Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Judeus comemoram a chegada de um novo ano



Ao entardecer do domingo, 13/09, os Judeus celebram a chegada do ano 5776. Para comemorar o Rosh Hashaná (ano novo judaico), as famílias se encontram nas Sinagogas para orações e reflexões sobre o ano que passou. Em Porto Alegre, a comunidade e representantes da Federação Israelita do RS recebem autoridades políticas na Sibra - R. Mariante, 772 - Rio Branco, a partir das 19h.
Nesta época, é tradição praticar costumes e leis do judaísmo. Usam-se roupas brancas que representam a pureza da alma, enviam-se cartões com os dizeres Shaná Tová U-metuká (um ano bom e doce), acendem-se velas e comem-se comidas que representem o bem, a plenitude e a feliz renovação do ano. Um costume antigo é comer um pedaço de maçã mergulhado no mel – para um ano bom e doce.
Passados 10 dias da celebração do ano novo, a comunidade celebra o Yom Kipur – Dia do Perdão, ao entardecer do dia 22 de setembro, realizando um jejum de 24 horas como forma de devoção e negação do prazer terreno, que é quebrado no final da tarde com um grande jantar em família.
Os Rabinos dizem que a essência do ano novo judaico não é uma ocasião para o excesso e o júbilo incontrolado. Para eles é necessário entrar num período de reflexão e autoexame. O principal símbolo deste evento é o toque do shofar (corneta feita de um chifre de carneiro) que como um alarme, chama à reflexão e à consciência adormecida.

A HISTÓRIA:
 
No 1º dia do mês de Elul, Moisés subiu ao monte Sinai para pedir a Deus as novas Tábuas da Lei. A partir daí, durante 40 dias, o povo fez penitência pelo pecado da idolatria, esperando que Moisés obtivesse o perdão de Deus. Também recitam-se durante 40 dias, preces especiais para implorar o perdão de Deus.
Os dias de mais estrita penitência são os 10 últimos. Estes dias, em que o 1º é Rosh Hashaná e o 10º é Yom Kipur, são chamados os Yamim Noraim (Dias Temíveis) porque, ao se concluir o ano é necessário fazer um balanço sobre o que foi realizado, submeter-se a um juízo de si mesmo, e comprometer-se com a teshuvá (retorno, arrependimento). As preces penitenciais chamadas de Selichot são recitadas durante toda a semana anterior a Rosh Hashaná.
Um dos temas mais proeminentes do feriado gira em torno do simbólico "Livro da Vida". A vida de um judeu depende se ele toma ou não a decisão de fazer correções durante o período do Grande Feriado através do arrependimento (teshuvah), da oração (tfiloh), e da caridade (tzedakah). Este é um momento chave, um tempo para reflexão sobre os erros cometidos, e de decidir perante Deus não repeti-los no próximo ano. Também é uma celebração ao livre arbítrio do homem - tomando a decisão consciente de olhar para dentro de si mesmo, verdadeiramente, ver a sua própria vida e fazer as correções necessárias. Ao exercitar esta escolha que lhe foi dada por Deus, o homem se faz merecedor da misericórdia Divina.
Geralmente, durante o Rosh Hashaná, os judeus dizem uns aos outros "que você seja inscrito e selado no Livro da Vida". O período do grande feriado é a escolha entre vida e morte, virtude e pecado e aqueles que se arrependem estão no caminho certo para serem inscritos no "Livro da Vida", que traz consigo a promessa de um ano bom. A crença é que, durante o Rosh Hashaná, os nomes são escritos no livro e, no Yom Kipur, o livro é selado.

O CALENDÁRIO JUDAICO:

O calendário judaico, que é o oficial em Israel e o religioso para os judeus em todo o mundo, foi instituído por Hillel II por volta do ano de 359. Enquanto o calendário gregoriano baseia-se no sol, o judaico é baseado tanto no sol quanto na lua.

Um Chimarrão para o Governador

Neste momento o Governador do Estado José Ivo Sartori , acompanhado da 1ª Dama Maria Helena Sartori, visitam na Expointer no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio ao estande do Sindimate que em parceria com o Instituto Escola do Chimarrão de Venâncio Aires,oferecem aos visitantes água quente e erva mate.
O Grupo Voz da Querência pelos jornalistas Cauê Nascimento e José Luis Biulchi fotografou com exclusividade,confiram as imagens:




Momento em que o governador é agraciado com um mimo do Sindimate.



