Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Dante Ramon Ledesma , recebe o título de Cidadão Canoense

Com mais de trinta anos de carreira, o músico Dante Ramon Ledesma foi agraciado, com o título de Cidadão Canoense por sua contribuição à música nativista do Estado e por sua relação com o município. A homenagem, proposta pelo vereador Pedro Bueno (PT), ocorreu em Grande Expediente durante a sessão ordinária do dia 19 e contou com a presença de familiares e amigos do homenageado.
Considerado um dos maiores músicos latino-americanos, Ledesma nasceu da pequena cidade de Rio Cuarto, entre as províncias de Córdoba e La Pampa, na Argentina. Formou-se em Sociologia pela Universidade de Córdoba, antes de ser perseguido politicamente durante a ditadura por ser integrante da ONG Carismáticos, de origem católica, considerada subversiva por ajudar os carentes e ter forte participação social e religiosa nas comunidades. Chegou ao Brasil, em 1976, e retornou ao seu país de origem, onde permaneceu por mais dois anos. Em 1978, passou a viver definitivamente em Canoas. Morou algum tempo no bairro Niterói e, depois, transferiu-se para o Rio Branco, onde vive até hoje.
Na chegada ao Brasil, vendeu livros e fez palestras para pais e mestres até conseguir retomar o sonho de voltar a cantar. Em 1983, atingiu o sucesso com a música Orelhano. Participou pela primeira vez, em 1984, da Tertúlia de Santa Maria, sendo considerado a grande revelação do festival. No mesmo ano venceu a 14ª Califórnia da Canção, de Uruguaiana, com a música O Grito dos Livres.
O músico é casado com Norma Beatriz Ledesma, com quem teve o filho, Maximiliano Ledesma, hoje seu parceiro e ritmista. “Como poucos, fez realmente de seu canto uma maneira de viver e cantar a vida. Gaúchos, argentinos, brasileiros, latino-americanos cresceram ao som de Orelhano, Negro da Gaita, O Grito dos Livres, A vitória do trigo e tantas canções que ultrapassam os sotaques, os idiomas, os ritmos e as fronteiras”, destacou Pedro Bueno.
Sua carreira artística soma 19 discos gravados, entre LPs (vinil) e CDs e três DVDs, com mais de sete mil espetáculos em todo o Brasil e América Latina, grande parte realizada de forma beneficente. Recebeu nove discos de ouro e alcançou a marca de mais de três milhões e meio de cópias vendidas. “Dante é um homem que luta por liberdade, sonho e esperança. É uma honra para a nossa cidade, esse é um reconhecimento por toda a contribuição à música nativista do nosso Estado. Seu espírito revolucionário ultrapassou barreiras, inclusive as da censura”, enfatizou Bueno, em seu pronunciamento.
Em seu discurso de agradecimento, Ledesma recordou o período de terror vivido durante a ditadura argentina e de pessoas que o ajudaram no começo da vida no Brasil. Destacou a importância da família e comentou a recuperação de um AVC sofrido há dois anos. “O maior milagre da vida é o amor e fraternidade que Deus nos dá”, declarou. Sobre o atual momento político, Ledesma defendeu a necessidade de proteger a democracia brasileira. “Em primeiro lugar deve vir a Pátria e, somente depois, os interesses políticos”, ponderou. O músico dedicou o reconhecimento recebido da Câmara à memória do pai Rudecindo Ledesma.
O presidente da Câmara, Paulo Ritter (PT), finalizou a sessão dizendo que o momento era de gratidão por parte dos vereadores. “Esse é um reconhecimento a um homem que sempre lutou pela liberdade”, disse. Estiveram presentes, a esposa do homenageado, Norma Beatriz Ledesma; o filho Maximiliano Ledesma; o neto Juan Pablo Ledesma; o representante da Secretaria Municipal de Cultura, Claudio Kinerin; o presidente do Canoas Tênis Clube, Gercino Santos; o vereador de Quaraí Cláudio Bueno;  e o jornalista Antônio Ximenes.

UBS Nickollas Gomes

Ocorreu hoje a entrega da reforma da Ubs Centro em Esteio, que recebeu o nome de Nickollas Gomes.
Nickollas foi um jovem esteiense, que faleceu vítima da Leucemia pouco antes de completar 18 anos, surgindo  os "Amigos do Nick",  que levam seu legado : ajudar a todos que passam pela mesma situação que ele, ajudar a todos lutam contra a Leucemia ou qualquer outro Câncer.
Tornou-se simbolo de luta contra o Câncer, onde em 2014 foi criada a Lei Municipal que designa a "Semana Municipal de Incentivo a Doação de Medula Óssea de 23 a 30 de Outubro" batizada como Lei Nickollas Gomes.

32ª Feira do Livro de Canoas já tem sua patrona‏

A 32ª Feira do Livro de Canoas, já tem sua patrona. A Secretaria Municipal de Cultura anunciou ,que a escritora Maria Santos Rigo será a patrona da edição 2016 da Feira, que tem início no próximo dia 25 de junho.
Nascida em Triunfo, Maria Rigo é co-fundadora e presidente de honra da Casa do Poeta de Canoas. Participou das coletâneas da Casa do Poeta Rio-Grandense e como presidente da Casa do Poeta de Canoas idealizou e realizou vários projetos, como as primeiras quatro edições da “Coletânea da Casa do Poeta de Canoas - Poesia Crônica e Conto”, editados em 2003, 2005, 2007 e 2009; “Poesia no Ônibus”, parceria entre a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade de Canoas e a empresa Sogal; e Grupo de Teatro da Casa do Poeta de Canoas. Lidera encontros, saraus, caravanas culturais, participação em feiras de livros, entre outras atividades afins. Entre suas obras publicadas também está “10 Anos de História com a Casa do Poeta de Canoas”.

Giovani Cherini expulso do PDT

O deputado federal Giovani Cherini PDT foi expulso da sigla, nesta tarde , durante reunião nacional do partido no Rio de Janeiro. Conforme a assessoria de comunicação do PDT, a decisão pela expulsão foi motivada pela desobediência de seis parlamentares pedetistas que votaram contra a orientação do partido em relação ao processo de admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

Teleagendamento em novas instalações

O novo call center, com as áreas administrativas e de 

supervisão, passa a funcionar no prédio da Secretaria 

Municipal de Saúde, na Avenida Dr. Barcelos, 1600.

