pereira Junior - FOX
Paulo Julio Moraes Clement - FOX
Mario Sergio Pontes de Paiva - FOX
Guilherme Marques - Globo
Ari de Araújo Junior - Globo
Guilherme Laars - Globo
Giovane Klein Victória - RBS
Bruno Mauri da Silva - RBS
Djalma Araújo Neto - RBS
Adré Luis Goulart Podiacki - RBS
Laion Machado Espíndola - GE
Rafael Henzel Valmorbida - rádio FM
Renan Carlos Agnolin - rádio FM
Fernando Schardong - rádio AM
Edson Luiz Ebeliny - rádio AM
Gelson Galiotto - rádio AM
Douglas Dorneles - rádio AM
Jacir Biavatti - rádio FM
Tripulação:
Miguel Quiroga
Ovar Goytia
Sisy Arias
Romel Vacaflores
Ximena Suarez
Alex Quispe
Gustavo Encina
Erwin Tumiri

Angel Lugo

CBF adia final da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou o adiamento da final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético-MG, em função do acidente com a delegação da Chapecoense.
O jogo entre o Tricolor e o Galo estava marcado para amanhã, às 21h45min, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A CBF remarcou a partida decisiva para o próximo dia 7.

Avião com jogadores da Chapecoense, cai na Colômbia

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente nesta madrugada.  O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com destino a Medellín.
Segundo as autoridades colombianas, a aeronave levaria 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.
Conforme a imprensa local, a aeronave  perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.
O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de La Ceja e La Unión.
O diretor da Aeronáutica Civil, Alfredo Bocanegra, explicou à Rádio Nacional da Colômbia que, embora chovesse e houvesse neblina na região, o aeroporto de Rionegro estava operando normalmente. Segundo ele, aparentemente foram falhas elétricas que causaram o acidente. O piloto relatou problemas à torre de controle do aeroporto de Santa Cruz, na Bolívia.
Mais cedo, a imprensa colombiana chegou a cogitar como causa a falta de combustível, mas também informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.
A tragédia resultou em 77 mortes.


8ª Parada Livre de Canoas

A Parada Livre de Canoas chega à sua 8ª edição. Este ano, o show principal é da DJ Letícia Sartoretto, destaque na música eletrônica e considerada a DJ preferida pelo público gaúcho. A ela, somam-se mais 50 atrações com performances culturais de artistas da cidade e de outros municípios, grupos de dança, transformistas e dancers que tomarão o Parcão no dia 4 de dezembro, das 15 às 22 horas, com entrada franca.
“Abraça. O preconceito afasta,o amor une” é o tema deste ano que busca dar um fim ao preconceito contra homossexuais. “O abraço é um gesto universal de afeto, independente da orientação sexual, quebrando qualquer mal-estar ou aversão. Além de casais homo, o abraço de casal hétero, de pais e filhos, de irmãos, irmãs e amigos também faz parte dessa campanha”, explica o coordenador municipal de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Fábulo Nascimento da Rosa.

Fidel Castro morre aos 90 anos

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro morreu aos 90 anos de idade, informou seu irmão, o atual mandatário do país, Raúl Castro, em um discurso transmitido pela televisão estatal.
O líder histórico da Revolução Cubana faleceu na noite de sexta-feira, às 22h29 (hora local), e seu corpo será cremado "atendendo sua vontade expressa", explicou Raúl Castro, visivelmente emocionado.
O presidente cubano afirmou que, nas próximas horas, será anunciado como acontecerá o funeral de Fidel Castro. 

Ratos Brancos invadem a Redenção

Ratos brancos têm chamado a atenção de frequentadores do Parque Farroupilha, a Redenção. Os animais costumam surgir nas proximidades do auditório Araújo Vianna. Os ratos são da espécie Wistar, utilizada em testes de laboratório e também vendida em agropecuárias como bichos de estimação.
Ninguém sabe explicar como eles apareceram no parque. Alguns frequentadores dizem que veem os ratos há mais de um ano.
A presidente da comissão de saúde pública do Conselho de Veterinária foi ao local e ficou preocupada com o que viu, não é comum vê-los durante o dia. A prioridade é saber como os ratos chegaram até o parque. A especialista alerta que a população deve evitar o contato com os ratos.
“Se eles vêm de biotérios, eles poderiam estar sendo usados para algum experimento. As pessoas devem evitar entrar em contato com esses animais, porque não se sabe para quais experimentos estavam sendo usados. Tem todo o risco de entrar em contato com algumas doenças, alguns vírus, bactérias, que a gente não tem o contato no meio ambiente normal. O ideal é que a população não entre em contato com esses animais”. Procurada, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) informou que possui um controle rigoroso dos animais que ficam nos laboratórios do campus próximo ao Parque da Redenção, e que não deu falta de nenhum rato.