Programação da Expointer para este final de semana


DIA 5 DE SETEMBRO
12:00 Degustação de Arroz Carreteiro Promoção: IRGA Local: Casa do Irga
15:00 Show: Coral Encanto de Unistalda
16:00 Show: Paulo Reis
17:00 Show: Banda do Cras de Unistalda
18:00 Show: Jader Leal
19:00 Show CTG Rincão do Pica Pau de Santiago
20:00 Show: Luiz Marenco

DIA 6 DE SETEMBRO – DOMINGO
12:00 Coletiva de Imprensa: Sistema Farsul Local: Auditório da Farsul
15:00 Coletiva de Encerramento da Expointer 2015 Promoção: Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria de Agricultura e Pecuária Local: Auditório da Central de Imprensa da Expointer
Show: Joca Martins
16:00 Show: Os Fagundes
18:00 Show:Cesar Oliveira e Rogério Melo.

Os Shows são realizados no Palco junto as esferas do Pórtico de entrada.

Vice-governador visita sede da Central de Imprensa

O vice-governador José Paulo Cairoli visitou a Central de Imprensa do parque da Expointer. Em coletiva de imprensa, ele destacou a força do agronegócio para o Rio Grande do Sul. "A Expointer nos mostra que, neste momento, vivemos duas diferentes situações no Estado", afirmou.
"Em meio a tanta turbulência política no cenário nacional, aqui presenciamos o trabalho dos produtores, micros, pequenos, médios e grandes, que geram riqueza, receita, emprego e renda no Rio Grande do Sul. Especialmente neste ano, estamos tendo uma feira com maior público e comercialização, o que é extremamente importante" acrescentou.
Cairoli ressaltou também a importância de o governo participar de uma feira com tanto significado para os gaúchos, uma vez que a Expointer é considerada a maior mostra a céu aberto da América Latina. "Vamos honrar essa tradição e tentar avançar cada vez mais na melhoria da Expointer", disse.

Primeira catedral gay do Brasil será inaugurada no Rio

Para diminuir a tensão entre evangélicos conservadores e cristãos homossexuais, um casal de pastores construiu a primeira catedral gay do Brasil. A igreja, que será inaugurada na segunda-feira, Dia da Independência, em Madureira, tem como objetivo diminuir a importância da opção sexual dos fieis e focar no lado religioso das pessoas.
O local escolhido para construir a sede foi em um antigo cinema, com capacidade para 800 pessoas. O pastor Fábio Inácio de Souza explicou , que a instituição nasceu há nove anos com o nome Igreja Cristã Contemporânea e, atualmente, possui mais de três mil fieis espalhados pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
— Somos uma Igreja Gay — explicou o pastor.
O líder religioso explica que os cultos são iguais aos outros templos religiosos. A única diferença é que é respeitada a orientação sexual dos frequentadores.
— As pessoas estão sedentas pela palavra de Deus. Não queremos que elas mudem para ser aceitas. Estamos abertos para pessoas que se sentem excluídas — explica Fábio.
Crítico do casamento homoafetivo, o pastor Silas Malafaia disse que não considera a catedral gay como uma igreja. Para ele é preciso ser caracterizada com uma organização evangélica é estar de acordo com as orientações fundamentais do evangelho. 


— Não é a Bíblia que tem que se adaptar a mim, eu que tenho que me adaptar a Bíblia. O homossexualismo é um vício contra a natureza — afirmou Malafaia

Desfile de Sete de Setembro 2015‏

Nesta segunda-feira (07/09), será realizado o Desfile Cívico-Militar da Semana da Pátria, com início às 10 horas, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, conhecida como Avenida Beira-Rio, em Porto Alegre. 
1) HORÁRIOS:
- 08h45 – Revista do Comandante Geral do Desfile
- 09h30 – Honras de Recepção ao Governador do Estado, José Ivo Sartori, ocasião em que o Governador será acompanhado pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão. 
Após a revista, o Governador, o Comandante Militar do Sul e o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, hastearão o Pavilhão Nacional e as bandeiras do Estado do Rio Grande do Sul e da cidade de Porto Alegre, em frente ao palanque das autoridades.
10h00 - Início do desfile.
2) INFORMAÇÕES GERAIS:
- Número de pessoas que desfilam - cerca de 4.800 entre militares e civis (Forças Armadas; Forças Auxiliares; órgãos federais, estaduais e municipais; e entidades civis).
- Número de viaturas – mais de 200 viaturas, incluindo os blindados do Exército, e as viaturas leves da: Marinha, Exército, Aeronáutica, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Empresa Pública de Transporte e Circulação e da Guarda Municipal.
3) FUNÇÕES:
- Presidirá a solenidade militar o Comandante Militar do Sul, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão;
- O Comandante Geral do Desfile Militar será o chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul, General de Brigada Luciano José Penna.
4) ATIVIDADES NA ÁREA DO PALANQUE:
- Chegada do Governador e do Comandante Militar do Sul;
- Honras de recepção ao governador;
- Hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado e do Município.
5) SEQUÊNCIA DO DESFILE:
1. Grupamento de Bandas e Fanfarra
2. Comandante Geral do Desfile e seu Estado-Maior
3. Bandeira Nacional, Estandarte do Exército e do Comando Militar do Sul
4. Bandeiras Históricas
5. Insígnias de Comando
6. Ex-Combatentes e Veteranos da Força Expedicionária Brasileira
7. Liga da Defesa Nacional
8. Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais
9. Ex Integrantes Batalhão Suez
10. Instituto "Boina Azul"
11. Grupamento de Veteranos Paraquedistas do Exército Brasileiro
12. Associação dos Oficiais da Reserva do Rio Grande Do Sul
13. Associação dos Veteranos e Amigos da Polícia do Exército/RS
14. Associação dos ex-Integrantes do 3º RCG E 12º RCMEC
15. Associação dos Amigos do Casarão da Várzea 
16. Destacamento Escolar
17. Destacamento de Tropas a Pé
18. Destacamento Motorizado
19. Destacamento Hipomóvel