Canoas vacina 106.221 pessoas contra H1N1 e supera meta

Durante o período de vacinação contra o vírus da Influenza (H1N1), encerrado no final da tarde de sexta-feira (28), foram aplicadas 106.221 doses em Canoas. Entre os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, foram vacinadas 66.851 pessoas, o equivalente a 92,84% deste contingente, cuja meta do governo federal era imunizar 80%.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Bósio, atribui o êxito da campanha da cidade à ampla participação da população e ao engajamento dos trabalhadores da saúde local. Bósio reforça a importância de a população prosseguir com os cuidados preventivos necessários.
"A população aderiu e teve uma efetiva participação, desde o início. O comprometimento das equipes também viabilizou que a vacinação ocorresse sem grandes filas ou tumultos. É importante lembrar, porém, que a vacina é só parte de um processo maior. É necessário que as pessoas prossigam cuidando de sua higiene, da alimentação e dos ambientes de risco. As cinco Unidades de Pronto Atendimento, as 27 UBS e as emergências hospitalares estão disponíveis para serem procuradas quando houver sintomas da doença", declara Bósio.

Além da campanha:

Além dos grupos prioritários, foram vacinadas 29.275 pessoas com comorbidades. A Campanha Nacional de Vacinação contra os vírus da Influenza (H1N1) se encerrou oficialmente no dia 20 desse mês, porém, o Município estendeu a aplicação das doses a outras pessoas fora dos grupos prioritários. Foram imunizadas, então, 10.095 pessoas sem comorbidades.

Fonte: Ronaldo M. Botelho Secom PMC

Quinze entidades beneficiadas com uso de áreas públicas em Canoas

Foram assinadas, nesta manhã , pelo prefeito municipal Jairo Jorge, e pelos representantes de 15 entidades do município, autorizações de Uso de Áreas Públicas, atendendo ao disposto no Edital 8/2016. Conforme a Lei nº 5.269, de 9 de janeiro de 2008, entidades sociais, culturais, artísticas, esportivas, tradicionalistas, assistenciais e/ou comunitárias de Canoas, podem se habilitar a receber a outorga do uso das áreas públicas onde atuam.
O prefeito Jairo Jorge destacou a importância do trabalho das entidades, que beneficiam milhares de cidadãos. A assinatura do uso das áreas públicas, ressaltou o prefeito, traz mais segurança jurídica e administrativa ao trabalho. “Algumas destas entidades têm 30, 40 anos, cada uma com seu espaço, com seu tempo, com suas características. São entidades que nos orgulham. Com certeza vamos avançar neste processo”, comentou o Jairo Jorge e anunciou que as concessões do uso das áreas serão simplificadas pela renovação automática, respeitando documentação, cronograma realizado e proposto pelas entidades.
A vice-prefeita Beth Colombo disse que as parcerias com essas entidades e instituições são de grande relevância. “Mas também precisamos regrá-las, que essas regras sejam cumpridas e acompanhadas não só pela Prefeitura, mas principalmente pelos senhores, utilizando esses espaços públicos. Tenho a certeza de que cada um que hoje está assinando essa autorização, está fazendo o melhor possível em suas comunidades”, completou a vice-prefeita. Para Alexandre Mayer, titular da Secretaria Municipal das Relações Institucionais, com medidas como essa as entidades “passam a ter um protagonismo em suas ações, com segurança e parceria da administração pública.”

As contempladas:

Associação das Senhoras da Campanha dos Bebês
Associação Assistencial Beneficente Niterói
Associação Esportiva Cultural Beneficente 1º de Maio
Ação Social Santa Isabel
Associação Comunitária Beneficente e Cultural Mãos Dadas
Conselho Comunitário do Bairro Rio Branco
Loja Maçônica Fiat Lux
Associação Cultural Beneficente Estância Velha
Associação Universalista Luz de Aruanda
União Harmonia Futebol Clube
Associação Esportiva Recreativa Cultural Beneficente Assistencial Boa Vontade
Associação de Amigos e Moradores do Residencial Santa Isabel
Associação dos Moradores do Jardim Igara II
Associação dos Moradores da Vila Rio Branco
Associação dos Moradores do Loteamento Verdes Campos

Fonte: Daniel Soares Secom PMC

Iº Festival Fotográfico Cultura com Mate

Com o tema principal “O mate como símbolo da amizade e da hospitalidade”, o Iº Festival Fotográfico Cultura com Mate, teve por objetivo através da fotografia, fortalecer e retratar a diversidade existente no hábito saudável de sorver o chimarrão.
No total, foram inscritas imagens de 05 países, 7 estados e 150 cidades. O que resultou em 73 fotografias escolhidas pelo júri. Destas, as 30 fotografias mais “curtidas” , entre os dias 05 e 19 de maio, na fanpage da comunidade, estiveram em exposição,de 26 a 29 de maio no Centro Cultural Usina do Gasômetro, em Porto Alegre/RS, representando a cultura do mate.
Ontem, a ONG S.O.S. Vira Latas de Viamão, que atende 257 cães e 40 gatos recolhidos das ruas e tratados para adoção, arrecadou mais de 400kg de ração, de varias marcas, para a alimentação dos animais.
Na tarde de hoje aconteceu a "Mateada da Fraternidade", visando arrecadar alimentos não perecíveis para o Instituto Brasileiro de Amparo ao Excepcional e também  a premiação do Iº Festival Fotográfico Cultura com Mate. 
O Clube do Mate Oficial é uma comunidade com o objetivo de reunir os tomadores de mate, aproximar culturas e difundir o hábito saudável de sorver o chimarrão!

Canoas em busca da 15ª vitória no Dia do Desafio

As atividades do Dia do Desafio 2016 em Canoas começam na madrugada desta quarta-feira , com jogo de basquete, no Centro Olímpico Municipal, localizado na Avenida Araguaia, 1.151, bairro Igara. Este ano Canoas disputa com a cidade mexicana de Coyoacán. Abertura oficial, a partir das 7h30,  caminhada com a  vice-prefeita Beth Colombo, no Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo).
O Dia do Desafio terá ginástica, natação, alongamento, futsal, vôlei, ritmos, esteira, abdominal, hidro, yoga, jump, patinação, laboral e pilates. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) convida os canoenses a interromperem um pouquinho seus afazeres e participar da mobilização desta quarta-feira.
Esta data será de conscientização da população sobre a importância da atividade física. São 14 vitórias acumuladas pela cidade de Canoas no Dia do Desafio. Em 2015, venceu Libertador, cidade da Venezuela.

Quem pode participar:

Todos os interessados podem participar do Dia do Desafio. As ações podem ser realizadas em parques públicos, academias, escolas municipais, estaduais e privadas, no Centro da cidade, nas estações, nos vagões de trem, nas empresas e até em casa.
Toda a organização, pública ou privada, ou grupo que fizer algum tipo de atividade física deverá registrar o número de participantes na SMEL, pelo e-mail participacao.smel@gmail.com. Informações pelos telefones 3478-5863.