Funcionando parcialmente

A empresa esta utilizando trens acoplados para melhor atender a demanda de usuários a partir das 17h30, quando as estações foram reabertas ao público. 
O intervalo dos trens será de 10 minutos, até às 20h30, quando o serviço volta a ser interrompido.

Papa Francisco faz duras críticas ao clero

Ao discursar, hoje no Vaticano, para delegações de jesuítas de todo o mundo, o papa Francisco criticou o sacerdócio. "O clericalismo é rico. E se não é rico de dinheiro, o é de soberba", afirmou o sumo pontífice. O discurso se deu durante evento da 36ª Congregação dos Jesuítas.

Metroviários em greve amanhã

Metroviários paralisarão amanhã. Os trens não devem circular durante todo dia, incluindo os horários de pico.
Segundo o Sindimetrô/RS, a manifestação é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos públicos por 20 anos. O grupo também protesta contra "as anunciadas reformas da previdência e da legislação trabalhista".


Concluída a revitalização do Centro de Canoas

A entrega da reforma e ampliação da Praça da Bíblia, a readequação do passeio e da pavimentação da Rua Tiradentes, ocorrida hoje, completou as obras de revitalização do Centro da cidade. A praça, localizada na esquina da Rua Tiradentes com Avenida Getúlio Vargas, ganhou novos passeios com acessibilidade, banheiros públicos, mobiliário urbano, ajardinamento, iluminação diferenciada, câmeras de monitoramento e arborização.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Jairo Jorge destacou que esta obra completa um novo conceito de espaço público na região central da cidade. "Espaços de lazer, de livre circulação de pessoas, mais arborizado, revitalizado, mais segurança e acessibilidade, tornando mais bonita, mais aconchegante a nossa cidade. No caso da Praça da Bíblia, proporcionar uma estrutura de bancas com telhado verde para os novos empreendedores populares e a própria economia solidária". disse o prefeito. 
A cobertura de concreto das 31 bancas de comércio popular e da banca de revista foi impermeabilizada e recebeu telhado ecológico, com o plantio de espécies adequadas para proporcionar mais conforto térmico. As bancas estão distribuídas em dez lojas para Economia Solidária, 13 já existentes, e 7 escolhidas por meio de sorteio pública, e uma revistaria.

Histórico :


Localizada entre a Rua Tiradentes e a Avenida Getúlio Vargas de Canoas, a praça recebeu  esse nome por abrigar o Monumento à Bíblia, inaugurado em 1979, em virtude da passagem do Dia Mundial da Bíblia, comemorado no segundo domingo de dezembro. A estrutura original foi trocada por outra, também alusiva ao livro sagrado, em 2005. Atualmente, o espaço público é utilizado para pontos de venda de comércio popular.

Reforço da Força Nacional de Segurança chega ao RS

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, recepcionou os 37 reforços da Força Nacional de Segurança, que chegaram  hoje ao Estado. Os novos agentes irão reforçar os efetivos da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Exército vai reforçar a segurança no Parque Farroupilha