Tecnologia e inovação serão temas da Abertura Oficial da Colheita do Arroz

O município de Alegrete (RS) será a sede da 26ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento, que ocorre de 18 a 20 de fevereiro no Parque Doutor Lauro Dornelles, vai trazer aos participantes temas relacionados com gestão, mercado, tecnologias e inovação. O lançamento foi realizado hoje, na casa do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), durante a Expointer, em Esteio (RS).
Segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, o objetivo é mostrar a grandeza da lavoura arrozeira do Rio Grande do Sul e a Fronteira Oeste vem se destacando na produção brasileira do grão. "Queremos mostrar a verdadeira grandeza que é a lavoura de arroz do Rio Grande do Sul. A maior lavoura fora do Continente Asiático e a maior lavoura do Continente Americano", salienta.
Outro dos objetivos, conforme Dornelles, é mostrar as qualidades da produção gaúcha, que vem conquistando mercados e ganhando terreno no cenário nacional e internacional. "É desse mesmo Rio Grande do Sul que saem as máquinas, os equipamentos e as tecnologias para impulsionar as lavouras, não só as de arroz, mas das outras culturas para o mundo", ressalta.
A área que receberá a abertura oficial já está em fase de implantação, assim como as vitrines tecnológicas, na qual diversas empresas interessadas estão confirmando presença. A expectativa também é que delegações estrangeiras da Argentina, Uruguai e Paraguai participem do evento.

Fonte Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Expointer é inaugurada com protestos de servidores estaduais

Com cartazes, bandeiras e apitos, representantes de cinco sindicatos e da Fundação Zoobotânica 

criticam parcelamento de salários.  A cerimônia  de abertura da Expointer nesta manhã no Parque 

Assis Brasil, em Esteio, ocorreu com protestos de  servidores estaduais em razão 

do parcelamento dos salários. Centenas de pessoas se posicionaram próximo ao palanque das 

autoridades para realizar a manifestação.

O governador foi chamado de caloteiro pelos servidores estaduais.