A data :

O Dia do Desafio ocorre anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. A proposta é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras para praticar qualquer tipo de atividade física, por 15 minutos consecutivos. Cabe às cidades de Canoas e Coyoacán estabelecerem uma saudável e divertida competição. Vencerá o município que mobilizar o maior número de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.

Programação :

Madrugada de 25 de maio 

Das 0h1min às 1h - Abertura - Basquete ( Spartans X Amigos da Smel)
Local - Centro Olímpico Municipal, Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara 
Das 0h1min às 0h45 - Natação - alunos do Sesc
Local - Sesc, Avenida Guilherme Schell, 5340
Das 0h1min às 1h - Pilates - alunos do Sesc e convidados
Local - Sesc, Avenida Guilherme Schell, 5340
Das 1h às 4h - Futsal ( CBFA, Árbitros da LCF x Árbitros da LCFS)
Local - Sesc, Avenida Guilherme Schell, 5340
Das 4h às 5h - Alongamento 
Sesc, Avenida Guilherme Schell, 5340
Das 5h às 6h - Vôlei de Pijama ( Amigos da Smel)
Sesc, Avenida Guilherme Schell, 5340

Manhã de 25 de maio

6h às 7h- Câmbio - alunos de jogos adaptados e convidados
Local - Centro Olímpico Municipal
7h às 18h - Desafio da Esteira 
Local - Sesc
7h às 18h - Desafio do Abdominal
Local: Sesc
7h30 às 8h - Abertura Oficial - Caminhada com a vice prefeita  - aberto ao público
Local: Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo) 
8h às 8h45 - Aulão Hidro e Ginástica Laboral
Local - Sesc 
8h às 12h - Escola de Chimarrão (aberto ao público)
Local: Praça Emancipação
8h30 às 12h - Divulgação e Jump (aberto ao público)
Local: QG Calçadão de Canoas
8h30 às 12h - Alongamento (aberto ao público) 
Local: Trensurb
8h às 9h - Aula de Ginástica - (aberto ao público) 
Local: Parque Esportivo Eduardo Gomes
8h às 10h: Vôlei
Local: Centro Olímpico (Escola Estadual Erico Verissimo)
9h às 10h: Aulão de Ginástica 
Local: Centro de Esporte e Lazer São José (alunos do PACF e convidados)
9h30 às 11h - Atividades Recreativas (alunos do PLAF e convidados)
Local: Centro de Esporte e Lazer São Luís
10h15 às 11h : Alongamento (funcionários da Fundação)
Local: Fundação La Salle Canoas
11h às 13h30: Patinação (Art em Roda) 
Local: Centro Olímpico Municipal 
Das 11h15 às 12h: Aulão de Alongamento e Posturas de Yoga (usuários da UBS)
Local: UBS São José

Tarde de 25 de maio

12h às 12h45: Pilates (aberto ao público)
Local: Sesc 
12h30 às 13h: Alongamento (alunos das escolas Erna Würth e CAIC)
Local: Centro de Esporte e Lazer CAIC, bairro Guajuviras
13h às 18h: Escola de Chimarrão (aberto ao público)
13h30 às 17h: Divulgação e Jump (aberto ao público)
Local:QG Calçadão de Canoas 
13h30 às 17h: Alongamento (usuários da Trensurb)
Local: Trensurb
14h às 14h30: Jogo de Futebol Amistoso (Grêmio Osoriense, União, Estrela do Vale, Estância Velha, Escolinha de Futebol do PEEG, Iraí)
Local: Parque Eduardo Gomes 
14h às 14h45: Treinamento Funcional (aberto ao público) 
Local: Sesc 
14h às 14h45: Ginástica Laboral (colaboradores e clientes Sesc)
Local: Sesc
14h às 17h : Jogo de Integração com a Terceira Idade (alunos do PLAFS e convidados)
Local: Centro de Esporte e Lazer São Luís
14h30 às 15h: Aula de Ritmos (aberto ao público) 
Local: Centro de Esporte e Lazer Mathias Velho, Bairro Mathias Velho
14h às 15h30: Demonstração com cães (Brigada Militar) 
Local: Praça Emancipação
15h às 15h15: Caminhada (alunos dos Jogos Adaptados e convidados)
Local: Centro de Esporte e Lazer São José 
15h às 16h: Futebol (Clube Estância Velha)
Local: Centro Olímpico Municipal
15h às 15h30: Laboral (alunos do PACF e da Escola Paulo Freire)
Local: Centro de Esporte e Lazer São José, bairro Guajuviras
15h às 15h30: Capoeira (Grupo Capoeira de Angola)
Local: Praça Emancipação
15h às 15h45: Aula de Hidro (alunos do Sesc)
Local: Sesc
15h30 às 16h30: Cerimônia com o prefeito e Sesc - Aula de Ritmos (aberto ao público)
Local: Praça Emancipação
15h30 às 16h: Aula de Alongamento e Ritmos (alunos do PACF, do PLAFS e convidados )
Local: CCE Martin Luter King, Rua Clóvis Beviláqua, 1770 
16h às 16h45: Ginástica Rítmica (crianças de 4 a 12 anos)
Local: Sesc
16h às 17h: Futsal (PACF x Colégio Espírito Santo)
Local: Centro Olímpico Municipal
17h às 18h: Basquete cadeira de rodas (Projeto Em Canoas, Esporte Rendimento é Para Todos)
Local: Centro Olímpico Municipal
17h às 17h45: Aula Acqua Pilates (alunos do Sesc)
Local: Sesc
17h30 às 18h15: Aula de Ritmos (aberto ao público)
Local: Sesc
18h às 19h: Ginástica Laboral (colaboradores e clientes Sesc)
Local: Sesc 
18h às 19h45: Aula de Ritmos (aberto ao público)
Local: Sesc