Nos próximos dias os frequentadores do Parque Farroupilha, a Redenção, localizada na região central de Porto Alegre, vão ganhar reforço na segurança. Uma parceria entre o Governo do Rio Grande do Sul, Exército Brasileiro e Prefeitura da Capital para tentar coibir a criminalidade começa a ser detalhada hoje. A experiência já obteve êxito na zona sul, segundo informou o secretário Estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, no “Tá na Mesa” da Federasul, ao adiantar que a medida deve ser multiplicada para as demais regiões do Estado com a intenção de garantir a lei e manter a ordem.
A definição de detalhes da primeira parceria neste modelo faz parte da pauta da reunião do secretário da Segurança com representantes do Exército de Porto Alegre e Região Metropolitana e também com o prefeito José Fortunati. “Além de ampliar a sensação de segurança é uma oportunidade para os militares serem treinados”, explicou Schirmer ao dizer que a ideia inicial é aproveitar o efetivo da Escola Militar para a atuação conjunta com a Brigada Militar.
Os militares ainda estão sendo mobilizados para a recuperação do Instituto Penal Feminino, na zona leste de Porto Alegre, que até o final do ano deve estar adaptado para servir como Centro de Triagem com capacidade para abrigar 96 presos. “No mesmo local, uma outra estrutura com a mesma finalidade vai ser construída no prazo de 180 dias. Estamos trabalhando para realizar a licitação”, frisou o secretário ao destacar que também fazem parte das medidas emergenciais a construção de espaços com estrutura de monoblocos, a utilização de contêineres e de um ônibus cela que devem acomodar as pessoas (o Trovão Azul, que ficará na sede da Academia de Polícia  já chegou de Uruguaiana, na capital gaúcha).
 O número total de presidiários no RS está em torno de 35 mil e para garantir novas estruturas alguns itens básicos como sistema de esgoto e acesso dos Presídios de Canoas e de Guaíba estão sendo organizados para receber a população a partir de julho de 2017. “Já manifestamos a nossa intenção de receber também um presídio Federal no Estado que ganhou o apoio do Ministério Público”, lembrou Schirmer.

Pacote de Medidas :

Ao final do “Tá na Mesa”, o secretário da Segurança dividiu o palco com a presidente da Federasul, Simone Leite e com o secretário Geral de Governo, Carlos Burigo e reafirmou a coragem do governador José Ivo Sartori em encaminhar o Pacote de Medidas para a Assembleia Legislativa do RS. “O poder público faliu em todos os níveis”, afirmou ele ao dizer que chegou ao fim as gestões burocráticas, perdulárias e inoperantes que durante anos estiveram mergulhadas no desperdício dos recursos públicos e na corrupção. “Estamos em busca de um Estado vigoroso, forte que volte a ser vanguardista, pioneiro e inovador e que tenha futuro”, finalizou Schirmer.   



Cidade terá em breve sistema de videomonitoramento

O sistema de câmeras de videomonitoramento para a cidade de Nova Santa Rita começará a ser implantado na próxima semana. A informação foi repassada pela empresa responsável pelos trabalhos em reunião com a Prefeita Margarete Simon Ferretti e o secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Rodrigo Batistella, na manhã desta quarta-feira, 23. Serão instalados os 10 postes em diferentes pontos onde serão instaladas as câmeras de alta definição e paralelamente, montadas as estruturas para o recebimento e monitoramento das imagens.
A previsão de entrega do sistema pronto é para a 2ª quinzena de Dezembro próximo, conforme prognóstico da empresa. 
A instalação do sistema de videomonitoramento irá prover o cercamento eletrônico da cidade, pois das câmeras, em locais estratégicos, algumas terão sistema identificador de placas de veículos, ferramenta importante para coibir roubos e irregularidades.

De acordo com o secretário Rodrigo Batistella, a instalação do videomonitoramento é resultado do esforço da administração em contribuir em ações voltadas à segurança. “Estamos, dentro de nossas possibilidades legais, com o apoio de parcerias e integração institucional, trabalhando em parceria com os órgãos de segurança para a tranquilidade de nossa cidade”, falou.


Fonte:Assessoria de Imprensa /Prefeitura de Nova Santa Rita 

Concerto e missa na noite de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças será celebrado amanhã, com uma missa solene e concerto de música na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga (Rua Cônego Leão Hartmann, 82). A realização é da Paróquia de São Luiz, em conjunto com a Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Integração Institucional.
A comunidade canoense está convidada a assistir o concerto da Banda da Base Aérea de Canoas, às 19h30, seguido de missa solene, às 20h.

O Dia de Ação de Graças é comemorado sempre na última quinta-feira do mês de novembro. É o momento de agradecer por todas as graças recebidas ao longo do ano.