Canoas: Semana Farroupilha já tem agenda completa

Os festejos farroupilhas, data máxima da cultura e história do Rio Grande do Sul, estão se aproximando. Em Canoas, o Parque Eduardo Gomes vai receber, de 11 a 20 de setembro, uma série de atividades culturais, campeiras e tradicionalistas dentro da 23ª Semana Farroupilha. A abertura oficial acontece no sábado (12), com a chegada da Chama Crioula, às 20h, na Área Campeira, seguido de baile com "Os Garotos Fandangueiros". Porém, a festa terá início na sexta-feira (11), com Concurso de Peões e Prendas e baile com "Os Bertussi".
Shows, provas e muita cultura:
Já estão confirmados na programação musical da Semana Farroupilha, que tem curadoria do jornalista Juarez Fonseca, bailes e shows com grandes nomes da música gaúcha como Pedro Ernesto Denardin, Dante Ramon Ledesma, Os Serranos, Luiz Marenco, Banda Vaneira, Oh de Casa, Marcelo Caminha, Banda Coração Gaúcho, Ideais Farroupilhas, Paulo Feijó e Tranco Monarca, e Pedro Júnior. Três palcos receberão provas de declamação, instrumentos, danças tradicionais e gincana cultural.
Outra atração da Semana é a 7ª Tertúlia Literária, que ocorrerá nos dias úteis. Com o tema, "O Campeirismo Gaúcho e Sua Importância Social e Cultural", escolas já podem agendar visitas para a participação em atividades como contação de histórias, teatro, palestras e oficinas. Entre as atrações estão Teatro de Bonecos com a montagem de "O Negrinho do Pastoreio"; a presença do Boneco Juca, símbolo do incentivo à leitura em Canoas; mediação de leitura "Lendas do Sul e Contos Gauchescos", com Elton Manganelli e Bruno Prandin; além de oficinas de chimarrão, fandango e vaca parada. O agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3462-1621, da Secretaria Municipal da Cultura.
Confira a Programação:
23ª SEMANA FARROUPILHA DE CANOAS DE 11 A 20 DE SETEMBRO DE 2015 PARQUE ESPORTIVO EDUARDO GOMES
DATA HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
11/09/2015 SEXTA 20h Concurso Prendas e Peões - Mostra Folclórica e Artística Galpão AETC
22h Baile - Os Bertussi Palco Principal
12/09/2015 SÁBADO 8h 15º Festival Nacional da Cultura Gaúcha – Etapa Final 12º Rodeio Internacional da Cidade de Canoas Palco Principal
10h Concurso Prendas e Peões - Prova escrita Galpão do CTG Sentinela do Rio Grande
13h30 Danças Tradicionais - Mirins e Juvenis (por entidade) Danças Tradicionais - Veterana Palco 1
Declamação Veterana - Prenda e Peão Palco 2
Declamação Adulta - Prenda e Peão
13h30 Gaita Ponto - Categoria e Modalidade Única Palco 3
Gaita Piano - Adulto
Violão Solo - Adulto
Solista Vocal Adulto - Prenda e Peão
Chula - Piazito, Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano
20h Abertura Oficial da Semana Farroupilha e chegada da Chama Crioula Área Campeira
Resultado do Concurso Prenda e Peão
Visita e Avaliação dos Galpões da Campeira
23h30 Baile - Garotos Fandangueiros Palco Principal
13/09/2015 DOMINGO 9h Danças Tradicionais - Adulto Palco 1
Gaita Piano - Mirim e Juvenil Palco 3
Violão Solo - Juvenil
10h Declamação Mirim - Prenda e Peão Palco 2
Declamação Juvenil - Prenda e Peão
13h30 Continuação Danças Tradicionais - Adulto Palco 1
14h Solista Vocal Mirim - Prenda e Peão Palco 3
Solista Vocal Juvenil - Prenda e Peão
19h Entrega das premiações das Danças Tradicionais, Rodeio e FNCG Palco 1
20h Início da Gincana Cultural Galpão do CTG Sentinela do Rio Grande
Reunião sob coordenação CTG Sentinela do Rio Grande, 1ª tarefa
Visita e Avaliação dos Galpões da Artística
23h30 Baile - Banda Vaneira Palco Principal
14/09/2015 SEGUNDA 09h Mediação de Leitura - “Lendas do Sul e Contos Gauchescos” - Elisabete Bukascki e Maria Luci Cardoso Leite Palco Principal
10h Oficina de Galpão - “Fogueiras e Santos Juninos” Galpão CTG Mata Nativa - Área Artística
10h Teatro de Bonecos - “O Negrinho do Pastoreio” - Grupo Fantomania (SESC) Palco Principal
11h30 Oficina de Galpão - “Culinária” Galpão CTG Alma Crioula - Área Artística
13h45min Mediação de Leitura - “Lendas do Sul e Contos Gauchescos” - Elton Manganelli e Débora Martins de Freitas Palco Principal
14h Contação de histórias do Boneco Juca - “O Caranguejo” de Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
15h Oficina de Galpão - “Vaca Parada” Piquete Guardião de Estância - Área Campeira
Oficina de Galpão - “Vaca Parada” Piquete Tio Ivo - Área Campeira
15h Teatro de Bonecos - Grupo Fantomania - “O Negrinho do Pastoreio” (SESC) Palco Principal
19h Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Canoas
20h Gincana Cultural Galpão do CTG Sentinela do Rio Grande
22h Show - Dante Ramon Ledesma Palco Principal
15/09/2015 TERÇA 09h Contação de histórias do Boneco Juca - “O Caranguejo” de Barbosa Lessa e Paixão Côrtes Palco Principal
10h Encontro com Escritor Paulo Mendes - Debate sobre o livro “Campereadas 2, Couro, Alma e Coração” - Editora Sulina
Oficina de Galpão - “Brincadeiras Folclóricas” Galpão CTG Alma Crioula - Área Artística
Exibição do Filme “Netto Perde Sua Alma - Ato III” - Debate com Luiz Claudio Knierim Galpão Lokos pela Tradição - Área Artística
11h30 Oficina de Galpão - “Culinária” Piquete Tio Ivo - Área Campeira
Oficina de Galpão - “Culinária” Piquete Gaudérios Unidos Pela Tradição - Área Campeira
14h Mediação de Leitura - “Lendas do Sul e Contos Gauchescos” - Elton Manganelli e Bruno Prandini Palco Principal
14h15min Palestra sobre Tradicionalismo - Projeto Livro Vivo com Associação Canoense de Escritores - Olegar Lopes e Fernando Almeida