Fonte: Alessandra Obem Secom PMC

BNT Mercosul mostra a força econômica do turismo para a próxima década‏

A indústria de viagens e turismo gerou 3,1 milhões de empregos em 2014, cresceu 2,5% em 2015, e tem uma previsão de alcançar a marca 3,7 milhões até 2025. Nesse cenário de números promissores atua a BNT Mercosul, a Feira de Negócios Turísticos de Santa Catarina.
Realizado há 22 anos, o evento que reúne profissionais da indústria de viagens é responsável por grande parcela desses números; pelo menos 7 mil profissionais visitam a feira todos os anos, provenientes de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai. Cidades e estados que sediam um evento como a BNT Mercosul, recebem uma promoção junto aos profissionais multiplicadores de turistas, o que representa fomento direto na economia a longo prazo.
O investimento de capital do Brasil para o setor chegou a R$ 62,9 bilhões em 2015, número que era de R$ 48 bi em 2009, e deve quase dobrar nos próximos dez anos. Outro dado que demonstra a importância de eventos como a BNT são os gastos do brasileiro viajando dentro do próprio país, esse valor alcançou R$ 308,8 bilhões em 2015, e deve superar a marca dos R$ 400 bi até 2025.
O profissional brasileiro tem presença em peso, todos os anos na Bolsa de Negócios Turísticos. São 297 cidades de 20 estados, segundo relatório de 2015, número que deve se repetir em 2016, nos dias 20 e 21 de maio, quando acontece a feira. No Brasil, a contribuição total da indústria do turismo movimenta R$ 8,8 bilhões em empregos, o quinto maior do mundo, muito acima da média, que é de R$ 2 bilhões.
Outros países do Mercosul, presentes na BNT, compartilham de números promissores. A Argentina tem uma contribuição total de R$ 1,6 bilhões em empregos, ocupando o 26 lugar, enquanto o Chile soma R$ 720 milhões, na 44 posição. Os dois países representam 22% dos profissionais participantes da Feira Catarinense.
Nesta semana, a BNT Mercosul chega à sua 22ª edição em Itajaí, Balneário Camboriú, e Beto Carrero. Os diretores, Geninho Goes e Jair Pasquini esperam resultados positivos para 2016, e projetam um crescimento de 48% até 2025 por acreditarem na sede do evento, um local amplo e que pode atrair grande número de expositores. A equipe BNT acredita que as feiras de turismo têm vida longa, pois o contato B2B segue importante no segmento, e os eventos representam grandes oportunidades de negócios.
A BNT Mercosul conta com o apoio do Governo de Santa Catarina, Santur, Município de Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero, e as participações especiais de Balneário Camboriú Convention Visitors Bureau, Governo da República Dominicana, Porto Belo, FUNDTUR, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Costa Verde e Mar, Parque Unipraias, Infinity Blue Resort e Spa, e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Cartório da Diversidade de Canoas registra 22 casos de homofobia

Na promoção de políticas à comunidade LGBT, Canoas conta com mecanismos de atendimentos a pessoas que sofrem preconceito vinculados à orientação sexual. Esses instrumentos são referências e pioneiros no Rio Grande do Sul e no Brasil, como o Cartório da Diversidade e a Rede Arco Íris. Criado em 2013, o Cartório registrou 22 casos por motivação homofóbica.
Para o secretário especial da Coordenadoria Municipal das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Rogério Ambieda, o Tigre, os dados representam o entendimento das pessoas que buscam os seus direitos denunciando o crime."Infelizmente o preconceito ainda permeia a sociedade, por isso é preciso divulgar os serviços, promover ações de combate à homofobia e de prevenção às ações de ódio, para que a justiça social aconteça."

Fonte: Alessandra Obem Secom PMC

Poda ou corte de árvores em via pública, só com autorização

Aquela árvore em frente a sua casa ou estabelecimento está causando algum transtorno? Está levantando o calçamento por causa das raízes? Está ameaçando cair ou atrapalhando a rede elétrica? Assim como a arborização é responsabilidade da Prefeitura, qualquer ação sobre o que é plantado em via pública também necessita de parecer técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Dessa forma, a poda ou corte irregular, sem a devida autorização, é considerado ilegal e o responsável pode sofrer sanções previstas em lei.
A partir de uma solicitação, o técnico da SMMA vai ao local examinar a planta para definir se há necessidade de poda, de corte ou de afastamento da rede elétrica. Nesse último caso, a autorização é emitida para a AES Sul. Segundo a SMMA, mais de 150 vistorias são feitas mensalmente e, em média, 75% resultam em podas nas calçadas.

Vistoria técnica:

O pedido deve ser protocolado pelo telefone 0800  510 1234 ou diretamente na Central do Cidadão (Rua Ipiranga, 120, Centro), que envia o protocolo virtual à SMMA.
Se a poda ou corte em áreas particulares for autorizado, o descarte dos galhos é de responsabilidade do morador.

Fonte Secom PMC

Tocha Olímpica: recepção pela terra e pelo ar

O espírito olímpico também se expandirá pelo céu durante o Revezamento da Tocha Olímpica em Canoas, em 8 de julho. Abrindo o evento, às 7h10, o capitão da reserva da Aeronáutica e paraquedista Wanderley Chimendes, 72 anos, saltará de um voo na Rua Victor Barreto, em frente à antiga Estação Férrea. Ele vai entregar a bandeira da cidade ao primeiro condutor da Tocha. O radialista Mr.Pi será o apresentador.
A saída dos atletas para o revezamento da Tocha está marcada para as 7h20. Participarão da abertura 20 atletas do 5º Comando Aéreo Regional (Comar), dois paratletas de handbike e a equipe de vôlei de Canoas. O trajeto de dois quilômetros pelas ruas Victor Barreto, Siqueira Campos, 15 de Janeiro e Ipiranga, até a Praça do Avião, será percorrido até as 8h.

Salto de precisão:

O capitão Chimendes disse que se sentiu honrado com o convite recebido da Prefeitura, por meio do 5º Comar. “Muita gente que ainda me vê saltando de paraquedas, com a minha idade, também se motiva a experimentar esse esporte”, relata. Com mais de 40 anos dedicados ao paraquedismo, atualmente é instrutor dessa modalidade. Em diversas ocasiões, Chimendes realizou saltos no Parque Esportivo Eduardo Gomes, durante a Semana Farroupilha.
Tanto na frente da Estação Férrea quanto na Praça do Avião, haverá apresentações de dança e de música, ginástica rítmica e aulão de ritmos.

Fonte: Secom PMC

Prefeito e vice prestigiam XX Congresso Internacional do Clube Soroptimista‏

O prefeito Jairo Jorge e a vice-prefeita Beth Colombo participaram da abertura do XX Congresso Internacional do Clube Soroptimista da Região Brasil, na noite de ontem,no Canoas Parque Hotel. Canoas é sede do evento, entre os dias 12 e 14 de maio. Em torno de 30 clubes do Brasil e convidadas soroptimistas de outros países, além de mais de 150 congressistas participam de diversas atividades na cidade.
Na cerimônia, Jairo Jorge e Beth parabenizaram pelo trabalho executado com coragem e competência pelas soroptmistas, de luta pela igualdade, direitos, pelo fim da violência doméstica e da exploração sexual de mulheres e meninas. Os gestores desejaram um bom congresso e manifestaram estar honrados em receber o congresso no Município.