Fonte :Secom/PMC

“Um novo Estado, um novo futuro”

O governador José Ivo Sartori (PMDB) anunciou  hoje uma série de medidas com o objetivo de "enfrentar a calamidade financeira do Rio Grande do Sul". São quase 40 medidas para tentar reverter, a médio e longo prazo, o cenário de déficits públicos sucessivos das últimas décadas.
As medidas, somadas às iniciativas já implementadas – como a redução de despesas, a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual e a adoção do regime de Previdência Complementar – somam-se aos esforços que vêm sendo feitos desde 2015 para buscar a sustentabilidade das contas públicas.
Entre as propostas estão a fusão de secretarias, reduzindo-as para 16, a extinção de nove fundações e a adequação de estruturas que precisam ser mais enxutas e modernas para atender à população. 
A nova estrutura foi elaborada após estudo sobre as atribuições de cada pasta, funções duplicadas e lacunas existentes. Haverá fusões de secretarias e extinção de fundações e companhias. O Estado terá 17 secretarias (quatro passarão por fusões), em vez das 20 atuais. No início de 2015, eram 29. 
SECRETARIAS
FUSÕES:
Secretaria Geral de Governo + Secretaria de Planejamento = SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GOVERNANÇA E GESTÃO

Secretaria da Justiça e Direitos Humanos + Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social = SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E JUSTIÇA
Secretaria do Turismo, Esporte Lazer + Secretaria da Cultura = SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO E ESPORTE
SEM ALTERAÇÃO:
CASA CIVIL
SEAPI – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação
SECOM – Secretaria de Comunicação
SDR – Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo
SEDUC – Secretaria de Educação
SEFAZ – Secretaria da Fazenda
SEMA – Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
SMARH – Secretaria da Modernização Administrativa e Recursos Humanos
SES – Secretaria Estadual da Saúde
SDECT – Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento
SME – Secretaria de Minas e Energia
SOP – Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação
SSP – Secretaria da Segurança Pública
ST – Secretaria dos Transportes

FUNDAÇÕES:
Das 19 fundações, nove serão extintas, e as atividades e serviços essenciais serão absorvidos pelas secretarias. Os servidores celetistas serão exonerados mediante indenização de todos os seus direitos trabalhistas. Cargos em Comissão (CCs) e terceirizados poderão ser absorvidos pela administração direta ou dispensados.
Serão extintas:
CIENTEC – Fundação de Ciência e Tecnologia
FCP – TVE – Fundação Cultural Piratini
FDRH – Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos
FEE – Fundação de Economia e Estatística
FEPAGRO – Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
FEPPS – Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde
FIGTF – Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore
FZB – Fundação de Zoobotânica
METROPLAN – Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional

Serão mantidas:
FADERS – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul
FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul
FASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo
FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental
FGTAS – Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social
FOSPA – Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
FPE – Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul
FTSP – Fundação Theatro São Pedro
FUNDAÇÃO LIBERATO
UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

AUTARQUIAS :
O Estado conta com sete autarquias nas áreas de Desenvolvimento (2), Regulação (1), Social (1) e Infraestrutura e Logística (3).
Serão mantidas:
AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS
Detran/ RS – Departamento Estadual de Trânsito do RS
IRGA – Instituto Rio-grandense do Arroz
IPERGS – Instituto de Previdência do Estado do RS
SUPRG – Superintendência do Porto do Rio Grande


Serão modificadas:
AGDI – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento

Será extinta:
SPH – Superintendência de Portos e Hidrovias

.COMPANHIAS:
O redesenho organizacional prevê a extinção de uma companhia, a manutenção de outras seis e a federalização ou privatização de quatro unidades.
Será extinta:
Corag – Companhia Riograndense de Artes Gráficas
Serão mantidas:
Badesul – BADESUL Desenvolvimento – Agência de fomento/RS
Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul
BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
Corsan – Companhia Rio-grandense de Saneamento
EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias
Procergs – Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul
Poderão ser privatizadas ou federalizadas:
CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica
CESA – Companhia Estadual de Silos e Armazéns
CRM – Companhia Rio-grandense de Mineração
Sulgás – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul



Jairo Jorge no PDT,confirmado pelo presidente da sigla Pompeo de Mattos


O presidente estadual do PDT, Pompeo de Mattos, confirmou o ingresso do prefeito Jairo Jorge no quadro do partido. Com uma foto, postada na sexta-feira, em sua conta do Twitter, o presidente diz que a oficialização será no dia 5 de dezembro, na reunião do Diretório Estadual.