15h Encontro com Escritor Hurley Borges - Debate sobre a obra “A Busca da Chama”
Oficina de Galpão - “Chimarrão” Galpão CTG Mata Nativa - Área Artística
Oficina de Galpão - “Fandango” Piquete Gaudérios do Vento - Área Campeira
Oficina de Galpão - “Vaca Parada” Piquete Guardião de Estância - Área Campeira
20h Tertúlia Artística Palco Principal
Gincana Cultural Galpão do CTG Sentinela do Rio Grande.
22h40 Show - Pedro Ernesto Denardin Palco Principal
16/09/2015 QUARTA 09h Mediação de Leitura - “Lendas do Sul e Contos Gauchescos” - Elisabete Bukascki e Maria Luci Cardoso Leite Palco Principal
10h Oficina de Galpão -“Culinária” Galpão CTG Mata Nativa - Área Artística
Oficina de Galpão - “Brincadeiras Folclóricas” GAG Piazitos do Sul - Área Artística
Teatro de Bonecos - “O Negrinho do Pastoreio” - Grupo Fantomania (SESC) Palco Principal
11h30 Oficina de Galpão - “Culinária” Galpão CCT Rancho Crioulo - Área Artística
13h45min Mediação de Leitura - “Lendas do Sul e Contos Gauchescos” - Débora Martins de Freitas e Clair Liska Palco Principal
14h Poesia Oral com Albeni Carmo de Oliveira
15h Teatro de Bonecos - “O Negrinho do Pastoreio” - Grupo Fantomania (SESC)
Oficina de Galpão - “Vaca Parada” GAG Piazitos do Sul - Área Artística
Oficina de Galpão - “Montaria” Piquete Centauros do Sul - Área Campeira
Oficina de Galpão - “Vaca Parada”. Piquete Guardião de Estância - Área Campeira
20h Tertúlia Artística Palco Principal
20h30 VII Mostra Folclórica - Fios, Sabores e Licores. Galpão AETC
Lançamento e sessão de autógrafos
22h Show - Gilberto Monteiro Palco Principal
23h Baile - Oh de Casa
17/09/2015 QUINTA 8h45min Mediação de Leitura - “Lendas do Sul e Contos Gauchescos” - Maria Luci Cardoso Leite e Clair Liska Palco Principal
9h Palestra sobre a História da Culinária Campeira - Projeto Livro Vivo com a Casa do Poeta - Carmen Gianini
Monólogo Poético com Arnaldo Bauer, Música Gaúcha com Fernando Almeida, Nelson Tibursky e Denise Machado, acompanhados do Coral da Casa do Poeta
10h Oficina de Galpão - “Chimarrão” Galpão CTG Mata Nativa - Área Artística
Contação de histórias do Boneco Juca - “O Caranguejo” de Barbosa Lessa e Paixão Côrtes Palco Principal
11h30 Oficina de Galpão - “Culinária” Piquete Capitão Elmo Diniz - Área Campeira
Oficina de Galpão - “Culinária” Piquete Unidos pela Tradição - Área Campeira
14h Mediação de Leitura - “Lendas do Sul e Contos Gauchescos” - Débora Martins de Freitas e Clair Liska Palco Principal
15h Contação de histórias do Boneco Juca - “O Caranguejo” de Barbosa Lessa e Paixão Côrtes
Oficina de Galpão - “Chimarrão” Galpão CTG Mata Nativa - Área Artística
Oficina de Galpão - “Fandango” Piquete Gaudérios do Vento - Área Campeira
Oficina de Galpão - “Vaca Parada” Piquete Guardião de Estância - Área Campeira
20h Gincana Cultural Galpão CTG Sentinela do Rio Grande.
Tertúlia Artística Palco Principal
22h Show - Marcello Caminha (SESC)
23h Baile - Banda Tchê
18/09/2015 SEXTA 9h Exibição do Filme “Netto Perde Sua Alma - Ato III” - Debate com Luiz Claudio Knierim Galpão Lokos pela Tradição - Área Artística
Apresentação musical - Grupo infantil “Os Piás” Palco Principal
Laço Patrão Área Campeira
Laço Capataz
Laço Veterano
Laço Vaqueano
10h Apresentação musical com Xará Palco Principal
Oficina de Galpão - “Brinquedos Folclóricos” Galpão CTG Mata Nativa - Área Artística
11h Oficina Musical - "Ritmos Gaúchos" - Ciro Ferreira Palco Principal
13h30 Taça Cidade - 1ª batida Área Campeira.
Força A, B e C
14h Mediação de Leitura - “Lendas do Sul e Contos Gauchescos” - Elton Manganelli e Bruno Prandini Palco Principal
15h Duplas Rodeio - 1ª batida Área Campeira
Oficina de Galpão - ”Batalha de Porongos – O princípio do fim” Galpão CTG Alma Crioula - Área Artística
Oficina de Galpão - “Projeto: Formação e qualificação cultural junto ao cavalo” Piquete Centauros do Sul - Área Campeira
Oficina de Galpão - “Vaca Parada” Piquete Guardião de Estância - Área Campeira
Apresentação musical - Grupo infantil “Os Piás” Palco Principal
Exibição do Filme “Netto Perde Sua Alma - Ato III” - Debate com Luiz Claudio Knierim Galpão Lokos pela Tradição - Área Artística
16h Baile 3ª Idade - Banda Coração Gaúcho Palco Principal
18h Laço Trio Área Campeira
20h Tertúlia Artística Palco Principal
20h30 Tertúlia Literária - DTG Rancho da Poesia Galpão do CTG Sentinela do Rio Grande - Área Artística
22h Baile - Ideais Farroupilha Palco Principal
19/09/2015 SÁBADO 8h Laço Piá Área Campeira
Laço Guri
Laço Prenda
Laço Pai e Filho
Laço Pai e Filha
9h Jogos Tradicionais - Truco cego
Jogos Tradicionais - Bocha campeira Área do Esporte e Lazer
Jogos Tradicionais - Tava, Tetarfe de solo
10h Oficina de Galpão - “Chimarrão” Piquete Pátria Gaúcha - Área Artística
11h Taça Cidade - 2ª Batida Área Campeira
14h Encerramento da Gincana Cultural Palco Principal
14h30 Duplas do Rodeio - 2ª batida Área Campeira
18h Missa Crioula - Coordenada pelo Piquete Negrinho do Pastoreio Palco Principal
Laço Trio Área Campeira
20h Tertúlia Artística Palco Principal
Gineteada Área Campeira
24h Show/Baile - Os Serranos Palco Principal
20/09/2015 DOMINGO 10h Desfile Campeiro e Temático - Saída: Avenida das Canoas até o Estacionamento do PEEG
14h Final Taça Área Campeira
16h I Sarau de Música e Poesia Palco Principal
Final das Duplas e Gineteadas Área Campeira
19h30 Entrega de troféus Palco Principal
VII Mostra Folclórica - Fios, Sabores e Licores
Gincana Cultural
Desfile Temático
Destaque Farroupilha 2015
20h Tertúlia Artística
22h Show - Luiz Marenco
24h Extinção da Chama Crioula