Soroptimistas:

São mulheres de todas as idades, culturas e etnias. As associadas representam desempenham várias profissões: médicas, advogadas, professoras, empresárias, funcionárias públicas. Elas são líderes em suas comunidades e acreditam que, juntando-se a outras mulheres, podem tornar o mundo um lugar melhor para outras mulheres e meninas.

Clube Soroptimista Internacional de Canoas:

A Federação das Américas possui 1.365 clubes em 28 regiões, sendo que, no Brasil, possui 29 Clubes pertencentes à região onde um deles está em Canoas. A sede do Município foi fundada no dia 28 de novembro de 1981. O Clube Soroptimista Internacional de Canoas, conta com 31 associadas e atende programas e projetos na cidade como o Sonhe, Realize -Apoio Profissional a Meninas em busca de qualificação profissional.

Fonte: Secom PMC

Vândalismo no Trensurb

Ao menos 15 pessoas se envolveram em um tumulto dentro um dos trens da Trensurb no início desta manhã  em Canoas. Oito foram detidas e as demais conseguiram fugir, segundo a Brigada Militar.
Eles acionaram o dispositivo do extintor de incêndio e usaram o equipamento dentro de um dos vagões. A confusão aconteceu por volta das 6 horas no trem que vinha de Porto Alegre para Novo Hamburgo. Na estação Canoas, a composição foi parada.
De acordo com a Central de Operação da Trensurb, o trem foi retirado dos trilhos e levado para lavagem e uma segunda composição foi colocada em circulação. Com isso, as viagens ficaram prejudicadas. Duas, das 7h15 e 7h25, chegaram a ser canceladas. Ambas sairiam da estação Mathias Velho. 

Declaração à imprensa da Presidenta da República, Dilma Rousseff

Bom dia. Bom dia senhores e senhoras jornalistas, bom dia - aqui tem parlamentares, ministros, bom dia a todos aqui.
Eu vou fazer uma declaração à imprensa, portanto, não é uma entrevista, é uma declaração.
Queria, primeiro, dizer a vocês e dizer, também, a todos os brasileiros  e a todas as brasileiras, que foi aberto pelo Senado Federal o processo de impeachment e determinada a suspensão do exercício do meu mandato pelo prazo máximo de 180 dias.
Eu fui eleita presidenta por 54 milhões de cidadãs e de cidadãos brasileiros e é nesta condição, na condição de presidenta eleita pelos 54 milhões, que eu me dirijo a vocês nesse momento decisivo para a democracia brasileira e para nosso futuro como Nação.
O que está em jogo no processo de impeachment não é apenas o meu mandato. O que está em jogo é o respeito às urnas, à vontade soberana do povo brasileiro e à Constituição. O que está em jogo são as conquistas dos últimos 13 anos: os ganhos das pessoas mais pobres e da classe média, a proteção às crianças, os jovens chegando às universidades e às escolas técnicas, a valorização do salário mínimo, os médicos atendendo a população, a realização do sonho da casa própria, com o Minha Casa Minha Vida. O que está em jogo é, também, a grande descoberta do Brasil, o pré-sal. O que está em jogo é o futuro do País, a oportunidade e a esperança de avançar sempre mais.
Diante da decisão do Senado, eu quero, mais uma vez, esclarecer os fatos e denunciar os riscos para o País de um impeachment fraudulento, um verdadeiro golpe.
Desde que fui eleita, parte da oposição, inconformada, pediu recontagem de votos, tentou anular as eleições e depois passou a conspirar abertamente pelo meu impeachment. Mergulharam o País em um estado permanente de instabilidade política, impedindo a recuperação da economia com um único objetivo: de tomar à força o que não conquistaram nas urnas.
Meu governo tem sido alvo de intensa e incessante sabotagem. O objetivo evidente vem sendo me impedir de governar, e, assim, forjar o meio ambiente propício ao golpe. Quando uma presidente eleita é cassada, sob a acusação de um crime que não cometeu, o nome que se dá a isto, no mundo democrático, não é impeachment: é golpe.
Não cometi crime de responsabilidade, não há razão para um processo de impeachment. Não tenho contas no exterior, nunca recebi propinas, jamais compactuei com a corrupção. Esse processo é um processo frágil, juridicamente inconsistente, um processo injusto, desencadeado contra uma pessoa honesta e inocente. É a maior das brutalidades que pode ser cometida contra qualquer ser humano: puni-lo por um crime que não cometeu.
Não existe injustiça mais devastadora do que condenar um inocente. Injustiça cometida é mal irreparável. Esta farsa jurídica de que estou sendo alvo deve-se ao fato de que, como presidenta, nunca aceitei chantagem de qualquer natureza.
Posso ter cometido erros, mas não cometi crimes. Estou sendo julgada injustamente por ter feito tudo o que a lei me autorizava a fazer. Os atos que pratiquei foram atos legais, corretos, atos necessários, atos de governo. Atos idênticos foram executados pelos presidentes que me antecederam. Não era crime na época deles, e também não é crime agora.
Acusam-me de ter editado seis decretos de suplementação, seis decretos de crédito suplementar e, ao fazê-lo, ter cometido crime contra a Lei Orçamentária. É falso. É falso, pois os decretos seguiram autorizações previstas em lei. Tratam como crime um ato corriqueiro de gestão. Acusam-me de atrasar pagamentos do Plano Safra. É falso. Nada determinei a  respeito. A lei não exige a minha participação na execução deste Plano. Meus acusadores sequer conseguem dizer que ato eu teria praticado, que ato? Qual ato? Além disso, nada restou para ser pago, nem dívida há.
Jamais, em uma democracia, um mandato legítimo de um presidente eleito poderá ser interrompido por causa de atos legítimos de gestão orçamentária. O Brasil não pode ser o primeiro a fazer isto.
Queria me dirigir a toda a população do meu País dizendo que o golpe não visa apenas me destituir, destituir uma presidenta eleita pelo voto de milhões de brasileiros, voto direto em uma eleição justa. Ao destituir o meu governo querem, na verdade, impedir a execução do programa que foi escolhido pelos votos majoritários dos 54 milhões de brasileiros e brasileiras. O golpe ameaça levar de roldão não só a democracia, mas também as conquistas que a população alcançou nas últimas décadas.
Durante todo esse tempo tenho sido, também, uma fiadora zelosa do Estado Democrático de Direito. Meu governo não cometeu nenhum ato repressivo contra movimentos sociais, contra movimentos reivindicatórios, contra manifestantes de qualquer posição política.
O risco - o maior risco para o país nesse momento -, é ser dirigido por um governo dos sem-voto, um governo que não foi eleito pelo voto direto da população brasileira.
Um governo que não terá a legitimidade para propor e implementar soluções para os desafios do Brasil. Um governo que pode ser ver tentado a reprimir os que protestam contra ele. Um governo que nasce de um golpe, de um impeachment fraudulento, nasce de uma espécie de eleição indireta, um governo que será ele próprio a grande razão para a continuidade da crise política em nosso País.
Por isso, quero dizer a vocês, a todos vocês que eu tenho orgulho de ser a primeira mulher eleita presidenta do Brasil. Tenho orgulho de ser a primeira mulher eleita presidenta do Brasil. Nestes anos, exerci meu mandato de forma digna e honesta. Honrei os votos que recebi. Em nome desses votos e em nome de todo o povo do meu País, vou lutar com todos os instrumentos legais de que disponho para exercer o meu mandato até o fim. Até o dia 31 de dezembro de 2018.
O destino sempre me reservou muitos desafios, muitos e grandes desafios. Alguns pareciam intransponíveis, mas eu consegui vencê-los. Eu já sofri a dor indizível da tortura; a dor aflitiva da doença; e agora eu sofro mais uma vez  a dor igualmente inominável da injustiça. O que mais dói, neste momento, é a injustiça. O que mais dói é perceber que estou sendo vítima de uma farsa jurídica e política.
Mas não esmoreço. Olho para trás e vejo tudo o que fizemos; olho para a frente e vejo tudo o que ainda precisamos e podemos fazer. O mais importante é que posso olhar para mim mesma e ver a face de alguém que, mesmo marcada pelo tempo, tem forças para defender suas ideias e seus direitos.
Lutei a minha vida inteira pela democracia, aprendi a confiar na capacidade de luta do nosso povo. Já vivi muitas derrotas e vivi grandes vitórias, confesso que nunca imaginei que seria necessário lutar, de novo, contra um novo golpe no meu País. Nossa democracia jovem, feita de lutas, feita de sacrifícios, feita de mortes não merece isso.
Nos últimos meses, nosso povo foi às ruas, foi às ruas em defesa de mais direitos, de mais avanços. É por isso que tenho certeza de que a população saberá dizer ‘não’ ao golpe. O nosso povo é sábio e tem experiência histórica. Aos brasileiros que se opõem ao golpe, independentemente de posições partidárias, faço um chamado: mantenham-se mobilizados, unidos e em paz. A luta pela democracia não tem data para terminar: é luta permanente, que exige de nós dedicação constante. A luta pela democracia não tem data para terminar.
A luta contra o golpe é longa. É uma luta que pode ser vencida e nós vamos vencer. Esta vitória, esta vitória depende de todos nós. Vamos mostrar ao mundo que há milhões de defensores da democracia em nosso País.
Eu sei e muitos aqui sabem, sobretudo nosso povo sabe que a história é feita de luta e sempre vale a pena lutar pela democracia. A democracia é o lado certo da história. Jamais vamos desistir, jamais vou desistir de lutar.