Procon orienta clientes sobre Black Friday

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, por meio do Procon Municipal alerta os consumidores sobre seus direitos e cuidados que devem adotar ao realizarem compras no chamada Black Friday - promoção de fim de ano, em que o comércio realiza vendas com descontos especiais.
O Procon sugere que, antes de fazer compras online, o consumidor deve comparar preços e verificar a idoneidade da empresa. O Decreto 7.962/2013 determina que as empresas devem sempre informar no seu site sua Razão Social, CNPJ, telefone de contato e endereço.
Dicas Procon/Canoas para compras na Black Friday:

- Não compre por impulso: verifique a real necessidade daquilo que está comprando e se cabe em seu orçamento;
- Pesquise: verifique os preços em diversas empresas (sites na internet e lojas físicas) para buscar o melhor preço, mesmo em época de liquidação, assegurando desta forma que não se tornará vítima de falsas ofertas;
- Guarde todos os documentos referentes a pedidos, nota fiscal e anúncios;
- O consumidor poderá cancelar a compra no prazo de  sete dias úteis, quando esta ocorrer fora de estabelecimento comercial.

Fonte: Secom/PMC



Prefeitura de Canoas abre inscrição para creches e pré-escola

Iniciam-se à zero hora da próxima terça-feira (22) as inscrições para vagas nas escolas de Educação Infantil da rede municipal de Canoas. Pais ou responsáveis interessados podem inscrever seus filhos até às 23h59 do dia 16 de dezembro. Quem não tem acesso à internet poderá fazer a inscrição na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), Central de Vagas na Secretaria Municipal de Educação ou nas cinco subprefeituras .
Para as creches, serão aceitas crianças de zero aos três anos e 11 meses, completados até o dia 31 de março de 2017. Para a pré-escola (Jardim I e II), a faixa etária é dos 4 anos aos 5 anos e 11 meses, também na mesma data.


Documentos :

Para a inscrição são necessários os seguintes documentos: CPF, comprovante de residência, documento de identidade do responsável legal, nome completo da mãe da criança com a respectiva data de nascimento.

Atualização de cadastro:


Os editais com as informações foram publicados nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial do Município. A Secretaria Municipal de Educação alerta que, mesmo aqueles que já se inscreveram em anos anteriores e que não foram chamados, devem atualizar seu cadastro, obrigatoriamente.

A lista contendo as inscrições homologadas será divulgada no Diário Oficial do Município (www.canoas.rs.gov.br), no dia 27 de dezembro de 2016, na CAC, e nos murais das Subprefeituras e Central de Vagas. O sorteio público para as creches municipais será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2017, na Secretaria Municipal de Educação. Para a pré-escola , os inscritos serão chamados pela ordem de inscrição.
Endereços dos locais para inscrição:

CAC- Central de Atendimento ao Cidadão
Rua Ipiranga, 120
Horário de atendimento: 9h às 17h
Telefone: 0800 51011234

Central de Vagas
Rua Monte Castelo, 340
Horário de atendimento: 8h às 12h e das 13h às 17h

Endereços das subprefeituras
Região Central 
Rua Domingos Martins, 290 - telefone 3428 3327
Região Nordeste 
Rua Alexandre de Gusmão, 2080 - telefone 3465 4433
Região Noroeste
Rua Candelária, 441 - telefone 3466 1660
Região Sudeste
Rua Marechal Rondon, 100 - telefone 3475 2525
Região Sudoeste
Rua Edgar Fritz Müller, 430 - telefone 3472 0454


Todas as subprefeituras funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17
Fonte:Secom/PMC