Pré-Escola: Canoas abre inscrições

A Prefeitura de Canoas abre hoje as inscrições para a Pré-Escola pela internet nas 38 escolas de Educação Infantil, encerrando em 30 de setembro. As vagas serão distribuídas de acordo com sorteio público a ser realizado ainda em 2015.
A Lei Federal 2796/2013 determina que as crianças que completarem quatro anos de idade até 31 de março de 2016 deverão frequentar a Pré-Escola, o início da formação da Educação Básica. São quatro horas de aula diárias para cada turma.

Toyota quer vender 350 veículos na Expointer 2015‏

A Toyota participa da 38ª edição da Expointer - Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, que acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio (RS), até o dia 06 de setembro de 2015. A Expointer é uma das maiores feiras da América Latina e reúne mais de 500 mil visitantes a cada edição.
A meta da Toyota é manter os mesmos números do ano anterior, quando foram vendidos 350 veículos. ”Na edição 2015 da Expointer, queremos atingir o mesmo resultado de vendas do ano passado, mesmo com o mercado automotivo caindo mais de 20%”, explica Vladimir Centurião, gerente geral de vendas da Toyota do Brasil.
Em seu estande de 601m2, a Toyota irá expor diversos modelos, com destaque para a picape Hilux e para o utilitário esportivo SW4. Ambos os modelos são líderes de mercado em seus respectivos segmentos com motores diesel (a SW4 lidera entre os utilitários esportivos médios considerando o mercado total) e possuem, entre outras características dependendo da versão,  motor 3.0L 16V Turbodiesel, tração 4x4, rodas de liga leve aro 16” grade do radiador com detalhe cromado, para-barro dianteiro e traseiro, protetor de caçamba, estribos laterais, vidro, trava e retrovisores elétricos, sistema multimídia com TV digital e leitor de DVD, GPS integrado e câmera de ré, volante com controle integrado, entre outras funcionalidades.
A SW4 em exposição também mostra versões que possuem motor 2.7L Flex 16V, tração 4x2, airbag duplo frontal, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, rádio com CD player/MP3 e conexões USB compatíveis com iPod e iPhone.
O Corolla, líder no segmento de sedãs médios, o Etios, nas carrocerias sedã e hatch e o modelo Prius, o veículo híbrido mais vendido do mundo, também estarão em exposição na Expointer 2015.
Consultores de vendas da concessionária Carhouse (Sertório, Praia de Bela, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo e Ijuí), Savarauto (Porto Alegre e Pelotas), Terrasol (Caxias do Sul) e Motolândia (Lajeado) estarão disponíveis para dar suporte às dúvidas dos clientes que visitarem o estande.