Muito obrigada a todos.

Fonte: P.R

E agora? O Brasil de Michel Temer

A partir de sexta-feira, o país será governado por um novo presidente, Michel Temer.

De acordo com suas declarações mais recentes, amplamente divulgadas pela mídia, Temer possui uma inclinação mais pró-mercado que Dilma.
Isso implica uma maior rejeição da intervenção do governo no setor privado, ampla agenda de concessões de infraestrutura, alianças comerciais com grandes centros como EUA, Europa e Ásia e um fortalecimento das agências reguladoras. O Estado passará a ter um papel de indutor do crescimento, e não mais planejar, organizar e determinar a alocação de recursos da economia.
Os principais objetivos do governo Temer estão elencados no documento intitulado "Ponte para o futuro", publicado pelo instituto Ulysses Guimarães. Destaque para um novo planejamento orçamentário, simplificação tributária, além de uma reforma profunda na previdência, principal fonte de déficits do setor público.
Os primeiros passos em relação aos novos ministros talvez tenham decepcionado um pouco alguns setores, mas no que diz respeito à economia, não há do que reclamar.
Henrique Meirelles compreende que um forte ajuste fiscal, que passa por uma maior flexibilização orçamentária, redução drástica dos gastos e um saneamento da previdência são condições necessárias, mas não suficientes, para o país voltar aos trilhos.
A capacidade de fazer bons diagnósticos não significa que estamos prestes a entrar em uma nova fase de ouro da economia brasileira. Os temas a serem debatidos na sociedade são muito delicados. Interesses de grupos bem organizados devem ser questionados e temos um pouco de ceticismo de um governo que inicia um trabalho em um ambiente político tão conturbado. Nos últimos anos, o Congresso deu demonstrações de que fisiologismo é o nome do jogo. Não há uma agenda de interesse nacional, há fatores a serem negociados. Com tamanha fragilidade política, uma agenda ambiciosa raramente tem um futuro promissor.
 Dessa forma, acreditamos que o governo Temer conseguirá avançar em muitos tópicos que dependem menos do Congresso, como abertura da economia, alianças comerciais mais vantajosas, concessões de aeroportos, rodovias, portos, avaliações de custo-benefício mais criteriosas sobre os programas sociais. No que tange ao Congresso, alguns avanços são possíveis, como teto para a taxa de crescimento dos gastos públicos, limitado ao crescimento do PIB e autonomia do Banco Central. Seriam avanços inegáveis, mas insuficientes para arrumar a casa.
Em resumo, passamos por um forte furacão, nossa casa foi destruída. O governo Temer vai limpar a lama, fazer a faxina, mas dificilmente conseguirá reerguer os pilares que foram destruídos pelo vento. Portanto, posso dizer que meu sentimento é de um otimismo cauteloso. Se Michel Temer conseguir preparar o terreno para que um novo presidente, eleito pelo povo, politicamente forte, toque a agenda ideal, já estará marcado positivamente na nossa história.   

Simone Leite
Presidente Federasul

Processo de impeachment

O plenário do Senado Federal vota hoje o relatório da Comissão Especial do Impeachment sobre a admissibilidade do processo de afastamento da presidenta Dilma Rousseff. O parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) é favorável à continuidade do processo por considerar que há indícios de que Dilma praticou crime de responsabilidade.
Diversas manifestações dividem as discussões políticas no país. Há os favoráveis ao afastamento da presidenta e os que consideram o pedido de impeachment um golpe.