Rota das Missões Jesuíticas

Uma das mais emocionantes histórias da humanidade ocorreu nas fronteiras do MERCOSUL. Área hoje formada pelas divisas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Entre os anos 1609 e 1768 Padres Jesuítas e índios Guaranis construíram um novo caminho para a humanidade. Inicialmente fundaram sua Província Modelo com cerca de 30 Reduções nas Regiões do Tape (RS), Itatim (MS) e Guairá (PR), as quais foram atacadas pelos bandeirantes na tentativa de levar os índios como escravos, sendo que milhares deles acabaram nas lavouras de São Paulo.
Após vários ataques migraram para a região entre o Rio Uruguai e o Rio Paraná. Em 1639 o Padre Montoya foi a Madri, conseguindo a autorização para o uso de armas de fogo o que levou a única grande vitória guarani frente às tropas paulistas na Batalha de M’bororé em 1641. Deste momento em diante, passou-se mais de 100 anos de tranqüilidade, onde o projeto pôde crescer. Para onde hoje é o Rio Grande do Sul retornaram a partir de 1682.
Este novo modelo fazia com que as ferramentas e os meios de produção, em vez de pertencerem a particulares, eram propriedade coletiva; as classes e o Estado foram abolidos. Os trabalhadores da indústria e da agricultura formaram uma associação livre de trabalhadores que se administrou economicamente. A economia local organizada, segundo um plano, baseou-se numa técnica aperfeiçoada, tanto na indústria como na agricultura. Não houve oposição entre a cidade e o campo, entre a indústria e a agricultura. Os produtores foram repartidos segundo a regra “De cada um, segundo suas capacidades, para cada um, segundo as suas necessidades”. A ciência e as artes foram colocadas em condições suficientemente favoráveis para chegarem a seu pleno florescimento. A personalidade dos guaranis isenta de preocupações da existência cotidiana e da necessidade de comprazer aos poderosos deste mundo, acabaram realmente livres.
O Padre Lugon, em seu livro, disse que foi a mais original das sociedades realizadas. Paul Lafargue, em conjunto com Bernstein, Kautski, Plechanov explica que o projeto constituiu um das experiências mais extraordinárias, que jamais tiveram lugar.  Também Charlevoix e Muratori reconheceram-na como um modelo sem precedentes de sociedade cristã. A revista Lês Lettres Edificantes et Curieuses, dirigida pelos jesuítas, comparava os guaranis aos primeiros cristãos e descrevia suas comunidades como a realização ideal do cristianismo. Voltaire afirmou que o projeto Jesuítico-Guarani foi um “triunfo da humanidade”. O Abade Carbonel chamou de “coletivismo espontâneo”. Pablo Hernandez na Organización Social de lãs Doctrinas Guaranies, escreve que o maravilhoso surge a cada passo. O filósofo Rayal escreveu: Aí se observavam as leis, reinava uma civilidade exata, os costumes eram puros, uma fraternidade feliz unia os corações, todas as artes de necessidade estavam aperfeiçoadas. A abundância era ai universal. Teve a graça das crianças, uma pureza repleta de candura. O mundo novo que estamos procurando realizar não pode menosprezar a lição fornecida.
Dois padres cuidavam da vida religiosa e temporal de mais de dois mil índios em cada redução, naquela fase inicial. Assim que uma tribo aceitava renunciar à vida nômade e se descobria uma localização favorável, era preciso construir, semear, comprar gado. Os padres expunham-se pessoalmente, labutando duro.
Com o deslocamento das reduções e a conseqüente exploração dos ervais, madeiras preciosas e estâncias, ocorreu o desenvolvimento. A localização final ficou estabelecida com oito reduções onde hoje está o Paraguai, 15 na Argentina, nas Províncias de Misiones e Corrientes e finalmente Sete do lado brasileiro, no noroeste do Rio Grande do Sul, onde hoje chamamos de Região das Missões. O número de habitantes chegou a quase 150.000.
Pelas eleições escolhiam seus alcaides, fiscais e outros ministros, e por este exercício adquiriram um sentimento de autonomia nacional e de responsabilidade em face do bem comum. Elegiam-se também chefes de setores “escolhidos entre os mais fervorosos cristãos”. O comércio exterior era também responsabilidade da confederação. As mais belas tradições de ajuda mútua e de amizade reinavam entre as diversas reduções e as diversas regiões. Os guaranis não eram desviados do mal pelo medo de punições, mas atraídos pelo bem em razão do ambiente social, pelo exemplo de todos e pela emulação.