Modelo de Produção Pecuária

Em coletiva de imprensa realizada ontem, Luiz Antonio Queiroz, proprietário da Fazenda Jaguaretê, apresentou na 38ª Expointer as novidades relativas à difusão da raça Simental no Estado. Na pauta do encontro, o crescimento do Programa Carne Macia, projeto pioneiro no Rio Grande do Sul em desenvolvimento desde 2010, e o programa de parceria Boitel, que já está em prática desde o início deste ano na propriedade de Eldorado do Sul e que tem como meta o confinamento de 4 mil cabeças de gado, entre próprias e terceiras.
O secretário Ernani Polo prestigiou a ocasião e manifestou seu total apoio ao projeto desenvolvido pela Jaguaretê. “É a prova de que, com um bom manejo, é possível melhorarmos, e muito, as condições que temos atualmente. O Rio Grande do Sul tem um grande potencial na produção, especialmente pela qualidade do produto aqui produzido e, é claro, que, com o manejo correto e novas tecnologias, poderemos potencializar muito mais esse trabalho e esse setor tão importante para a economia do nosso estado”, declarou.
Segundo Queiroz, o índice de nascimentos de terneiros no Rio Grande do Sul costuma ser de 45 para cada cem vacas, sendo que as fazendas parcerias que integram o projeto da Jaguaretê já contabilizam 72 nascimentos para cada cem vacas. Ou seja, um incremento de 60% no índice de nascimentos. “Nos unimos à Marfrig para ampliar esse projeto no Estado e contamos com o apoio da Secretaria da Agricultura”, afirmou o proprietário da fazenda.
Além do maior número de prenhezes e nascimentos, a Jaguaretê visa ampliar ainda mais o rebanho de Simental e o número de animais abatidos anualmente por meio do programa de parceria Boitel. “A integração pecuária lavoura é uma realidade e está funcionando cada vez melhor, mas, para isso, é preciso ter padrão de marmoreio e acabamento de gordura, o que você só consegue no confinamento”, disse Queiroz. “Nosso confinamento está homologado pela Fepam para a exportação, inclusive para a cota Hilton. É uma carne muito mais valorizada. Por isso, tanto a Marfrig quanto a Secretaria da Agricultura têm interesse em nosso projeto.”
Com essas iniciativas, a meta é elevar os atuais 2,15 milhões de abates por ano no Estado para 3,20 milhões, em um período de até 5 anos, o que significa incrementar 1 milhão de cabeças por ano e gerar 50 mil novos empregos no Rio Grande do Sul. Hoje, 20% dos animais no Estado são abatidos com mais de quatro anos de idade. Já os animais da Jaguaretê são abatidos com 18 meses, o que garante melhor qualidade da carne, mais maciez, marmoreio e acabamento de gordura. E a consequência natural disso é a carne gourmet produzida pela propriedade.
“É claro que nosso objetivo não é atender a demanda de todo o Brasil, muito menos do mundo. O nosso projeto é uma bandeira para ser replicada por outros gaúchos que têm interesse em produzir carne de qualidade e o mercado está aberto para todos. Não é uma exclusividade da Jaguaretê. Estamos inclusive convidando outros empreendedores gaúchos para que sigam o nosso modelo. Assim, transformaremos a pecuária do Rio Grande do Sul”, incentivou Queiroz.
Outra vantagem importante desse trabalho é a redução de emissão de gás metano. “Está provado cientificamente que o bovino bos taurus produz 30% menos de gás metano do que o bos indicus, que são as raças zebuínas”, ressaltou Queiroz. “Os bois do nosso programa têm cerca de 76% de redução de emissão de metano. Vamos certificar esse dado junto à Secretaria da Agricultura.”
 Fonte:Assessoria de Imprensa Jaguaretê: Luciana Brambilla Relações Públicas & Imprensa