Papa pede 'harmonia' e 'paz' ao Brasil para superar momento de dificuldade

O papa Francisco saudou  hoje os peregrinos de língua portuguesa, em particular, os fiéis brasileiros. Ele pediu, na audiência geral  na Praça São Pedro, oração e diálogo neste momento dificuldade por que passa o país.
"Nestes dias em que nos preparamos para Pentecostes, peço ao Senhor que derrame abundantemente os dons do seu espírito para que, nestes momentos de dificuldade, o país caminhe pelas sendas da harmonia e da paz com a ajuda da oração e do diálogo. 

Vacinação em Canoas prossegue em todas as UBS

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoas vacinou, até o final de segunda-feira, 68.440 pessoas desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra os vírus da Influenza. Esse número corresponde a 88% da meta estabelecida de imunização na cidade, que é de 77.780 pessoas.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Fonte: Secom PMC

Assinado Termo de Cessão de Uso do Hospital Universitário

O Termo de Cessão de Uso do Hospital Universitário de Canoas, foi formalizado hoje pelo prefeito Jairo Jorge em cerimônia no Salão Edgar Braga Fontoura no Paço Municipal, com a Superintendência de Patrimônio da União. O termo garante o uso do Hospital Universitário pelo Município de Canoas por mais de  20 anos. “Esta assinatura nos dá o conforto em estabelecermos as parcerias necessárias para garantirmos a gestão do hospital”, destacou o prefeito Jairo Jorge. Ele lembrou a importância da gestão da Prefeitura para manter a instituição, “é o maior centro de saúde da Região Metropolitana e referência para mais de 140 cidades gaúchas”,  complementou.  Neste aspecto, ele agradeceu a celeridade do Governo Federal, “nos auxiliou para dar um desfecho para uma longa batalha judicial”.  O prefeito Jairo Jorge lembrou que desde o início do processo houve empenho constante do Município para garantir o atendimento à população, “sempre dissemos que nunca fecharíamos o hospital”. “
É uma honra manter esta parceria e auxiliar o Município de Canoas. Estamos muito felizes de presenciar e formalizar esta possibilidade”, ressaltou a superintendente de Patrimônio da União no Rio Grande do Sul, Rose Carla Silva Corrêa.
O Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Bósio, destacou o protagonismo do Município em manter o hospital aberto para a população.”Mantemos este patrimônio com mais de 500 leitos. Este é um momento de felicidade e orgulho para manter este serviço para a população”.  
A Prefeitura de Canoas assumiu a administração do Hospital Universitário (HU), em 6 de janeiro de 2011, havia apenas sete pacientes internados. Antes disso, em 2009, o hospital havia fechado suas portas e reabriu 70 dias depois, graças ao Município.

Fonte:Secom PMC

Presidente interino da Câmara anula processo de impeachment

O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA) anulou o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff nesta manhã.O parlamentar marcou uma nova votação do pedido impeachment para daqui a cinco sessões do plenário da Câmara.
Maranhão assumiu o cargo da presidência na última quinta-feira, após o ministro Teori Zavascki determinar a suspensão de Eduardo Cunha do exercício do mandato, atendendo a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que apresentou denúncia acusando o peemedebista de tentar interferir na condução das investigações da Operação Lava-Jato.

Revezamento da Tocha Olímpica em Canoas

A Tocha Olímpica, que chegou ao Brasil no dia 3, percorrerá 20 mil quilômetros por cidades de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, conduzida por 12 mil pessoas. Em Canoas, o evento terá atrações esportivas e culturais em vários pontos do Centro, a partir das 7h15, encerrando-se na Praça do Avião, às 8h.

Concentração em Canoas:

A concentração inicial dos atletas, equipe de trabalho e público em geral será no Ponto de Coleta, em frente ao prédio da Antiga Estação Férrea - Av. Victor Barreto, 2.301, Centro. O Comboio Oficial está previsto para chegar à cidade cerca de duas horas antes. A partir das 6h45 diversas atividades ocorrem nesse local de partida e ao longo do percurso do revezamento,entre 7h19 e 7h54. Cada ponto de troca de condutor da Tocha Olímpica será sinalizado por totens e haverá Chuva de Prata.

Saída e Revezamento:

O Revezamento da Tocha Olímpica abrangerá um percurso de 2km pelo Centro de Canoas, onde haverá, a cada 200 metros, a substituição de um atleta condutor por outro, totalizando 10 condutores, escolhidos por meio da Equipe Rio 2016 e seus patrocinadores. Um comboio oficial contará com escolta policial, segurança dos condutores. Acompanham o revezamento atletas, técnicos ou membros relacionados ao esporte, que foram premiados como Destaque Esportivo 2015. No cordão de isolamento, logo atrás do comboio, seguem atletas da categoria de base de futebol - A.C. B. Estância Velha, e de Judô e Jiu Jitsu da Academia Kiai.
Também integrarão o comboio uma escolta policial, carro piloto, apoio aos condutores, patrocinadores oficiais do evento, segurança dos condutores, batedores da polícia, imprensa, o condutor da tocha, carro de comando, segurança, coleta de condutores, varredores, escolta policial, todos da Equipe Rio 2016.

Protagonismo local:

O esporte local terá um destaque especial, com a participação de atletas de vários segmentos. Durante o revezamento, entre a Rua Ipiranga e Praça do Avião, 11 núcleos apresentarão as modalidades dos esportes desenvolvidos nos projetos municipais da cidade, com a participação de coordenadores, professores e alunos dos projetos municipais. Bailarinos estarão posicionados em escadas e andaimes ao redor do Avião, da praça de mesmo nome, monumento característico de Canoas, que estará coberto por tecido produzido pelo artista plástico canoense Fabiano Gummo.
Às 7h45, quando o último condutor se aproximar da Praça do Avião, iniciará a intervenção artística do Coletivo de Dança Canoas, que levantará o tecido em coreografia inspirada nos esportes olímpicos. O espetáculo acontecerá ao som de bumbos legueros, remetendo à tradição gaúcha. Simultaneamente, 24 atletas de futebol feminino da equipe Duda Canoas, com sinalizadores nas cores de Canoas, formarão um corredor humano que levará o Condutor da Tocha até o palco, ápice do evento.

Momento histórico:

Considerado um momento histórico para a cidade, o Revezamento da Tocha Olímpica tem entre seus objetivos oferecer às cidades abrangidas pelo trajeto uma oportunidade especial para a exposição nacional e global da sua própria cultura e patrimônio e de incentivar os cidadãos da sua cidade à prática esportiva, reforçando o orgulho da população e a identificação com os Jogos Olímpicos.