Quanto à agricultura os índios tiveram que abandonar a vida nômade para se fixarem às reduções, as condições do território eram de excelentes terras. O clima era saudável. Canais de irrigação levavam a água aos campos. Cada redução tinha no mínimo oito imensas hortas comunais, os pomares estavam povoados de frutas.  Foram concebidas e fabricadas as ferramentas necessárias. Muito rapidamente, as reduções constituíram o conjunto agrícola mais completo e melhor organizado da América.  Quanto à pecuária só São Miguel abatia 40 rezes por dia para o consumo dos habitantes. Charlevoix assegura que o mérito do êxito alcançado cabia aos guaranis, como aos missionários da Companhia.
Quanto à introdução da indústria, foi muito mais difícil que a da agricultura. No princípio produziram vestuário, habitação, ferramentas agrícolas e transportes, as forjas e fundições vieram depois e tiveram muito sucesso. Todas as profissões artesanais tinham sido introduzidas e prosperavam. Fabricavam relógios, clarinetes, trompetes e tantos outros como nas melhores fábricas da Europa. A primeira oficina de impressão da Prata foi da República Guarani. Triunfaram em todas as artes. Montesquieu diz que o Estado Guarani foi o único estado industrial daquele período na América do Sul. Fundiram o ferro a partir das rochas encontradas na região e chegaram à siderurgia do aço.
Nas artes o Barroco fez-se pleno, mostravam-se sensíveis e acessíveis, possuíam naturalmente ouvido apurado e um singular gosto pela harmonia, aprenderam a tocar todo o tipo de instrumento, compunham músicas. O Padre Ripário diz que se não tivesse à vista os músicos acreditar-se-ia que as melhores orquestras da Europa estavam de passagem pelas Índias. Quanto à pintura e escultura eram de excelente qualidade.
O abastecimento, a armazenagem de produtos e sua distribuição eram assegurados pelos serviços comunais, sem qualquer intermediário comercial privado. A população obtinha os artigos sem dinheiro, nem qualquer espécie de moeda. Muratori afirmou que “Um dos mais sólidos fundamentos da paz e da união que reinam entre estes índios é a privação completa em que estão de espécies de ouro e prata, assim como em qualquer espécie de moeda”. A profissão de comerciante não existia.
O comércio externo era coordenado por um padre que estava em Buenos Aires , o transporte fazia-se principalmente por via fluvial em barcos à vela ou remo. Uma rede de estradas pavimentadas também fora criada. Os principais artigos exportados pelas reduções eram o mate, o fumo, o algodão, o açúcar, os tecidos de algodão, os bordados, as rendas, os objetos trabalhados em torno, mesas, armários, e baús de madeiras preciosas, esculturas, peles, curtumes e arreios de couro, rosários e escapulários, mel, frutas de todas as espécies, cavalos, mulas, e carneiros, assim como e excedente de diversas indústrias. Todos eram vendidos à Europa, Corrientes, Santa Fé e Vila Rica. Importavam produtos manufaturados e metais. Toda a produção era orientada para a satisfação das necessidades do todo.
Quanto à questão da propriedade o Padre Florentin de Bourges diz: “todo o solo pertencia à comunidade e era indivisível. Os bens são comuns, a ambição e a avareza são vícios desconhecidos, e não se registra entre eles litígios nem processos de divisão... Nada me pareceu mais belo do que a maneira como se provê à subsistência de todos os habitantes do povoado. Os que fazem a colheita são obrigados a transportar todo o cereal para os armazéns públicos, seguidamente funcionários fazem a distribuição pelos chefes de bairro, e estes pelas famílias, dando a cada uma, mais ou menos, segundo seja ela mais ou menos numerosa”.
Padre Cardiel registrou que os Guaranis não têm de seu, vacas, bois, cavalos, ovelhas ou mulas, e somente as galinhas. Tudo era comum entre eles. O Padre Antonio Sepp, quando da demarcação dos lotes na transferência de parte do povo de São Miguel para a nova terra disse que não houve qualquer conflito, pois não havia demarcação de qualquer limite, todavia encontrando indiferença, visto a satisfação com o regime de comunidade integral.