Valtra chega à 38ª Expointer com novos tratores de alta potência

A produção brasileira de grãos será recorde mais uma vez, totalizando na safra 2014/2015 aproximadamente 208 milhões de toneladas. Os dados divulgados no último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam um aumento de 7,9%, em relação à temporada passada, o que representa um ganho de 15 milhões de toneladas. As perspectivas são positivas, sobretudo para os agricultores gaúchos, já que produção de soja no Rio Grande do Sul deve registrar um crescimento de 14,9% em relação a 2014, a de milho 8% e a de arroz, 6,3%.
Diante deste cenário, é natural que os empreendedores rurais que visitarem a 38ª Expointer estejam em busca de soluções tecnológicas que propiciem alta produtividade e inovação. Por isso, a Valtra – referência na fabricação de máquinas agrícolas – leva ao evento diversas novidades para facilitar o dia a dia no campo.
“A Expointer é uma excelente oportunidade para que os agricultores rurais da região Sul do Brasil conheçam todo o portfólio da marca Valtra. É a principal vitrine para o Rio Grande do Sul, que é o Estado que mais compra tratores na atualidade. E, com o bom momento dos grãos, em especial, da soja, e também da carne, tem muito produtor estimulado a renovar a frota, ou mesmo, em ampliar o uso da agricultura de precisão. Foi por isso que a Valtra escolheu lançar aqui sua nova família de tratores de alta potência, pois o produtor gaúcho é um dos que mais busca inovações para ajudar a aumentar a rentabilidade da lavoura.”, destaca Luiz Cambuhy, gerente comercial da Valtra.
Os principais lançamentos da marca para a feira deste ano estão concentrados no segmento de tratores de alta potência, que abrangem modelos entre 150 e 215 cvs. As novas versões da família BT ganharam desenho arrojado e moderno, e agora os modelos desta linha têm agora capô com design global, faróis que melhoram a qualidade de iluminação e um novo tipo de escapamento, que minimiza o acúmulo de resíduos.
Disponíveis em quatro versões: BT150 (150cv), BT170 (170cv), BT190 (190cv) e BT210 (215cv), os tratores contam com um novo layout de controle remoto, com quatro válvulas, facilitando assim a regulagem da vazão e da função motor kit do interior da cabine, que permite excelente desempenho em qualquer tipo de operação. Além disso, a válvula de levante lateral facilita a manutenção e evita desmontagens desnecessárias.
Ainda no segmento de tratores, outra grande novidade da Valtra para este ano é a renovação da família de tratores BM. Os modelos dessa linha da Valtra sempre foram reconhecidos como uma das melhores opções do segmento de média potência, pois oferecem alto desempenho e baixo custo operacional em atividades que exigem eficiência e produtividade. Com a reformulação das versões BM110 (116cv) e BM125i (132cv), a linha agora ganha muito mais desempenho e robustez. Como o novo sistema hidráulico, que foi redimensionado para vazão de 57 litros/minuto, o trator teve melhoria de 11% em relação ao anterior.
Em colheitadeiras, a principal atração é a nova classe 6 da Valtra, a BC6800. Com este lançamento, a marca fecha a renovação de suas máquinas axiais e disponibiliza a mais alta tecnologia na nova classe 6. A novidade tem as principais características das “irmãs maiores” (a BC7800 e BC8800), ou seja, foi desenvolvida com conceitos inovadores, para trabalhar como nenhuma outra máquina da categoria, apresentando alto desempenho e economia de combustível. Dentre os principais itens da nova colheitadeira da Valtra estão: o sistema TriZone, que inclui côncavos bi-partidos com suspensão, novo rotor com elementos de trilha em nova distribuição e um novo canal alimentador do rotor, que garantem alta capacidade de processamento. Um sistema de limpeza multiestágios, que elimina tudo o que não for grãos. Além de um tanque de armazenagem de grãos de 10570 litros e descarga de 88 litros por segundo.

Sicredi na Expointer

O Sicredi está colocando à disposição de seus associados R$ 300 milhões em crédito durante a 38ª edição da Expointer – feira internacional que acontece de 29 de agosto a 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Para 2015, diante do cenário econômico atual, há a percepção de poderá haver uma movimentação mais focada no custeio da produção. Entretanto, o Sicredi estará atuando com as principais linhas através do BNDES, como: Pronaf Mais Alimentos, o PSI e o Moderinfra.
Conforme o presidente da Sicredi RS/SC, Orlando Müller, o valor é destinado à aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, sistemas de irrigação, aquisição de animais (matrizes)  e fomento às cadeias produtivas. “Caso haja demanda acima desse valor, estamos preparados para atender as necessidades dos nossos associados”, garante. Segundo o dirigente, o objetivo do Sicredi na Expointer é assessorar o associado para que desenvolva o crescimento de seu negócio de forma sustentável. “O principal ativo do Sicredi é o relacionamento com o associado, com as comunidades e com os setores produtivos, por essa razão eventos como a Expointer – por sua magnitude - nos inspiram a ver oportunidades, mesmo em cenários retraídos como o atual”, ressalta Müller.
 O Sicredi está preparado com uma equipe de mais de 80 profissionais capacitados a dar consultoria especializada aos associados sobre suas demandas, estando fixo nos tradicionais espaços de negociações da feira: no Setor de Máquinas e Implementos Agrícolas; na área da Pecuária (próxima à Praça Central); e no pavilhão da Agroindústria Familiar. Cada um desses espaços conta com caixas eletrônicos credenciados à rede Banco24Horas.
Em 2014 o sistema protocolou mais de 2 mil pedidos de financiamentos que somaram R$ 205,1 milhões, com uma média de R$ 102,3 mil em cada pedido. A linha Pronaf Mais Alimentos, ligada à Agricultura Familiar, foi destaque de solicitações na feira, com mais de 1,3 mil pedidos, totalizando R$ 88,7 milhões.
Fonte: Kátya Desessards/ Assessora de Imprensa Central Sicredi Sul 

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...