Participações:

Ao longo do percurso, participam e acompanham o revezamento comunidades escolares e esportivas:
- 4.400 alunos da rede municipal de ensino usarão sombrinhas nas cores de Canoas
- 2.500 participantes dos programas da Secretaria de Esportes e Lazer acompanharão o revezamento, vestido camisetas dos projetos desta secretaria

- Grupo de Corrida da PMC, de servidores atletas; alunos das redes pública estadual e privadas de Canoas e público em geral

CMS comemora o Dia da Vitória

O Comando Militardo Sul (CMS) realizará, na próxima terça-feira, a cerimônia comemorativa ao Dia
da Vitória, no Largo General Yeddo Blauth (em frente ao Monumento ao Expedicionário), no Parque Farroupilha (Redenção). O evento iniciará às 11h e reunirá representações de militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, além de veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
O dia 8 de maio marca o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. A FEB desembarcou em Nápoles,
no dia 16 de julho de 1944, e combateu por 239 dias. Foram muitas as vitórias: Camaiore, Monte Prano, Monte Castelo, Montese, Fornovo, sendo marcante sua destacada atuação na rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã. 
O Brasil foi o único país sul-americano a enviar uma Tropa para combater na Segunda Guerra
Mundial.

Festa Nacional da Cavalaria 2016

O Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osorio será o palco da Festa Nacional da Cavalaria, amanhã, às 10h. O Sítio Histórico situa-se no Km 101 da RS - 030, Autoestrada Osorio-Tramandaí. A Festa comemora, em âmbito nacional, o dia da Arma de Cavalaria, data marcada pelo nascimento de seu Patrono, o Marechal Osorio, nascido em 10 de maio de 1808, na Fazenda Conceição do Arroio, local onde hoje se situa o Parque Osorio. A atividade é aberta ao público e tem entrada gratuita.

Durante a Festa, será apresentada uma encenação que reconta os principais momentos da vida do Patrono da Arma da Cavalaria, como as diversas participações em batalhas. Um dos momentos mais aguardados pelo público é a tradicional "Carga de Cavalaria", quando, em meio a explosões, os cavalarianos, junto aos blindados e aeronaves, cruzam a galope o cenário da apresentação.
O evento é organizado pelo Comando Militar do Sul, por intermédio do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda - Regimento Osorio, de Porto Alegre, a mais antiga Unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro que, por duas vezes em sua história, foi comandada por Osorio.

Estão previstas as presenças do Ministro da Defesa, Aldo Rebelo e do Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Villas Boas .
Envolvidos na demonstração dos blindados, aeromóvel e hipomóvel:
360 militares
105 cavalos
41 viaturas (jipes, blindados e mecanizados)
2 aeronaves: 1 helicóptero Esquilo e 1 helicóptero Pantera



Vacinação contra o vírus H1N1 em Canoas: Comunicado urgente


BNT Mercosul 2016 tem foco na capacitação do profissional de turismo‏

A tradicional Feira de Negócios Turísticos, a BNT Mercosul, chega à 22ª edição nos dias 20 e 21 de maio, em Itajaí, Balneário Camboriú, e Beto Carrero. O evento está entre os maiores do país e soma cerca de 7 mil profissionais vindos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai, com base nos dados do ano passado.
A edição 2016 da feira tem confirmadas as participações de mais de 30 grupos de FAMTURS de agentes de viagens do Brasil e países vizinhos. A expectativa é de que 400 marcas estarão presentes, entre as quais estão as que participam pela primeira vez, como o SeaWorld Parks e o Governo da República Dominicana, bem como as marcas tradicionais, como o Beto Carrero World, Parque Unipraias, Cidade do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso do Sul e outros importantes destinos e atrativos turísticos nacionais.
Dominicana, bem como as marcas tradicionais, como o Beto Carrero World, Parque Unipraias, Cidade do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso do Sul e outros importantes destinos e atrativos turísticos nacionais.

Considerações da Festa do Trabalhador

Temos a expectativa de record de público,esta foi uma das declarações do Diretor de Projetos Especiais da Prefeitura Municipal de Canoas Sr. Jefferson Lourenço que também nos relatou que "80% das atrações artísticas do evento são canoenses", em entrevista concedida durante a cobertura do 1º de Maio da Paz – Dia do Trabalhador para a Rádio Voz da Querência, Editora Minha Querência e Site Voz Nativa no parque Eduardo Gomes.
Se tem um evento na cidade que os veículos de comunicação jamais deveriam de se olvidar de participar, de fazer cobertura esse é o 1º de Maio, numa cidade que tem por vocação o trabalho industrial como Canoas. Até mesmo porque essa não é uma festa, é uma celebração.
Temos que parabenizar a Secretaria de Projetos Especiais pelo singular evento, uma mostra da diversidade cultural, de serviços e da religiosidade de nossa cidade.
Passaram pelo palco da Festa do Trabalhador os artista Tipo Safado, D Play, Califa Surf Band, Rodrigo e Calegari, Mondo Calado, Sandro Coelho, Tiago Machado, e Mc Iko e Mc Wiliam.
Entre as diversas atrações e intervenções artísticas e literárias tivemos feiras de doações de animais, exposição de bicicletas antigas, robótica educacional do SENAI, corte de cabelo, teatro de fantoches, erva mate Ximango, reiki, oficinas esportivas, teatro de rua, cães adestrados e bandas marciais.
A Rádio Voz da Querência teve o prazer de fazer entrevistas com alguns protagonistas da Festa do Trabalhador, contextualizando o evento para nossos ouvintes, entrevistamos o artista de rua Jonatan Ortiz Borges com a sua bazuca que atira livros de poesia, que nos falou sobra a performance que apresentou na festa. Também entrevistamos os representantes do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, o Pai Jorge de Oxalá, e nosso colega jornalista Cauê Nascimento. E como já citamos anteriormente, entrevistamos o Diretor da Secretária de Projetos Especiais Sr. Jefferson Lourenço, tratamos da grandiosidade do evento e também entramos no tópico da organização do equipamento público que é  o parque Eduardo Gomes .
Na nossa avaliação a Rádio Voz da Querência teve uma participação bastante favorável no evento, levando aos nossos ouvintes informações e assuntos pertinentes, os colocando a par da atmosfera festiva do 1º de maio em Canoas.


 Fonte:Jose Luis Biulchi de Souza

Grupo Voz da Querencia de Comunicações

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...