Quanto ao trabalho, em regra os guaranis não trabalhavam mais do que 6 horas diárias. Habitualmente iniciavam suas tarefas às nove horas, depois da missa, e as concluíam durante à tarde. Thomas Morus reconheceu que quando toda a comunidade trabalha este tempo é suficiente para o desenvolvimento da mesma. A comunidade atuava também como elemento de alegria no trabalho. De manhã os grupos desfilavam nas ruas e dirigiam-se para o campo ao som da flauta e do tambor, transportando com grande pompa a imagem de Santo Isidro, patrono dos agricultores. Pela tarde, no regresso, cantavam em coro suas canções de marcha.
Para a avaliação do trabalho, em geral, bastava acompanhar o ritmo médio. Aquele que não quer trabalhar não deve comer, aquele que não pode trabalhar deve comer. Os velhos, viúvas, órfãos, doentes eram mantidos a expensas da comunidade. Em uma carta dirigida ao governador de Buenos Aires, logo após a expulsão dos Padres, o Cabildo de São Luis diz: “Não somos escravos e queremos fazer ver que não gostamos do costume espanhol que quer “cada um por si”, em vez de se ajudarem mutuamente em seus trabalhos cotidianos”.
Adoravam o teatro e a dança, organizando grandes apresentações. O jogo de bola recebia todas as atenções, conforme o Padre Cardiel, os guaranis foram efetivamente os inventores do futebol, as bolas eram de borracha, feitas de resina de madeira. Jogavam com os pés.
A educação recebia uma atenção muito especial, pois dependia a prosperidade da República. Todas as crianças eram obrigadas a ir a escola pelo menos até os 12 anos. A igualdade notava-se pelo vestuário. Homens e mulheres recebiam em princípio, um trajo por ano, as crianças dois. O tecido e o corte eram uniformes para todos. O mesmo princípio de igualdade fazia com que não houvesse pobres entres eles.
A fé cristã implantou-se a custa de suor e sangue dos missionários. O caráter fraternal das instituições guaranis e, na base, do seu regime de propriedade, explica principalmente o fervor religioso e cristão sem par que reinou durante mais de um século e meio. O homem não era forçado a ser egoísta. O seu interesse pessoal coincidia normalmente com o bem da comunidade.
Em 1750 a República Guarani parecia ter atingido o seu mais alto ponto de esplendor. A cédula real de 1743 reconhecia seu lealismo e devoção à Coroa, porém em 13 de janeiro de 1750 ocorre o Tratado de Madri, que trocava os 7 Povos do lado esquerdo do Rio Uruguai pela Colônia de Sacramento, portuguesa, levando à Guerra Guaranítica ocorrida entre os anos 1754 a 1756, onde no dia 7 de fevereiro ocorre a morte do Cacique Sepé Tiaraju e no dia 10 a Batalha de Caiboaté, onde ocorreu a quebra de palavra dos exércitos de Portugal e Espanha, pois ocorreu o empenho de palavra de que a batalha ocorreria apenas 3 dias depois, mas os guaranis foram traídos, com isto ocorreu a morte de 1500 dos principais caciques e líderes índios, rompendo a segurança das Reduções, resultando na tomada pelos exércitos de Portugal e Espanha.
Finalmente em 1767 e 1768, o rei da Espanha Carlos III, assinou os decretos de expulsão dos Jesuítas das terras da América e das Colônias espanholas e finalmente em 1773 ocorre à supressão da Companhia de Jesus. No Paraguai as tropas que substituíram os Jesuítas desonraram-se com atos de violências. O povo guarani descendentes daquele período continua vivo nas aldeias ou formando os pobres do Rio Grande do Sul e América latina.
Hoje se pode ver o que restou deste grande projeto em uma visita ao Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade de São Miguel das Missões, único do Sul do Brasil, mas também em outros sete locais missioneiros na parte brasileira. Também andar a cavalo em fazendas ou andar 13 dias pelo Caminho das Missões. Depois, passa-se ao lado argentino e paraguaio, completando a visita turística ao Circuito Internacional das Missões Jesuítico-Guarani da América do Sul, com 7 Patrimônios do Mundo pela Unesco.


Por : José Roberto de Oliveira
Professor da URI Sto. Angelo

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...